“DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO CANVAS PARA O CASO DA EMPRESA BISTRO BRASIL”

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Administração

Documento 1

FRANCA, SÃO PAULO ABRIL / 2021 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. DESENVOLVIMENTO 5 2. PASSO 1 5 2. PASSO 2 8 2. Para os RHs, o grande desafio é compreender como esses novos modelos de negócio vão impactar a gestão e o desenvolvimento dos colaboradores.   Mais do que isso: o cenário pós-pandemia reforça a importância de o RH ser o “radar” das habilidades necessárias para a recuperação e adequação das empresas ao novo normal. Neste contexto tem-se o estudo de caso da Empresa “Bistrô Brasil”, que precisa se reinventar neste contexto para manter-se no mercado empreendedor. DESENVOLVIMENTO 2. PASSO 1 O Bistrô Brasil como uma empresa familiar, precisa estar segmentado à tradição da família e sempre estar em constante inovação como por exemplo novos produtos e serviços, para tal, no que diz respeito a inovação, na qual presume uma constante mudança para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Pois já possuem layouts específicos e facilitam a organização de ideias, promoção de brainstormings e maleabilidade de informações. Outra opção seria um quadro com post its e autocolantes, porém não foi a forma pela qual se optou. Propostas de valor O foco nesta seção é gerar valor para os clientes por meio de ofertas interessantes, produtos inovadores, serviços de qualidade, a fim de ser reconhecido de forma positiva sobretudo diante da concorrência. Relacionamento com clientes Neste campo há um tripé relevante a ser considerado: preço, qualidade e relacionamento com o cliente. A fidelização de um cliente permite que a empresa cresça de forma contínua, e é necessário que seja agregada a um preço competitivo e serviços e mercadorias de qualidade.

PASSO 2 Controle de qualidade é o termo designado para o sistema que mede o padrão de qualidade de produtos e serviços de acordo com parâmetros técnicos. Estas medidas são controladas de acordo com a ausência de defeitos no produto. Seguindo esta linha de pensamento, a qualidade deve atender três critérios; são eles escopo, tempo e custos. Para obter bons resultados em um projeto, é preciso estabelecer um padrão de qualidade para entregas, que consiste em um planejamento que use as métricas apropriadas para mensurar desde a organização até a eficiência de cada atividade executada, levando em consideração os critérios de aceitação e os responsáveis por essa demanda. A teoria da tripla restrição em gerenciamento de projetos diz que todo projeto opera dentro dos limites de escopo, tempo e custo.

Incluir sempre que possível, os fornecedores e os clientes nos projetos de melhoria, para permitir um melhor entendimento entre as partes e o estabelecimento de uma relação de negócios positiva. Esse tipo de relação irá propiciar que todos prosperem e que os projetos de melhoria sejam mais efetivos. Figura 1 – Restrições de qualidade no projeto Fonte: Elaborado pelo autor, adaptado de PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (2018). Em momentos como este, a Toyota, montadora japonesa de veículos, desenvolveu a metodologia lean. Ela consiste, basicamente, no processo de enxugar a empresa e eliminar, ao máximo, os desperdícios (PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, 2018). Imagem 2 - Possíveis produtos para delivery: Fonte: Elaborado pelo autor (2021). Sendo um restaurante, o Bistrô Brasil deve focar em um cardápio planejado.

Todavia, mediante à presença da pandemia e o seu impacto nos negócios, faz-se necessário adaptar, de forma provisória, outras oportunidades à empresa. Alguns itens evidenciados na imagem 2, caso bem-sucedidos na pandemia, em seu fim, podem ser uma ramificação do negócio, sendo importante não os relacionar, mas sim separá-los e estruturá-los de forma planejada e organizada. PASSO 3 Uma boa estratégia para o Bistrô Brasil alavancar as suas vendas é através da expansão para a plataforma digital. Um dos pontos levantados seria a intenção de estabelecer novas regras nas relações com seus colaboradores, que correspondesse à realidade atual, mas, em contrapartida, sem violar a legislação trabalhista. O primeiro ponto a ser considerado na SGA, seria a criação de postos de trabalho devidamente formalizados, com cozinheiras e garçons, que pudessem ser convocados de acordo com a demanda.

A prestação de serviços ocorreria mediante subordinação, em que o Bistrô Brasil seria o empregador, porém de forma não contínua, havendo alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade. Outra possibilidade é o contrato de trabalho intermitente, que é uma das inovações trazidas pela reforma trabalhista. Sua regulamentação se dá mediante um modelo de admissão, onde o trabalhador é convocado a prestar serviço de forma não contínua, ou seja, com períodos de inatividade de dias, semanas ou até meses. Este tipo de acordo também está previsto Decreto Lei nº 5. de 01 de maio de 1943 onde prevê no art. A, item IX: “Art. A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: (Incluído pela Lei nº 13.

Para isso, tornou os produtos acessíveis aos clientes através de uma loja virtual. Resultado: consumidores satisfeitos e fluxo de caixa ativo. Caso 2 - Vendas pelas redes sociais e delivery: Uma empresária proprietária de uma loja de aviamentos se reinventou para manter as vendas de seu negócio, com as portas fechadas, investiu nas redes sociais como forma de atrair clientes. Além disso, implementou o serviço de delivery e conseguiu manter o fluxo de vendas. Inovar não é necessariamente implementar uma nova tecnologia, mas criar uma nova maneira de lidar com um problema, oferecendo uma solução rápida e que atenda às necessidades. Por meio da aplicação deste método os processos tornar-se-ão enxutos e, novas possiblidades surgirão, tais como a modelagem de processos, tornando-os mais simples e eficazes.

Além disso, estimular novas ideias fornecidas por colaboradores faz com que os funcionários demonstrem satisfação por serem reconhecidos, e retornarão com produtividade e novas ideias para que o negócio continue progredindo. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conquistar clientes, obter novas parcerias comerciais e expandir a atuação no mercado são alguns dos desafios que empresas com crescimento em mente devem lidar. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que não querem ficar para trás precisam investir na qualidade de seus produtos e serviços, a fim de aumentar a satisfação do cliente e a competitividade. Através do presente trabalho, proposta na qual vimos a importância e a maneira de se cuidar de uma empresa, neste trabalho apresentamos o caso do Bistrô Brasil atuante no ramo de comidas e referência no atendimento, mas devido a pandemia Paula teve que buscar outros meios para pagamento de fornecedor e despesas com salários.

de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Presidência da República, Brasília, DF, 1 de maio de 1943. Disponível em: http://www. planalto. Lisboa: 2016 JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. P. PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. Disponível em: <https://m. sebrae. com. br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/casos-de-sucesso-conheca-historias-que- inspiram,86a0bf6e29502710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 16 fev de 2021.

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