DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

O desenvolvimento do trabalho contribui com a junção de pesquisa literária e os dados existentes na organização a pratica auxilia consultores e administradores na avaliação das empresas, permitindo avaliar a prontidão da empresa antes da execução do planejamento estratégico. Palavras-chave: Diagnóstico Empresarial, Planejamento Estratégico, Gestão 1. INTRODUÇÃO A forma principal de competição no mercado, esta mudando. Sendo assim, os gestores tem de desenvolver uma nova maneira de pensar em relação ao mercado, baseando-se em flexibilidade, velocidade e inovação. As condições do ambiente competitivo levam a um mundo de negócios que se torna perigoso, no qual investir é necessário para o ambiente global. Com uma boa gestão, as possibilidades de crescimento da organização tende a aumentar, mantendo em alta a competitividade, custos compatíveis com mercado, a fim de enfrentar concorrência e reinvestir em conquistar novos clientes no mercado globalizado.

O trabalho seguiu a proposta embasada de apresentar o diagnóstico empresarial. Abordando diversas metodologias técnicas que melhor retratem para um bom entendimento do mesmo. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A partir deste, seguiremos com o desenvolvimento de toda a pesquisa, apresentando através de considerações diversas, e vários autores sobre o tema desenvolvido. Segundo Schier (2005, p. Além dos profissionais que compõem a banca, conta com escritórios parceiros em Florianópolis/SC, Brasília/DF, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS. Área de Atuação Médico e Negócios na Saúde/Corporativo/ Público e Probidade Administrativa) Médico e Negócios na Saúde No âmbito do direito do médico e negócios na saúde, somos especializados nos seguintes serviços: • NORMAS, CONTRATOS E REGULAMENTOS • ÉTICA MÉDICA • GESTÃO DE PESSOAL E CONTRATOS • LIDERANÇA E VISÃO INTEGRADA • RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS & CONTRATOS ADMINISTRATIVOS • DEFESAS E CONTROLE DE RISCOS • ANÁLISES DE RISCOS E PLANO DE ATENDIMENTO • TRIBUTO E PLANEJAMENTO FISCAL Corporativo No âmbito do direito corporativo, somos especializados nos seguintes serviços: • ESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA E CONSTITUIÇÃO DE EMPRESA • ENQUADRAMENTO DO MODELO DE NEGÓCIOS AO FORMATO JURÍDICO • DEFESA EM JUÍZO E JURIMETRIA • ELISÃO FISCAL E BLINDAGEM PATRIMONIAL • IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS • ESTRUTURAÇÃO DE E-COMMERCE • APRIMORAMENTO DE CONTRATOS TRABALHISTAS E ESTRUTURA DE PESSOAL • DEPURAÇÃO, PREPARAÇÃO E DIMINUIÇÃO DE PASSIVOS TRABALHISTAS • COMPLIANCE • INTERMEDIAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES • REGULAMENTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO LEGAL DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS • ESTRUTURAÇÃO DE RELAÇÃO COM CLIENTES E CONSUMIDORES Público e Probidade Administrativa No âmbito do direito público e probidade administrativa, somos especializados nos seguintes serviços: • DEFESA E ASSESSORIA EM AÇÕES E INVESTIGAÇÕES DE IMPROBIDADE • ADMINISTRATIVA • AGÊNCIAS REGULADORAS • DEFESA E ASSESSORIA PERANTE TRIBUNAIS DE CONTAS • CONTRATOS ADMINSTRATIVOS • LICITAÇÕES • SERVIDORES PÚBLICOS 2.

Administradores Em uma definição de relação com o conceito de cultura em geral, Dias (2008, p. cita o seguinte: [. os hábitos, costumes, formas de convivências, crenças, pressuposições, entre outros elementos que constituem o que denominamos cultura. Livros Publicados: “Competência Legislativa do Município na Constituição de 1988: autonomia e interesse local” "Judicialização do Direito À Saúde e o Sistema de Saúde Suplementar No Brasil" Currículo Lattes:  http://lattes. cnpq. br/0292811193887601 João Gabriel Kriger, Advogado/ Sócio Gestor- OAB/SC 24848. Graduado em Direito (com habilitação em Direito Empresarial e Ambiental) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Especialista em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC. Evolução da área de gestão de pessoas A empresa não possui um setor especifico de recursos humanos, porém busca pela conceitos de educação, inovação, criatividade, conhecimento e outros aspectos intangíveis.

Pois quando bem trabalhados a organização tende a atingir sucesso, e conseguem atingir uma vantagem competitiva. Procura-se manter sempre em constante desenvolvimento de talentos, pois nesse ramo que a empresa atua, pessoas inteligentes, motivadas, criativas, competentes agregam valores para a empresa, prestando serviços de forma inovadora, e trabalham mais empolgados, levando a todos para um futuro promissor. Amaral menciona (2006, p. a nova política também estimula a aprendizagem e a disseminação do conhecimento, atribui ao conhecimento chave para a inovação e a melhoria da gestão pública, altera a separação entre o decidir e o executar, busca a qualidade de vida no trabalho (saúde física e emocional), valoriza a informação compartilhada, e finalmente cria alto grau de envolvimento de dirigentes e de servidores no ambiente de trabalho.

