HISTÓRIA DA LITURGIA CATÓLICA: DAS ORIGENS À ATUALIDADE

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Teologia

Documento 1

Me. São Paulo 2021 Nome do aluno HISTÓRIA DA LITURGIA CATOLICA: DAS ORÍGENS À ATUALIDADE Relatório final apresentado à (nome da faculdade), como parte das exigências para a obtenção de título de bacharel em Teologia. Local,___de____________de_____ BANCA EXAMINADORA: Prof. nome do orientador) _______________________________________________________________ Prof. nome do orientador) ______________________________________________________________ Prof. Tão numerosos quanto os astros do céu. O Sol era o deus da luz que cria e conserva, era luz da vida, (luz que gera) e a Lua era a deus dos sonos e dos sonhos, deusa que acariciava e induzia os seres criados ao repouso, à recuperação das energias gastas durantes o dia. Enquanto a Natureza repousava, ela se renovava. Entre as tribos humanas primitivas sempre havia um líder que decidia as “normas de conduta” do grupo perante os momentos de ira dos deuses.

O medo desses fenômenos naturais assustadores, fiz com que as tribos procurassem uma forma de acalmar a fúria dos deuses. Percebeu-se que era preciso uma fundamentação mais segura, mais crítica, ou seja, um conhecimento lógico que demonstrasse de maneira argumentativa os princípios daquilo em que acreditavam. Esse conhecimento surgiu a partir de pensadores, que buscando uma explicação que fornecesse o princípio, a base comum de tudo o que existe, partindo de uma afirmação verdadeira (tese) que se pudesse passar para um princípio verdadeiro e daí, explicasse a natureza e as causas reais de tudo o que existe. Esses primeiros pensadores, conhecidos como pré-socráticos, teorizavam conhecimentos que eram frutos da observação, ametódicos pois necessitavam de um passo a passo que conduzisse a uma conclusão final e objetivo.

Simplificando um pouco Cada vez que a pesquisa avançava em busca de um conhecimento científico metódico e objetivo, graças ao método racional cartesiano, o abarcava todas as áreas da Natureza. Todo conhecimento é fruto ou da curiosidade ou do medo, que nos impulsionam à busca de resposta convincente. Temos, por exemplo, o conhecimento mítico, o conhecimento do senso comum, conhecimento científico, o filosófico e o teológico. Estamos estudando a Liturgia, e sabemos que a Liturgia é uma das partes integrantes do conhecimento teológico. Ela passou por muitas fases no decorrer da história, desde suas origem mais primitivas e até mágicas até os dias atuais que é uma forma elaborada de celebrar um ato religioso da Igreja, seja ele simples ou solene. Cristo é o centro da liturgia.

Foi Ele que celebrou uma última ceia com seus discípulos nas vésperas de se entregar como vítima expiatória pelos pecados do mundo. A CHEGADA DE CRISTO DIVIDE A HISTÓRIA Jesus Cristo chegou. Sua chegada marca o fim do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento. Viveu 33 anos entre os homens, tempo suficiente para transmitir sua Doutrina, preparar um grupo de apóstolos, a quem entregou a chefia e a administração de sua Igreja. A Igreja de Cristo é a depositária das maiores verdades de Fé que Cristo revelou ao mundo, dentre elas temos: Deus é “ABBA” que significa carinhosamente “ paizinho”, amoroso, compassivo, humilde e pobre que acolhe a todos os homens sem distinção. Revelou-nos também a natureza trina de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo – um só Deus em três Pessoas.

Foi Ele que celebrou uma última ceia com seus discípulos nas vésperas de se entregar como vítima expiatória pelos pecados do mundo. De origem judia, Jesus vivia o clima da páscoa judaica e essa sua ceia foi celebrada em clima pascal. Ele mesmo disse aos seus comensais que “desejava ardentemente comer aquela pascoa com seus discípulos”- Lucas 22,14-16. No decorrer daquela ceia Jesus realizou uma verdadeira liturgia, pois seguiu-se um ritual que visava firmar com seus discípulos um compromisso, uma aliança, uma perdão dos pecados, uma doutrina de humildade e uma missão. Até a liturgia assumir sua natureza de celebração de comunhão com Deus, como é hoje, ela começou a ser celebrada pelos patriarcas no antigo Testamento, pelo sacrifício de cordeiros e novilhos gordos, pelos Apóstolos e os primeiros padres da Igreja até ser celebrada de uma maneira mais profunda, mais teológica e mais participativa.

