PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO EMPRESA FACE PIZZA CONCORRÊNCIA DE MERCADO

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Química

Documento 1

Além de altos valores, e no início nenhuma concorrência, George mantém sua qualidade do produto, trazendo sua receita original e criando nas diferentes formas de atendimento ao cliente. Apresentando então, que o engajamento em desenvolver suas atividades não influencia a qualidade inicial de seus produtos. Sumário INTRODUÇÃO 5 1. A EMPRESA 6 2. ANÁLISE DO CENÁRIO 1 6 2. O que era fator decisivo na compra? Qualidade? Preço? Rapidez? Variedade? Flexibilidade? Ou serviços diferenciados? 9 5. ANÁLISE DO CENÁRIO 4 10 5. O que a Empresa oferecia como atrativo principal? 10 5. Qual a vantagem competitiva? 10 5. O que era fator decisivo na compra? Qualidade? Preço? Rapidez? Variedade? Flexibilidade? Ou serviços diferenciados? 11 6. Inicialmente, não havia concorrentes na região. A pizzaria mais próxima ficava a cerca de 20 km.

Assim, o Sr. George inaugurou a pizzaria, e sua principal preocupação era oferecer a mesma qualidade da pizza elaborada em casa. Começou oferecendo um cardápio de 10 tipos de pizzas. O preço médio de suas pizzas era R$30. Não tinha preocupação com os custos internos, pois sua margem no negócio era confortável. Com o sucesso, vem a concorrência e duas outras Pizzarias surgem no bairro. A primeira busca no preço o seu diferencial e passa a oferecer pizzas a partir de R$20,00. A segunda oferece um Cardápio mais amplo de pizzas salgadas e doces por um preço médio de R$25. O que era fator decisivo na compra? Qualidade? Preço? Rapidez? Variedade? Flexibilidade? Ou serviços diferenciados? Com a início das duas novas empresas, os consumidores pararam de ir a busca de qualidade e começaram considerar mais o preço e a diversidade de pizzas, deixando a pizzaria do Sr.

George em um declínio abaixo do previsto (sem lucro) , apresentando que a qualidade não tinha mais importância e sim a diversidade e o  preço. ANÁLISE DO CENÁRIO 3 O Sr. George avaliou o próprio negócio e decidiu não abrir mão da qualidade percebida pelo cliente: nada de reduzir azeitonas na pizza ou seu recheio. Decidiu racionalizar seu custo de produção e, ao mesmo tempo, flexibilizar a produção. Com isso, recuperou parte da perda de clientes, mas sua pizza não tinha a qualidade da Face Pizza. A concorrência ficou mais acirrada; outras Pizzarias entraram na disputa de Mercado oferecendo pizzas com preços mais baixos ainda, o que fez com que muitas delas fossem quebrando, com o passar do tempo.

A outra Pizzaria, que tinha um Cardápio variado, buscou imitar a Face Pizza, reduziu custos internos e reformulou o visual da Pizzaria, transformando o local num ponto de encontro agradável, além de regularmente fazer promoções. Os Faces passaram, então, a investir num equipamento que produzia pizzas com espessuras finas e massa crocante. Continuou a diversificar, porém, sempre alternando em torno de um tipo básico. CONCLUSÃO Considerando o desenvolvimento da Face Pizza até o momento, podemos dizer que é uma organização de sucesso. O estudo do espaço competitivo foi importante para que ela conseguisse definir a melhor estratégia para superar os problemas que a concorrência lhe impôs. Neste sentido, foi possível estabelecer que uma organização mesmo tendo alta qualidade em seus produtos, demanda se considerar ao ambiente competitivo, e as mudanças no Microambiente.

Foi feita uma SWOT dizendo as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da Face Pizza. Por meio disso, foi possível ter uma visão ampla e clara do que ocorre no interior e exterior da organização.

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