Plano de Cargos e Salários A empresa possui plano de cargos e salários, pois é através dela que conseguimos sustentar as estruturas dentro da organização, o um equilíbrio interno em meio das atribuições, deveres e responsabilidades de cada um, consequentemente, cada nível salarial. O plano também permite que oferecemos ao colaborador, sendo possível promoções e o tempo de alcança-las. É importante que leve em consideração os valores relativos, o cargo, requisitos, conhecimento, etc. para que se chegue ao melhor planejamento da administração dos cargos e salários. Nascimento (2001, p. Uma preocupação constante deve ser a de fazer com que o novo colaborador tenha uma visão global da empresa e seus negócios. Cultura e Desenvolvimento Organizacional A cultura e o desenvolvimento organizacional, esta relacionada com o compartilhamento, de princípios, valores, crenças e políticas regidas dentro da empresa.

Entra as características que se destacam para que se constate este dentro da organização são: • Inovação e propensão de riscos; • Precisão dos fatos; • Resultados; • Orientação pessoal; • Orientação de equipe; • Agressividade; • Estabilidade. De acordo com Chiavenato (2004, p. A CO ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, de animação, interesse, colaboração etc. Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou barreiras à satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a abaixar-se caracterizando-se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação etc.

Treinamento e Desenvolvimento O treinamento e desenvolvimento na empresa tem um papel importante na qualificação dos funcionários, interferindo diretamente no resultado da empresa. No nosso ramo de trabalho, aliado com constante atualização da equipe, capacita e desenvolve habilidades diversas de colaboradores, trazendo benefícios de curto a longo prazo. Qualificando nosso colaborador, conseguimos ter um profissional mais qualificado e motivado, e isso torna um grande diferencial. Através desta é possível acompanhar o desenvolvimento individual e o próprio andamento do grupo, descobrindo pontos fortes e fracos do colaborador. A avaliação é feita em três etapas: • Observação diária do comportamento do colaborador; • Aplicação de avaliação de desempenho; • Análise da evolução do colaborador. Programas de QVT O escritório acha importante os Programas de Qualidade de Vida, pois através dele é possível conciliar o profissional dos indivíduos e da organização, transformando o ambiente de trabalho em um local melhor para o desenvolvimento do colaborador, buscando um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e melhorando a produtividade da empresa.

Exemplos de programas que praticamos são: • Treinamento e Desenvolvimento; • Avaliação de Desempenho; • Estudo de Cargos e Salários. Para Arellano (2004, p. Ferramentas de Marketing Sobre as ferramentas de marketing, e usada uma base de dados com parceiros, contatos e prospecta do setor na região. Era feito contato via fone e e-mail e viabilizando o contato e informações. Trabalhando com uma consultoria sobre marketing em direito e pesquisas através de livros do assunto. As principais usadas são: - Planilhas - Ferramentas de gestão - Mídias sociais Como hoje a sociedade esta cada vez mais conectada vemos esta como uma grande ferramenta para captar clientes, como diz Chiavenato (2000, p. Quanto mais poderosa a tecnologia de informação, tanto mais informado e poderoso se torna o usuário, seja ele uma pessoa, organização ou um país.

Para Honorato (2004, p. O produto ou os serviços oferecidos precisam atender plenamente aos desejos e às necessidades dos consumidores e estar dispostos no ponto, à disposição destes, por meio de um bem elaborado canal de distribuição. Paralelamente, é necessário o desenvolvimento de estratégias de estímulo ao consumo, o que se dá pela promoção, ou composto promocional, e pelo preço, que nos dias de hoje tem sido, com mais intensidade, uma ferramenta estratégica decisiva na venda. Planejamento Estratégico – Marketing O planejamento estratégico no marketing, nos ajuda a traçar objetivos e alcança-los. Ele é a base de todas as atividades desenvolvidas, além de auxiliar no crescimento da empresa. Pontos Fortes e Pontos Fracos Os principais pontos fortes são a linha gráfica muito bem estruturada, um bom site e uma marca muito bem definida e estruturada, bem como sua visão no mercado, reconhecida como um trabalho de excelência e ética.

Pontos negativos, seria o acompanhamento mais profundo do relacionamento do o cliente, controles e monitoração de prospecte, vendas, resultados e etc. Área Financeira 2. Fluxo de Caixa e Fluxo de Investimento A Empresa trabalha com relatórios mensais de DRE, fluxo de caixa quinzenal e controle de propostas enviadas a clientes, com status de cada uma “em negociação” e “fechadas”. O fluxo de caixa demonstra o dinheiro que sai da empresa, proporcionando uma visão bem ampla ao analista sobre o processo de entrada e saída de dinheiro. As cobranças são feitas em cima de cada contrato fechado com os clientes, sejam estes fixos mensais ou projetos esporádicos, assim que fechados são lançados no sistema gerando as parcelas a serem cobradas. O Índice de inadimplência atual e quase fixo é Zero.

