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GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Número do pedido
17401
Disciplina
Criado
5 de agosto 2021
Concluído
6 de agosto 2021
Preço
R$ 120,00
Ajude! É preciso fazer até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA».
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isaias2020
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GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

isaias2020
isaias2020
Escritor
Páginas: 16
R$ 120,00
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RESUMO
Esta pesquisa foi realizada junto a sete universidades federais brasileiras com a finalidade de conhecer as ações estratégicas de gestão por elas desenvolvidas para atender aos alunos com deficiência, comparando suas ações internas quanto às políticas de educação inclusiva praticadas no processo de criação e consolidação dos respectivos núcleos de acessibilidade. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando um estudo comparativo dessas instituições federais de ensino superior com a UFMG para verificar as ações efetivadas na gestão das políticas públicas quanto ao apoio didático pedagógico aos discentes e, em especial, aos deficientes visuais. O estudo comprovou que quase todas as instituições pesquisadas estão cum Mostrar todos
INTRODUÇÃO
As instituições de ensino superior no país têm dado atenção à inclusão das pessoas com deficiência, tanto na universidade como na sociedade; tal preocupação, no entanto, é relativamente recente e revela dificuldades de implantação de uma política de inclusão devidas a questões culturais; pois a educação inclusiva faz parte do movimento maior de inclusão social de todas as pessoas com deficiência que, ao logo da história, no panorama internacional e nacional, foram discriminadas e afastadas da convivência social.
Na educação, dentre alguns aspectos vistos como dificultadores de uma política inclusiva, é relevante apontar que a formação inicial dos docentes a temática da inclusão não estava prevista. Face a isso, o Ministério da Educação (MEC), ao impulsionar o desenvolvimento d Mostrar todos
INTRODUÇÃO
As instituições de ensino superior no país têm dado atenção à inclusão das pessoas com deficiência, tanto na universidade como na sociedade; tal preocupação, no entanto, é relativamente recente e revela dificuldades de implantação de uma política de inclusão devidas a questões culturais; pois a educação inclusiva faz parte do movimento maior de inclusão social de todas as pessoas com deficiência que, ao logo da história, no panorama internacional e nacional, foram discriminadas e afastadas da convivência social.
Na educação, dentre alguns aspectos vistos como dificultadores de uma política inclusiva, é relevante apontar que a formação inicial dos docentes a temática da inclusão não estava prevista. Face a isso, o Ministério da Educação (MEC), ao impulsionar o desenvolvimento d Mostrar todos
REFERÊNCIAS
Aranha, M. S. F. (Org.). (2004). Educação inclusiva: a fundamentação filosófica. Brasília: MEC.

Conceitos e características da deficiência visual. (2013, 18 de abril). . Acessado em 03 de agosto de 2021

Declaração de Salamanca. (1994). Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Procedimentos-padrões das nações unidas para a equalização de oportunidades para pessoas portadoras de deficiências, A/RES/48/96, Resolução das Nações Unidas adotada em assembleia geral. [1996?]. Acessado em 03 de agosto de 2021

Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. (1990). UNESCO.

Demo, P. (1993). Participação é conquista: noções de política social participativa. São Paulo: Cortez.

Maia, Mostrar todos
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