PORTFÓLIO Licenciatura 3°/4° A importância da ludicidade na Educação Infantil

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

De forma a obter todas as informações obtidas neste estudo, é possível concluir que é muito importante apontar que os jogos e jogos em sala de aula podem ser considerados como atividades sociais sobrepostas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção. do conhecimento da realidade vivida pelas crianças e da constituição do sujeito-criança como agente da história. Neste estudo vamos falar sobre o caso de uma professora que domina suas aulas com bastante ludicidade e agora irá apresentar em reunião essa forma didática que ela usa para seus colegas de trabalho. DESENVOLVIMENTO A importância da ludicidade na Educação Infantil Embora a educação infantil continue a ser de grande importância para os pais, legisladores e o público, muitos identificam incorretamente esse período crítico como o nascimento até a pré-escola ou o jardim de infância.

Embora o cérebro desenvolva a maioria de seus neurônios entre o nascimento e os 3 anos de idade, a educação infantil é definida como o período do nascimento até os 8 anos de idade, correlacionando-se com o nível da segunda ou terceira série. Eles ajudam e confortam outras crianças; eles ajudam seus pais e professores com a limpeza, cozinha e outras tarefas domésticas. Muito do tempo dos pais e professores de crianças pequenas é dedicado a cuidar delas, com os cuidadores se adaptando ao que a criança é capaz e deseja. Mas a criança se adapta pelo menos na mesma medida ao ambiente em que está crescendo. As crianças querem aprender a cuidar de si mesmas. Querem aprender com os adultos e contribuir para o grupo: querem crescer.

Além disso, uma pedagogia lúdica envolve o conhecimento dos professores de que a ludicidade e a co-construção de significado com bebês e crianças pequenas andam de mãos dadas. A estruturação e o estabelecimento de limites pelo professor e a adaptação das crianças às demandas do professor devem ocorrer em um espírito lúdico. Interações ritualizadas ou padrões de comportamento ajudam a criança a antecipar, tomar a iniciativa e inventar variações; eles apóiam a agência da criança. Acima de tudo, em uma brincadeira os professores de pedagogia estão cientes de que as crianças pequenas vivem em um mundo que pode facilmente dominá-las. Eles têm muito que aprender e precisam se adaptar ao mundo cultural em que nasceram.

Cada grupo de 4 irá criar uma sequência de letras distribuídas pela professora, que ao final serão unidas para formar o alfabeto. Massinha e folha sulfite A avaliação dará desde o início da aula observando a interação da crianças Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, artes, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. Pintura com esponja A professora distribuirá cartolinas e esponjas em formatos variados de animais para a pintura. As esponjas serão mergulhadas nas tintas, e as crianças irão criar cenários de acordo com suas criatividades Esponja, tinta e cartolina A avaliação dará desde o início da aula observando a interação da crianças Estimular a cognição, interação interpessoal, habilidades físicas e motoras.

Trabalhar a musicalidade e rima. Acesso em: 09 jul. CARMO, Carliani Portela da; VEIGA, Elaine Cristina Freitas; CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes; LIMA, Sarah da Silvia Corrêa. A ludicidade na Educação Infantil: Aprendizagem e Desenvolvimento. In XIII Educere - Congresso Nacional de Educação. Curitiba, PR: 2017.

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