Portfólio - Caso da Cervejaria Artesanal Puro Vigor - Unopar e Anhanguera - Administração 2021/2

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Isso tudo é algo complexo para qualquer empresa na qual abrange desde a negociação com o fornecedor até a entrega do produto ao cliente final, e leva em consideração todo o fluxo de materiais e informações inclusos no processo. Inclui também planejamento, execução e controle que garantem a integridade e a entrega do produto ao cliente. Seu objetivo é otimizar ao máximo uma operação cotidiana da empresa, para que ela possa ser realizada da maneira mais rápida possível. Quem trabalha na indústria ou logística tem o desafio diário de procurar soluções para otimização de processos. Avaliar o PCP e analisar como está o modelo de produção é uma estratégia para encontrar oportunidades de melhoria. A produção puxada nasceu com o toyotismo e tem como método o controle das operações fabris sem utilizar um estoque.

Ao contrário da produção empurrada, a demanda gerada pelo cliente é o que vai “gerar” a produção. Ou seja, o foco está no fluxo de materiais e não mais no estoque. Essa ideia é traduzida na metodologia do Just in Time, que fala justamente sobre produzir apenas o necessário. Reduzindo o estoque, também há eliminação de desperdícios e, consequentemente, o gestor ganha uma operação mais eficiente e lean. No setor de marketing, por exemplo, os gestores saberão quanto se deve investir em propaganda para divulgar o lançamento de um produto. Além disso, que medidas tomar depois, como torná-lo mais atrativo ao público, entre outras questões. Outro exemplo é a área de vendas. O time saberá de forma exata os preços que devem ser praticados, quais técnicas são mais eficazes para aumentar as vendas, quais produtos vendem mais em épocas de alta ou baixa do mercado etc.

Quando o ciclo de vida do produto é ignorado, a empresa poderá tomar medidas prejudiciais para o negócio. Os sistemas de produção englobam os processos desde a entrada de matéria prima na indústria até a saída de produtos ou serviços, incluindo o processo de transformação do insumo. Os processos, que têm como resultado um produto, são chamados de processo de conversão. Isso ilustra a ideia de que a matéria prima foi totalmente transformada em um produto diferente. Já os processos, que possuem como resultado final um serviço, são chamados de processos de transferência, dando a ideia de que o know-how e a tecnologia foram "transferidos". Produção contínua: É o tipo de sistema de produção mais comum de ser encontrado em uma indústria.

Esse layout é utilizado quando o produto se locomove pelas linhas de montagem passando da etapa X para a próxima etapa Y. As máquinas e a fabricação das cervejas ficam fixas, sendo que geralmente a movimentação de materiais é realizado por esteiras. O fluxo de materiais e pessoas dentro da fábrica influencia no tempo de produção, levando os projetistas a atentarem para a divisão e disposição dos departamentos dentro da mesma. Por sua vez, os custos de produção estão relacionados ao tempo gasto com movimentações desnecessárias que também se relacionam à agregação de valor ao produto. O fluxo de materiais trata do transporte de insumos e produtos, comprados ou vendidos. A metodologia proposta evidencia que a maioria das funções do WMS tradicionalmente utilizadas para gerenciar a logística direta também pode ser utilizada na logística reversa.

TMS (Transportation Management Systems) consiste numa ferramenta logística de controle do sistema de gerenciamento de transporte. O TMS é uma solução para gestão do processo de transporte que permite ao usuário visualizar e controlar toda a operação e a gestão de transporte de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos independentes e que podem ser adquiridos pelo cliente conforme sua necessidade. O sistema tem como finalidade identificar e controlar os custos inerentes a cada operação, medindo seu desempenho, simulando modelos de fretes, monitorando eventos de carga e descarga de veículos, rastreamento, emissões de conhecimentos e manifesto de carga, cadastros de taxas e tarifas. Envolve a avaliação de fornecedores e interação de serviços de compra, planejamento e previsão de tempo até a chegada do pedido, demanda dos materiais, ou seja, uma análise sistêmica que precede o pedido da matéria-prima.

Algumas empresas utilizam, por exemplo, o conceito just in time (produto certo, na quantidade certa, na hora certa) como estratégia para aquisição de materiais.   Pode-se dizer, que a logística de suprimentos envolve basicamente três etapas, que estão ligadas à produção da maioria dos produtos industrializados. São elas:  Entrada: o suprimento entra na cadeia como matéria-prima, sendo dirigido ao estoque ou almoxarifado.   Produto em Processo: a matéria-prima passa pelo processo de produção e é transformada em produto acabado.   A utilidade da ferramenta é ampla, e te permite apresentar as suas forças e falhas, profissionais também podem se aprimorar conhecendo quais são seus pontos fortes e fracos e, dessa forma, quais serão suas ameaças e oportunidades no futuro. Como já dito antes, o legal de usar esse método, é que você pode adequá-lo à cenários, por exemplo, caso a empresa esteja passando por um momento de crise, o ideal é analisar a situação de forma racional, avaliando o cenário geral e o também o momento no qual ela se encontra.

A análise SWOT poderá te dar uma visão das qualidades da empresa que poderão ajudar a atravessar esse problema. Oportunidades • Expansão • Divulgação • Marketing • Atualização Ameaças • Concorrência • Queda de pedidos • Desconfiança da marca Pontos Fortes • Sabor incomparável • Melhor equipe • Melhores maquinários • Eficiência • Gestão Pontos Fracos • Resistencia a mudanças • Conflitos • Clima organizacional 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS Finalizamos o presente instrumento de trabalho que teve como tema proposto o caso da cervejaria puro saber, mostramos aspectos pertinentes ao assunto em questão onde vimos tópicos como por exemplo analise de swot uma ferramenta muito importante para qualquer empresa analisar as forças e ameaças, vimos também no que diz respeito ao processo logístico da empresa onde como é feito todo o processo e ate a entrega final do produto e isso envolve todo um processo logístico para que a empresa possa se desempenhar cada vez mais e com isso conseguir melhores rendimentos clientes e funcionários motivados.

REFERÊNCIAS CHOPRA, S. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional. Londrina, 2016. MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. F. Logística e transporte de cargas no brasil: produtividade e eficiência no século XXI. São Paulo: Atlas, 2010.

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