Estágio Educação Infantil

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5 3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 8 4. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11 5. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 13 6. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15 7. No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar. A necessidade da interdisciplinaridade na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas.

De modo geral, a literatura sobre esse tema mostra que existe pelo menos uma posição consensual quanto ao sentido e à finalidade da interdisciplinaridade: ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Trata-se de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção, difusão e transferência. A interdisciplinar, condição está, a nosso ver, manifestada no compromisso profissional do educador, no envolvimento com os projetos de trabalho, na busca constante de aprofundamento teórico e, sobretudo, na postura ética diante das questões e dos problemas que envolvem o conhecimento. Para Paulo Freire (1987), a interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura.

Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada. De todo modo, o professor precisa tornar-se um profissional com visão integrada da realidade, compreender que um entendimento mais profundo de sua área de formação não é suficiente para dar conta de todo o processo de ensino. Portanto, a interdisciplinaridade é um movimento importante de articulação entre o ensinar e o aprender. Uma escola que tenha como figura central o aluno, onde o professor precisa estar voltado inteiramente para a formação do mesmo, despertando-lhe a autocrítica, cultivando lhe o senso de responsabilidade, o hábito de trabalhar em grupo, o gosto pela pesquisa, assim como o respeito ao próximo, desenvolver técnicas que façam as crianças formularem verdades por si mesmas, para terem a alegria e a emoção da descoberta intelectual, e dele próprio como agente de transformação.

Segundo Brasil (2012) o projeto político-pedagógico é a expressão da cultura da escola com sua (re) criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração. Portanto, a necessidade de construir o Projeto Político Pedagógico como referência e suporte na execução das nestas propostas. Na medida em que as estruturas econômicas, sociais e políticas se modificam, a escola também se modifica construindo uma sintonia com o tempo. Para Vasconcellos (2009) o projeto político pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar e sua importância reside no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola.

De acordo com a Proposta Pedagógica do Colégio, cada criança da Educação Infantil ao 1º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais terá ao final de cada Etapa Letiva uma Ficha de Avaliação e do Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento, na qual contarão Conceitos/Habilidades referentes aos Campos de Experiência e Componentes Curriculares propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 1. Como podemos entender o termo Transversalidade? 2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? 3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? 4. Esses pilares orientam no trabalho interdisciplinar em sala de aula onde o professor utiliza o currículo base de ensino de maneira mais ampla, trazendo temas atuais, possibilitando um aprendizado mais efetivo, significativo para os alunos.

ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC? 2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como exposto nos vídeos é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral.

É importante salientar é a escola é um espaço de trabalho coletivo e que é importante que a equipe administrativa e a equipe pedagógica estejam em sintonia com as mesmos objetivos e propósitos respaldados no PPP para atingir a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Levando em consideração todo contexto exposto na situação problema a escola com poucos recursos financeiros e tecnológicos, pouca atrativa para os alunos. Outro fator do baixo rendimento seria o uso ilimitado dos aparelhos celulares em sala de aula, que acabavam distraindo os alunos ao longo das aulas. Trabalharia a metodologia WebQuest ensino e aprendizagem que utiliza diferentes recursos, além da web, por meio do desenvolvimento de uma tarefa de investigação estruturada. Arrumaria a sala de forma com os alunos sentaria em grupos de 4 e propunha pesquisa em jornais impressos e também on-line onde os alunos utilizaria os próprios celulares para fazer pesquisas de temas atuais do cotidiano deles como cultura, politica, esportes analisaríamos reportagens e faríamos reflexões sobre elas em sala de aula com debates, apresentações musicais (rimas).

São Paulo: FTD, 2000. Plano de Aula II Identificação Disciplina Matemática Série 4º ano Turma Lilás Período Vespertino Conteúdo Números racionais – Metade e inteiro Objetivos Objetivo geral:  Desenvolver habilidade de compreensão dos números inteiros e metade (frações). Objetivos específicos • Problemas envolvendo significados de dobro, metade, triplo e terça parte. • Resolver situações, problema envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. Metodologia Os alunos irão escrever na atividade impressa a quantidade de lápis de cor e palito de picolé recebido em sala carteira e se representa um número inteiro ou número fracionário. É sempre muito bom o docente contar com um apoio de tecnologias inovadoras, e além de tudo desenvolver suas habilidades criativas para inovar suas aulas e trabalhar temas pertinentes e atuais para um aprendizado efetivo e significativo.

Portanto, como futuro docente preciso potencializar minhas ações e assegurar uma aprendizagem de qualidade. Afinal, nosso objetivo como professor é formar uma sociedade com riquezas sociais harmoniosas e produtivas, na qual os agentes transformadores dessa realidade são os nossos alunos. REFERÊNCIAS BRASIL. Guia prático Temas Contemporâneos. mec. gov. br/images/BNCC_publicacao. pdf>. Acesso em: 22 de agosto de 2021. Educ.  [online]. vol. n. Disponível em: http://www.

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