ResenhaResumo Malinowsky

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Antropologia

Documento 1

Malinowski descreve o objetivo de sua pesquisa e os métodos utilizados por ele na coleta do material etnográfico, defendendo que os resultados da pesquisa etnográfica devem ser apresentados de maneira esclarecedora, totalmente franca e despidas de nossas pré noções. O autor faz uma crítica ao passado da etnografia, no qual muitos autores não utilizaram uma metodologia confiável, distorceram os fatos e os publicaram em obras que obtiveram um grande número de leitores. Ele aponta a falta de escritos por parte desses autores por não especificarem em quais circunstâncias foram praticadas essas observações e o recolhimento dos dados. Segundo Malinowski [1922], "[. O autor, é, ao mesmo tempo, o seu próprio cronista e historiador; suas fontes de informação são, indubitavelmente, bastante acessíveis, mas também extremamente enganosas e complexas; não estão incorporadas a documentos materiais fixos, mas sim ao comportamento e memória de seres humanos''.

” [1922, p. Ao se estabelecer a pesquisa etnográfica de campo em apenas um ponto específico da cultura nativa, isolando um fenômeno que faz parte de um conjunto de fenômenos (religião, culinária etc), conforme o autor, o etnógrafo cria desta forma um campo artificial, acabando por arruinar a sua pesquisa. Fazendo observações mais detalhadas sobre metodologia, Malinowski começa nos contando, na parte IV da introdução, sobre o dever e a responsabilidade do etnógrafo na pesquisa de campo, o qual constituiria na definição das leis e de tudo o que fundamenta e regulamenta a vida nativa, “tudo o que é permanente e fixo”[p. nos mostrando uma estrutura da cultura e traçando a constituição da sociedade. Todas essas informações e acontecimentos, todo o esqueleto e tradição “ tribal”, só poderiam ser encontradas, segundo nos diz o autor, não em livros ou formuladas num lugar qualquer, mas sim nas próprias pessoas.

E esta é a razão pela qual determinados trabalhos de amadores residentes a longo prazo [. ultrapassam em plasticidade e riqueza vivencial a maior parte dos relatórios puramente científicos. Malinowski, K B, "Argonautas do pacífico ocidental", 1922, p. Por fim, Malinowski passa pelo seu terceiro e último objetivo do trabalho de campo. Além dos imponderáveis da vida real e do comportamento típico, da carne e do sangue, do arcabouço tribal, deve-se fazer um registro do olhar e do espírito nativo; suas percepções, tudo o que fora dito por eles, tudo o que faz parte dos acontecimentos no decorrer dos dias por via do costume e da tradição, buscando compreender de qual maneira se repetem, além de buscar registrar os comentários deles sobre esses acontecimentos, procurar entender tudo o que se encontra na subjetividade dos membros da comunidade.

Cada um desses artigos viajando em seu próprio sentido no circuito fechado, encontra-se no caminho com os artio da classe oposta e é constantemente trocado por eles. Cada movimento dos artigos do Kula, cada detalhe das transações é fixado e regulado por uma série de regras e convenções tradicionais; alguns dos atos do Kula são acompanhados de elaboradas cerimônias públicas e rituais mágicos. ” (MALINOWSKI, 1976 p. Malinowsky fez uma observação às regras gerais do Kula. Os braceletes seguem num sentido, os colares no outro; Os parceiros permanecem atrelados por toda a vida; O Kula trata-se de uma cerimônia pública; O artigo não pode ser negociado ou desdenhado; Em seguida, busca registrar o sistema agindo na prática, pois para toda regra cristalizada há o comportamento desviante, a forma como os nativos lidam com as regras; então descobrimos em sua etnografia que, por mais que os artigos do Kula não possam ser permutados ou solicitados, há a possibilidade de presentear alguém que possua um artigo valioso de forma sugestiva a induzir o recebimento do presente em uma oportunidade futura.

180 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download