Ética na Enfermagem

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

INTRODUÇÃO. DESENVOLVIMENTO. Conselhos de Enfermagem e a regulamentação. Condutas éticas perante ao paciente. CONCLUSÃO. A ética dos profissionais, em diversos espaços de atuação, se modifica à medida que compreendemos nossas práticas e consideramos que o comportamento ético está para além de procedimentos no espaço de trabalho. Temos por exemplo as iatrogenias que são alterações patológicas no paciente, causadas por práticas possivelmente evitáveis e impróprias, realizadas por profissionais de saúde, são práticas não intencionais, geralmente relacionadas ao desconhecimento. Estas são as práticas que mais ferem o código de ética dos profissionais de enfermagem. Ética refere-se a princípios que regem o comportamento de um profissional no seu ambiente de trabalho. Todo profissional deve saber o que é ética profissional e a sua importância para a carreira.

Se até aí o trabalho da enfermagem estava focado nos cuidados fisiológicos, a partir de então o papel da enfermagem passou a ser com o cuidado integral do paciente. Na integração da equipe, são fundamentais a valorização e o respeito entre os profissionais, que trazem um reflexo positivo na relação entre eles. Quando essa integração acontece, o paciente sente-se mais confiante, seguro e mais tranquilo no que se refere a cuidados prestados por toda equipe, o que contribui para a diminuição da ansiedade e proporciona um ambiente mais esperançoso. Para se ter maior segurança sobre o exercício profissional com uma postura ética e humanística, juntamente com a regulamentação das diferentes profissões, foram criados os códigos de ética profissional.

Como os códigos de ética integram a legislação que regulamenta a profissão, os princípios nele expostos têm valor de lei e os infratores podem ser punidos pelos respectivos Conselhos Regionais e Federais. Além disso, pressupõe que esses profissionais prestem uma assistência sem riscos ou danos à população, visando a uma postura ética profissional adequada. Vale ressaltar que o descumprimento das normas impostas pelo Código de Ética dos profissionais de Enfermagem e demais Códigos regionais, resulta em penalidades. O profissional poderá receber as seguintes penalidades: Advertência Verbal, Multa, Censura, Suspensão do Exercício Profissional e Cassação do direito ao Exercício Profissional. Para definir a penalidade a ser 9 aplicada, será considerada a gravidade da infração, os agravantes e atenuantes, os danos e resultados, e os antecedentes do infrator.

Condutas éticas perante ao paciente Não basta apenas buscar constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional, é preciso assumir uma postura ética, pois é através dela que se adquire confiança e respeito de superiores, colegas de trabalho e demais colaboradores. Destarte, ética profissional nos serviços de saúde é essencial, pois garante os direitos que os pacientes possuem, dando mais segurança para os mesmos e também para nortear a atuação dos profissionais que prestam os serviços, deixando as atuações com total clareza. BIBLIOGRAFIA http://www. reme. org. br/artigo/detalhes/561. com. br/etica-enfermagem/. Acesso em 17 de Agosto de 2021. ufrgs. br/bioetica/etica.

95 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download