História da Educação

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Sendo reconhecido nesse âmbito educacional, o valor da personalidade humana de caráter universal. Contudo, o acesso à educação nesse período não era um direito de todos, com isso as meninas recebiam instruções até os sete anos e os meninos até os catorze anos. Porém, esse acesso dependia do poder aquisitivos dos pais e responsáveis, contribuindo de maneira desigual e privilegiada. Com o surgimento do Cristianismo, mudaram-se os rumos e os ideais sobre o processo educacional. Nesse período Jesus foi o primeiro mestre, seguido pelos apóstolos, evangelistas e pelos discípulos. Nessa época ainda surgiu uma geração muito importante de educadores como Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Almeida Junior que liderou o movimento, tentando implantar no Brasil, as ideias da Escola Nova, surgindo nesse período às primeiras Universidades Brasileiras.

Por volta de 1945, muitos dos antigos ideais foram retomados e unificados em um Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), enviado ao Congresso Nacional em 1948 e sendo aprovado em 1961, constituindo assim a Lei nº 4024. Porém, para que atualmente ainda haja uma educação de qualidade e que a história da educação no Brasil possa continuar evoluindo, existe atualmente, a “Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito!” (BNCC, online).

Com isso observamos que a Base vem para nortear a criação dos currículos escolares em todo o Brasil, para que assim não haja uma ausência de indicações básicas sobre o que os estudantes devem aprender, portanto, indicando as competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade e tendo um impacto direto sobre a qualidade da educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2019. Disponível em:<http://basenacionalcomum.

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