Fornecedores são lançadas manualmente no sistema as contas, os custos fixos são lançados sempre de 12 em 12 meses, já deixando todos projetados no sistema. Gitman (1997, p. menciona: “O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Traçam um plano estratégico para o próximo ano, bem como captação de recursos, investimentos, marketing e etc. Gitman (2004, p. destaca que existem inúmeras medições de rentabilidade, ele acredita que: Como grupo, essas medições permitem ao analista avaliar os lucros da empresa em relação a certo nível de vendas, a certo nível de ativos ou ao volume de capital investido pelos proprietários.

Sem lucros uma empresa não poderia atrair capital externo. Os proprietários, credores e administradores preocupam-se muito com lucro, pois isso é visto como algo muito importante no mercado. Entre as principais analises feitas, ficamos atentos aos seguintes aspectos: • Risco; • Aproximações; • Preço; • Liquidez; • Risco Privado. Segundo Assaf Neto (2002, p. A análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa. Gestão de Liquidez Controle de Contas a Receber é atentado sempre para os seguintes pontos: -         Montante dos valores a receber; -         Contas vencidas e a vencer; -         Clientes que não pagam em dia; -         Como programar as cobranças.

Igual a 1: os direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes. Menor que 1: a empresa não teria capital disponível suficiente para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso. Liquidez Imediata este índice é o mais conservador de todos, pois considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras em seu cálculo. Ou seja, apenas as contas que possuem de liquidez imediata para quitar as obrigações. Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante Como este indicador exclui de seu calculo todos os estoques, as contas e valores a receber, acaba se tornando de grande importância para análise da situação de curtíssimo prazo da empresa. Ao criar-se uma proposta comercial ao cliente, entende-se que seu crédito já foi pré-aprovado pela diretoria.

Segundo Souza e Chaia (2000, p. Em uma política de crédito deve ser explicitado o padrão de concessão. Esse padrão representa os requisitos mínimos a serem atendidos pelos clientes para a venda a prazo. Padrões mais relaxados geram aumento de vendas e devedores duvidosos, padrões mais rígidos reduzem os problemas de cobrança, mas baixam as vendas e, possivelmente, o lucro operacional 2. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para serem implantadas. Numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência. Pontos Fortes e Fracos do Financeiro Não foi verificados pontos fracos, por ser um escritório contábil, e termos um controle diretamente com a direção faz com que ocorra da forma planejada sem grandes problemas.

Assim garantimos a tranquilidade, e uma boa gesta financeira disponibilizando um crescimento que a empresa visualiza. O diagnostico organizacional foi feito com funcionários e sócios da empresa, com diversas questões em relação a Organização, Administração, Recursos Humanos, Finanças, Marketing. Contendo varias informações sobre o assunto, procedeu-se com uma sistematização conceitual, de forma apresentada didaticamente. Assim conseguimos concluir ser imprescindível à formação do Gestor em tal assunto, pois é indispensável para o entendimento da realidade organizacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO A ramo de advocacia tem sofrido um crescimento importante, pois alem de sua atuação também é possível verificar que estão atentos as informações estratégicas e táticas dentro da organização. É importante destacar que todo estudo organizacional, deve ser vista de forma sistêmica, analisando influencias e dependências dos outros sistemas, sua implicação na conjuntura da organização e os reflexos que geraram entre recursos humanos, instalações, e qualquer outra alteração que alterem o modelo da instituição.

Sabemos que toda empresa deve estar em constante mudança no mercado, e foi possível verificar que elas ocorrem, que estudos, pesquisas são feitas para que haja um crescimento e desenvolvimento melhor ao passar dos anos. REFERÊNCIAS AMARAL, H. K. Conexões estratégicas para o aumento da eficácia das ações de capacitação de dirigentes públicos. in: CLAD, Madri, 2006. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: CenaUn, 1998. BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier,2003. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. São Paulo: Atlas, 2008. ETZEL, M. J. WALKER, B. J. São Paulo: Ed.

Harbra, 1997. GITMAN, Lawrence Jeffrey.  Princípios de Administração Financeira.  Pearson Addison Wesley, 10ª edição.  Administração de Marketing: a bíblia do marketing. ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LEMES JUNIOR, A. B. MARION, José Carlos Marion. Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade Empresarial. ed. São Paulo: Atlas, 2007 MOREIRA, Daniel A. Administração de Produção e Operações. Plano de Carreira: Foco no indivíduo. São Paulo: Atlas, 2009. RABAGLIO, Maria Odete. Gestão por competências: ferramentas para atração e captação de talentos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2013. Cultura Organizacional e liderança. São Paulo: Editora Atlas S. A. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa; Gestão de Custos. São Paulo: Ed.

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