Revelou-nos também a natureza trina de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo – um só Deus em três Pessoas. Deu-nos a certeza de que a vida continua após a morte. A terceira Pessoa, o Espirito Santo, é a própria pessoa de Cristo porém habita em plenitude dentro cada cristão batizado. Ele se revelou como Homem e Deus, que sofre na nossa carne, e nessa carne nos mereceu o perdão dos pecados quando morreu na cruz a sua natureza humana; mas enquanto Deus, ressuscitou dos mortos e voltou aos céus e lá nos aguarda. Portanto, quando se fala em liturgia da Igreja Católica, se fala de todo esse contexto em que se deu a História da Igreja e a sua fundação pelo seu fundador, Jesus Cristo, que se fez ele mesmo a Liturgia para viva para dar sentido em cada momento da vida humana.

Ordem, é o nome do sexto Sacramento que se concede aos que querem se tornar sacerdotes ou bispo. O último sacramento é o do matrimônio, ou casamento, quando a Igreja une legal e religiosamente o homem e a mulher numa só carne, dando origem a uma nova família. Tomemos a Eucaristia como um exemplo para esclarecer melhor o que é a Liturgia: A missa ou eucaristia compreende quatro partes: a) Ritos Iniciais, ou Ato Penitencia, o pecador reconhece suas faltas e pede perdão a fim de se purificar dos pecador e sua participação de mais proveitosa. b) Liturgia da Palavra. Nesse momento se lê as Escrituras, geralmente são três textos – um do Antigo Testamento, outro do Novo Testamento e o Evangelho, o que em seguida o celebrante faz uma reflexão sobre as leituras.

Aqui está a Unidade da Liturgia CONCLUSÃO Falar sobre a liturgia cristã católica e querer abarcá-la com a pelo inteligência, seria o mesmo que querer fazer o mesmo que aquele garotinho, citado por Santo Agostinho, que queria colocar o mar dentro de um pequeno buraco que ele abriu nas areias do praia. O assunto é por demais complexo, basta dizer que temos praticamente 2000 anos de cristianismo, e o cristianismo é celebração, é culto, é liturgia. A Liturgia Católica Romana é muito rica em sua estrutura. Todos os elementos que constam do cerimonial, tem sua história e significado. O fundamento da liturgia católica se baseia no mistério da Ressurreição de Cristo, que após o seu aparecimento vivo entre seus discípulos, Ele soprou sobre eles e lhes transmitiu o Espírito Santo, gesto esse que deu ao grupo de amigos, poderes para levarem a Boa Nova (Evangelho) a todas as criaturas, batizando e operando milagres.

A Liturgia insere em seu significado todas as riquezas e nobrezas de uma instituição que nasceu aos pés da Cruz. Ao se reunir com seus discípulos Jesus deixa-lhes um ordem que continuem a missão de evangelizar e de batizar a todos os povos em nome do Pai, do Filho e do Espírito. A fim de unificar e fortificar a unidade da doutrina, foi escrito nessa época, pequeno catecismo chamado Didaqué, onde se ensinava de maneira prática as fórmulas de como aplicar os sacramentos. A Liturgia, enquanto fonte de graça e de perdão, ela recorda a paixão, morte e ressurreição de Jesus, que se entregou para a salvação da humanidade cumprindo integralmente o projeto de Deus Pai a seu respeito.

Jesus é o novo Adão, que oferece a todos os homens, não o fruto da perdição, mas o pão da Vida, fruto da Salvação. Concílio Ecumênico de Trento (1545-1563). Sessão VII Disponível em: http://www. montfort. org. br/bra/documentos/concilios/trento/#sessao7 Acesso em 03 Ago. Concílio Ecumênico de Trento (1545-1563). Sessão XIV Disponível em: http://www. montfort. org. br/bra/documentos/concilios/trento/#sessao24 Acesso em 03 Ago.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download