Portfólio de Estágio adaptado à pandemia. UNOPAR/ANHANGUERA - PEDAGOGIA - ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Em face dos acontecimentos relacionados ao novo coronavírus em que as aulas presenciais foram suspensas por orientação das autoridades sanitárias públicas; atividades acadêmicas, a exemplo do estágio ficaram com a sua execução no método tradicional comprometida. Entretanto, a atividade proposta pela instituição e aqui apresentada preenche de forma excepcional a lacuna deixada pela impossibilidade da realização do estágio presencial em sala de aula. Para relatar as descobertas vivenciadas através das atividades propostas para o cumprimento da carga horária da disciplina, o presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre as dimensões teóricas e práticas do pedagogo e licenciados na execução do ofício docente. O trabalho foi estruturado de acordo com as orientações do Plano de Trabalho adaptado à Covid-19 e divide-se em: • Relatos de Leituras obrigatórias – no qual é feito um breve resumo de um artigo denominado - A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem de autoria de Juares da Silva Thiesen.

• Análise, conceito e estrutura do PPP de acordo com análise do material de estudo, discorre também sobre atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa. É interessante os acadêmicos (futuros professores), fazerem uma reflexão: Hoje praticamente não existem barreiras entre você e a informação pois a era digital provocou a globalização do conhecimento – o que vem levantando um questionamento pertinente: por que o ensino ainda é tão fragmentado? 2 Projeto Político Pedagógico (PPP) O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? Para conceituar o PPP e relacionar a sua importância para o ambiente escolar é propício citar (VAGULA et al. apud Lourenço e Silva 2015), “é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.

As atividades pedagógicas são desenvolvidas de acordo com as perspectivas previstas no documento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Como podemos entender o termo Transversalidade? Segundo o Guia Prático Temas Contemporâneos a transversalidade é um princípio que desencadeia metodologias modificadoras da prática pedagógica, integrando diversos conhecimentos e ultrapassando uma concepção fragmentada, em direção a uma visão sistêmica. Os TCTs não são de domínio exclusivo de um componente curricular, mas perpassam a todos de forma transversal e integradora. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? Trabalhar os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC permite a contextualização do que é ensinado, ao abordar temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão.

Ao trabalhar o tema Saúde por exemplo, o professor desperta a consciência da importância da saúde, qualidade de vida e bem-estar, ajudando os estudantes a internalizarem hábitos de vida que foquem no desenvolvimento saudável 3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? É notório que os TCTs tornaram-se mais visíveis na Educação Básica a partir da BNCC. • Promoção de um processo educativo e continuado e do conhecimento como uma construção coletiva: :  Essa ideia mostra-se capaz de articular as singularidades, num esforço propiciador da potencialização dos indivíduos. A implementação de tais pilares contribuem no processo de ensino aprendizagem do aluno de forma efetiva oferecendo-lhe uma educação de formação integral.

ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC? A BNCC é um documento complexo que visa promover mais igualdade e equidade nos processos educacionais de escolas brasileiras, entretanto, as alguns desafios são enfrentados para a sua implementação e consolidação. Dentre eles, é possível destacar: • Elaboração de um novo currículo. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS O estudo do material complementar Metodologias Ativas permite ao acadêmico - futuro professor, conhecer novas metodologias possibilitando um melhor desempenho didático no exercício da docência.

Saber ensinar pressupõe muito mais do que possuir uma simples habilidade. Saber ensinar requer preparo, compromisso, envolvimento e responsabilidade. É ter consciência da importância do trabalho docente, é compreender que efetivamente deve-se ajudar o aluno a construir como sujeito social. O uso de metodologias ativas no processo de ensino - aprendizado mostra-se uma alternativa interessante de buscar o interesse e a motivação dos alunos que outrora eram passivos e hoje são protagonistas do seu próprio aprendizado. Inovar é preciso. Despertar o interesse dos alunos pelas aulas deve ser um dos objetivos do professor motivador com comprometido com a aprendizagem do alunado. O uso da tecnologia está prevista na BNCC tendo em vista que a sociedade está imersa no meio digital. Sendo assim, é evidente a importância de se explorar esse recurso em prol da formação do aluno e da sua interação com o mundo.

E quando se trata do uso do celular de forma inadequada, cabe ao docente criar mecanismos que propicie a aprendizagem de modo efetivo, lúdico e prazeroso. º Fazer a apresentação (através de slides) do QUIZIZZ que é um software que permite usar e criar “Quizes” para jogar em sala de aula ou como trabalho de casa. Cada pergunta tem duas ou mais respostas. º Acessar o software, cadastrar-se e conhecer as funcionalidades. º Executar a atividade proposta: Quiz Tabuada. Recursos Data Show, notebook, slides, Manual do Quiz, celular, acesso à internet. º Link de acesso ao material de estudo 4º Orientação e seleção individual de alunos por meio de sorteio para a leitura e gravação da leitura. º Apresentação da proposta da atividade: roda de conversa com análise das leituras gravadas.

Recursos Celulares com acesso à internet. Fones de ouvido Avaliação Atividade – Ler o texto enquanto a professora grava e por último fazer uma auto avaliação da leitura - e Discussão sobre os aspectos do gênero conto, a linguagem escrita, sua função comunicativa e o propósito leitor. Critério - Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções. Através do estágio, o acadêmico vivencia parte da prática profissional. Nesta etapa, nota-se a importância de se formar um profissional qualificado, com domínio de conteúdo e capaz de trabalhar com as diferenças existentes no meio de trabalho e fora dele. Os temas propostos para pesquisas, análises e aqui relatados são relevantes no universo da educação, quando as reflexões contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional, a partir da compreensão das dimensões de aspectos relevantes para bom funcionamento dos sistemas de ensino.

REFERÊNCIAS LOURENÇO, Linesanio de Sousa; SILVA, Deinne Airles da. A Importância do Projeto Político-Pedagógico para a Organização Escolar.

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