A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4 3. JUSTIFICATIVA 5 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 5 METODOLOGIA 9 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11 7 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO A medida que as organizações foram crescendo e as tarefas passaram a ser mais complexas exigindo mais esforço e concentração dos colaboradores nos postos de trabalho propiciou o surgimento da fisioterapia do trabalho e também da cinesioterapia1 laboral. Este conjunto de técnicas preventivas aplicadas ao ambiente de trabalho é importante para se evitar que Síndromes Dolorosas e distúrbios osteomioarticulares, por exemplo. Uma vez que toda a pressão e estresse do dia a dia laboral pode manifestar-se fisicamente nos indivíduos, a fisioterapia do trabalho ganha espaço e importância. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O século XVII trouxe a revolução industrial para a humanidade contribuindo para grandiosos avanços tecnológicos que influenciaram diretamente na forma que as empresas e indústrias produziam.

Assim, processos que outrora eram manuais e artesanais passaram a ser automatizados. De modo que, o trabalhador foi substituído por poderosas maquinas que faziam o trabalho melhor e mais rápido. Esse fato fez com que os trabalhadores fossem deslocados do campo para as zonas urbanas em busca de empregos que acabavam exigindo muito mais esforço e tempo de trabalho, o que acarretou no surgimento de várias doenças relacionadas as atividades laborais (NUNES e MEJIA, 2016). A Revolução Industrial desencadeou muitas mudanças na produção, o que fez com que os hábitos dos trabalhadores também mudassem, ocorreram duas situações que colidem no mesmo problema: as doenças provenientes de esforço repetitivo, do tempo em pé, da carga excessiva e de peso e etc.

Portanto, o bem estar do trabalhador e saúde ocupacional são o resultado direto de ações preventivas que visam a melhora da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores dentro e fora do ambiente organizacional. A prevenção é um forma de garantir que o individuo esteja sempre apto para a realização de suas tarefas laborais cotidianas de maneira eficaz (KAIZER et al,. METODOLOGIA Ao considerarmos um conceito mais comum, a metodologia seria o conjunto de estudos e métodos aliado a elaboração e formatação de um trabalho de cunho científico. Ou seja, uma junção de técnicas e procedimentos voltados para o estudo e pesquisa objetivando o desenvolvimento de produções científicas (MONZATO e SANTOS, 2016). Portanto, com base em dados qualitativos obtidos através de uma pesquisa bibliográfica que se valeu de artigos, estudos monográficos, livros próprios e de terceiros, revistas e todo tipo de publicação que apresentasse relação direta ou indireta com o tema aqui proposto.

REFERÊNCIAS ARAÚJO, Lilyan Rodrigues et al. A importância da cinesioterapia laboral no ambiente de trabalho. UNIFAN, 2018. BARROS, Fabio Batalha Monteiro De. Profissão Fisioterapeuta. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. JUNIOR, Jose Ronaldo Veronesi. Fisioterapia do Trabalho. Acesso em: 19 mar. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças relacionadas ao trabalho. Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF. S; RAMOS, F. S; KAIZER, R. T. D; FALBER, J. R , Analise da eficiência da aplicabilidade do tratamento cinético-funcional no processo de reabilitação do trabalhador.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download