BIBLIOTECAS E AÇÃO DE EXTENSÃO PROMOÇÃO DA LITERATURA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Física

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- Esta análise objetivou conhecer as práticas de incentivo à leitura por meio do uso adequado da biblioteca escolar, identificar os usuários da biblioteca bem como entender os motivos que os levam a utilizarem a mesma, e conhecer a satisfação do usuário quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os projetos sociais para disseminação do conhecimento e a função do bibliotecário como agente transformador para sociedade. Tem como objetivo principal falar sobre o estímulo à leitura para minimização das diferenças sociais e garantir o acesso à ensino, usando a literatura como forma importante, contribuindo com programas culturais para as crianças e jovens, estimular o interesse pelo conhecimento. O que se mantém a cada presença na escola é a relação, a dialogia.

A leitura é importante para o exercício da cidadania plena, mas, segundo análise do Instituto Pró-Livro (2010) o brasileiro não gosta de ler, preferindo desenvolver diferentes ações que não apresentem relação com a leitura. O processo cultural está presente nas mais diferentes ações culturais das bibliotecas, transformando-as em verdadeiros Centros de Cultura Levando em consideração o caso de a biblioteca pública ter participação social com a sociedade e especialmente com a comunidade na que está estabelecida, a questão da disseminação da cultura, da proteção, da defesa e exposição da memória local torna-se importantes. O acesso à informação fica difícil em alguns locais sem o apoio da biblioteca, para tanto é importante ter suas atividades planejadas para os utilizadores reais e os potenciais, destacando a participação popular.

conceituando biblioteca Sendo um sistema em permanente mudança, faz-se comum as alterações em termos de conceitos, resultando em condições diferentes, com amplitudes e condições que mantém um mínimo de identidade e constância. De acordo com a Fundação Biblioteca Nacional (2010, p. Biblioteca Pública A Biblioteca Pública de acordo com Almeida Júnior (1997, p. “deve ser o reflexo e causa das transformações da sociedade; deve receber influências, interferir, ser inicio, meio e fim das alterações sociais, numa seqüência interminável”. As bibliotecas públicas se tratam de instituições que podem ser consideradas tanto culturais como sociais. Os recursos que envolvem a recursos cultural de alguma sociedade, utilizando como meio de comunicação de uma geração para a outra, são nelas estabelecidos e preservados (BRETTAS, 2010).

Para realizar com seu objetivo de desenvolver e disseminar a informação, é importante que a biblioteca pública ofereça, avance e disponibilize livros e outros tipos de registros ao público. De acordo com Santos, Santos e Souza (2010, p. a leitura apresenta diferentes fases de desenvolvimento. Primeiro de tudo, é um desenvolvimento perceptivo durante o qual se caracterizam símbolos e em seguida ocorre a mudança para princípios intelectuais. A leitura forma um sistema de formação de sentidos, o que ficará processado, tendo em vista garantir o aprendizado. Representa um trabalho permanente a partir da relação por meio de diversos elementos, tal como o leitor e texto, sendo que dessa relação o leitor utiliza de conhecimento ou recursos específicos, a fim de garantir a construção de diferentes significados, a partir do que está apresentado no texto.

Foi à narrativa que garantiu transmitir de geração para geração o conhecimento, os princípios, a cultura e as histórias reais ou criadas. Raramente, ler é a atividade mais apreciada no tempo livre dos brasileiros. Isso porque a leitura deve ser agradável e não uma obrigação escolar. As causas do baixo índice de leitores existentes vão desde condições culturais e políticos até a ação da escola e das organizações da sociedade. Além disso, há a realidade da baixa qualidade da leitura, que tem poder direto da pequena importância por essa prática no país. Mostrar-se para a sociedade, consiste em princípio importante para os usuários receberem as atividades apresentadas, então, sair do seu espaço físico e deslocar suas atividades preocupando-se com o público excluído tornou-se inquietação permanente das bibliotecas.

O princípio dos serviços de extensão no Brasil ocorreu por meio das universidades. Foi na Universidade Livre de São Paulo, entre os anos de 1911 e 1917, que ocorreram os principais serviços de extensão no Brasil (CARBONARI; PEREIRA, 2007, p. Em 11 de abril de 1931 foi desenvolvido pelo governo o Decreto Federal 19. regulamentando as ações extensionistas das universidades brasileiras (BRASIL, 1931). REFERÊNCIAS ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Sociedade e Biblioteconomia. São Paulo: Polis, 1997. BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Biblioteca Pública: princípios e diretrizes. E. PEREIRA, A. C. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade.  Revista de Educação, Itatiba, 2007. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990. CÔRTE, Adelaide Ramos e. BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca Escolar. org. br/ipl/publier4.

dados/anexos/2834_10. pdf> Disponível em:. Acesso em: 11 de agosto de 2021. ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA). Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Tradução de Walda de Andrade Antunes. Brasília: FEBAB, 1985. PEREIRA, Gleice; SANTA ANNA, Jorge. DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO 5° ANO. Disponível em: http://www. ufpi. br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI. encontro.

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