A importância da ludicidade na Educação Infantil

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 4. REFERÊNCIAS 10 1. INTRODUÇÃO Conforme a constituição Federal de 1988 em seu artigo 227 a sociedade, família e Estado são figuras nas quais têm o dever de assegurar a jovens, adolescentes e crianças com prioridade o direito à: alimentação, educação vida, saúde, lazer, cultura, dignidade, profissionalização, respeito, liberdade, e convivência familiar e em comunidade. Conforme estudo de Carmo, Veiga e Cintra (2017), a criança tem necessidade de explorar situações através de jogos, brincadeiras de modo a estimular a imaginação e liberdade. Conforme Brougerè (2010): • Jogo: São práticas como xadrez ou futebol. Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. • Brincadeira: Denota a infância. A ludicidade faz com que a criança tenha interesse em aprender e se desenvolver baseado em uma determinada cultura.

Não podendo ser imposta, caso seja perde a sua principal característica. O processo de aprendizado pode ser individual ou conjunto. No primeiro caso, Vygotski (1984) classifica como desenvolvimento real, em que um indivíduo consegue adquirir habilidade e conhecimentos sozinho sem interferência. No caso das crianças, não haveria interferência dos professores. Por outro lado, quando um indivíduo necessita de ajuda para aprender ou desenvolver determinada habilidade há o desenvolvimento potencial, em que a criança necessitaria do auxílio de um professor ou adulto. Sendo que o que diferencia uma criança que aprende sozinha da criança que precisa de ajuda alheia para ser ajudada é uma área denominado pelo autor de zona de desenvolvimento proximal, que é a definição de funções e competência que estão em processo de amadurecimento ou imaturas.

Além disso, explorar palavras, sons, objetos, cultura, arte, elementos naturais, a fim de desenvolver linguagens diferentes. Bem como, participar ativamente na comunicação e decisão junto a adultos e outras crianças na definição das atividades e, por fim, brincar e conviver. Diante do exposto, é necessário elaborar uma sequência didática voltada à Educação Infantil contemplando a perspectiva lúdica e as vivências que podem ser propostas a partir dos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. O modelo de sequência a ser adotado basear-se-á em Ana Maura Tavares dos. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: desafios e possibilidades no trabalho com sequências didáticas. Revista Educação Pública, v.

no 48, 15 de dezembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica. cecierj. edu. mec. gov. br/abase/#infantil. Acesso em: 21 ago. BRASIL. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download