A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 4 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 4. REFERÊNCIAS 12 1. INTRODUÇÃO As ferramentas digitais no momento atual assumem um papel de grande significância para o contexto educacional, pois é por meio delas que os alunos e professores estão tendo continuidade no processo de ensino e aprendizagem através das aulas remotas. O uso de recursos tecnológicos no contexto educacional representa um grande avanço para a educação, tanto no modo de aprender quanto de ensinar, pois a tecnologia já era algo presente na vida cotidiana de alunos e professores, mas ainda pouco explorada com fins pedagógicos. • Fomentar discussões que promovam e respeitam pontos de vista distintos, bem como permita a inclusão do próximo e de todo o planeta. • Promover autoconhecimento mental e físico, para que haja compreensão quanto aos sentimentos próprios estendendo-se aos alheios.

• Estimular a empatia e valorização do diálogo. • Agir com responsabilidade individualmente e comunitariamente, de modo que decisões éticas e morais sejam ressaltadas. Além destas dez competências, o BNCC abrange também a Lei nº 13. Tendo em vista que o Brasil é uma nação em desenvolvimento, existem ainda desigualdades em larga proporção; a implementação do BNCC deve estar alinhada às práticas pedagógicas das redes de ensino. Diante do exposto, termos como “pedagogia histórico-crítica” foram disseminados referindo-se a perspectivas pedagógicas, que surgiram na busca por saídas teóricas a fim de superar limites de teorias crítico-reprodutivistas, diferenciando a teoria nas concepções que buscam articular orientações em busca da transformação social. Esta teoria compreende também que a escola se determina socialmente, e a sociedade é fundada no modo de produção capitalista, em que há divisão de classes com diferentes interesses.

Logo, a escola tem desafios a enfrentar diante da divisão de classes que existem, devendo buscar a melhor forma de conciliar os interesses, a fim que seja uma ferramenta de enfrentamento à marginalidade, engajando-se a fim de garantir ao proletário ensino de qualidade nas condições disponíveis. Neste cenário, alunos e professores são tidos como agentes sociais em vetores diferentes, em que um é aprendiz e o outro, orientador. Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. n. mar 2021. BRASIL, Ministério da Educação. Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência, v. n.

p. jan.

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