Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
RESUMO
O tema deste trabalho foi a história da matemática. A matemática acompanha o homem desde o início e está presente na maioria das atividades cotidianas. Considerada uma disciplina de difícil compreensão. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e várias publicações sobre a história da matemática foram consultadas. Depois de selecionar o tema, o próximo passo foi pesquisar a literatura sobre a história da matemática em geral. Em seguida, a pesquisa foi direcionada para a busca pela história das nações. Mesmo assim, ele traz um pouco de matemática e significado para ele hoje. Este estudo da história da matemática pode ajudar o professor a desempenhar melhor a sua parte no processo de ensino e aprendizagem e até contribuir para isso. O estudo concluiu que, ao utilizar a História da Ma
Mostrar todostemática como recurso, o professor desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, torna as aulas mais dinâmicas e envolventes à medida que essas descobertas possibilitam um meio Facilitador da vida cotidiana.
Palavras-chave: História da Matemática, Ensino e aprendizagem. Educação.
Este trabalho busca apresentar um resgate histórico da História da Matemática e sua relevância. Cada sujeito tem sua trajetória de vida, e com a Matemática não é diferente. Quando se avalia a história de vida de um indivíduo isso pode auxiliar nas relações, e o mesmo pode advir com a Matemática. A História da Matemática pode auxiliar a dar sentido as aulas, conduzindo o estudante a apreender a fim de tornar a matemática mais prazerosa dando sentido as atividades propostas, não as deixando soltas e desconexas.
A História é o conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução, segundo o lugar, a época, o ponto de vista escolhido. A história da Matemática segue o mesmo caminho, pois com esta, consegue-se descobrir os conhecimentos desc
Mostrar todosobertos no passado, como foi essa descoberta e sua evolução, o lugar, o tipo de povo que estava envolvido.
A matemática teve sua origem fundamentada na precisão de cada povo, e é empregada pelo homem, desde a antiguidade, para ajudar a organizar a sociedade. Ao conhecer a história da matemática pode-se entender como acarretaram as ideias que deram forma à cultura e analisar os aspectos humanos do seu progresso.
O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica junto a literatura existente. É elaborada especialmente de livros, artigos de periódicos e material disponibilizado na Internet. Face ao exposto, este trabalho tem como objetivo fazer um apanhado histórico da História da Matemática e exibir sua importância e relevância, podendo ser empregue por estudantes, docentes e a quem necessitar. Ocultar
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho busca apresentar um resgate histórico da História da Matemática e sua relevância. Cada sujeito tem sua trajetória de vida, e com a Matemática não é diferente. Quando se avalia a história de vida de um indivíduo isso pode auxiliar nas relações, e o mesmo pode advir com a Matemática. A História da Matemática pode auxiliar a dar sentido as aulas, conduzindo o estudante a apreender a fim de tornar a matemática mais prazerosa dando sentido as atividades propostas, não as deixando soltas e desconexas.
A História é o conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução, segundo o lugar, a época, o ponto de vista escolhido. A história da Matemática segue o mesmo caminho, pois com esta, consegue-se descobrir os conhecimentos desc
Mostrar todosobertos no passado, como foi essa descoberta e sua evolução, o lugar, o tipo de povo que estava envolvido.
A matemática teve sua origem fundamentada na precisão de cada povo, e é empregada pelo homem, desde a antiguidade, para ajudar a organizar a sociedade. Ao conhecer a história da matemática pode-se entender como acarretaram as ideias que deram forma à cultura e analisar os aspectos humanos do seu progresso.
O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica junto a literatura existente. É elaborada especialmente de livros, artigos de periódicos e material disponibilizado na Internet. Face ao exposto, este trabalho tem como objetivo fazer um apanhado histórico da História da Matemática e exibir sua importância e relevância, podendo ser empregue por estudantes, docentes e a quem necessitar. Ocultar
REFERÊNCIAS
AFONSO, P. B. Vencendo as armadilhas da educação matemática por meio da abordagem etnomatemática, 2002. Disponível em: Acesso em: 29 março 2021.
BOYER, C.B. História da Matemática. São Paulo: Edgard BencherLtda, 2003.
BOYER, C. B. História da matemática. 3 edições. Editora: Edgard BlucherLtda 2010.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Matemática/Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC - SEF, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUFFE, A. L. P. Compreensão Sociológica de Prática Pedagógica de Matemática: um olhar a partir de Basil
Mostrar todosBernstein. 2005. 197 f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CREPALDI, M. A. S. A História da matemática na apropriação dos conteúdos da 6ª série do ensino fundamental. UNESC, 2005. Disponível em. Acesso em: 29 março 2021.
D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à Ação: Reflexões sobre educação e Matemática. São Paulo, Summus Editorial. 1986.
D`AMBRÓSIO, U. História da Matemática no Brasil uma visão panorâmica até 1950. Saber y Tiempo, vol. 2, n° 8, Julio-Deciembre 1999a; pp. 7-37.
D’AMBRÓSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999b, p. 97-115.
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). Campinas: Papirus, 1996.
D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23 ed. Campinas: Papirus, 2012.
FEITOSA, H. de A. Quanto um deus está além de outro deus? Elementos de matemática na Babilônia. Mimesis, Bauru, v. 21, n. 1, p. 25-38, 2000.
FRANZON, C. R. P. Análise do livro I de Geometria de Descartes: apontando caminhos para o ensino da Geometria Analítica segundo uma abordagem histórica. Dissertaçao, UFRN. Natal, 2004.
GASPERI W. N. H. de; PACHECO, E. R. A história da matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na Educação Básica. PDE: Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social 5. ed. São Paulo:Atlas, 2006.
GRIMBERG G. E. A matemática grega e o ensino atual da matemática. IM-UFRJ: 2004.
GROENWALD, C. L. S. Perspectivas em Educação Matemática. Canoas: Ulbra, 2004.
GUELLI, O. Contando a História da Matemática. Vol.1, 2 e 3. São Paulo: Ática,
1998.
HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 3.0. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2009.
JÚNIOR, T. J. V. O ENSINO DE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Revista FACEVV| Vila Velha| Número, v. 4, p. 113118, 2010.
MILIES, C. P. História da Matemática. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/, 2008. Acesso em: 29 março 2021.
NOBRE, S. Alguns “porquês” na História da Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática. Cadernos Cedes, v. 40, p. 29-35, 1996.
PRADO, E. F. S. Um saber que não sabe. Brasília, 1990. p. 8-44.
ROSA NETO, E. Didática da matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 1998, p. 7-26.
SANTOS, H. S. A importância da utilização da história da matemática na metodologia de ensino: estudo de caso em uma Escola Municipal da Bahia. 2010. 64 f. Monografia apresentada ao Curso de Matemática da Universidade Estadual da Bahia para obtenção do Grau em Licenciatura em Matemática.
SANTOS, T. R. Chicon et al. História da Matemática uma ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem, 2011.
SILVA, C. P.da. Sobre a História da Matemática no Brasil após o período colonial. Revista da SBHC, n. 16, p. 21-40, 1996.
SOUZA, F. De. O papel da História da Matemática no ensino da Matemática: O que pensam os Pesquisadores atuais. 2008. 43 f. Monografia apresentada ao Curso de Matemática da Universidade Federal De Santa Catarina para obtenção do Grau em Licenciatura em Matemática.
STRUIK, D. J. História concisa das matemáticas. Lisboa: Gradiva Publicações 1ª.
TORRES T. I. M; GIRAFFA L. M. M. O Ensino do Cálculo numa perspectiva histórica: Da régua de calcular ao MOODLE. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.18-25, UFSC: 2009. Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!