Importância do plano de marketing para as empresas Administração TCC

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Bruna Vilas Boas Prof(a). Maristela Lamussi Prof(a). Marcia Marcondes São Paulo, 11/05/2021 Dedico aos meus pais, que sempre acreditaram em mim e com muito amor e carinho, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida. Rogério A. D. Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Gestão; Marketing; Rogério A. D. Santos, Strategic planning and marketing: The importance of the marketing plan for companies: 2021. pages. Graduation Course in Business Administration - Faculdade Anhanguera, 2021. Porém, é preciso que ela tenha esses alvos muito bem delineados e avaliados em relação a sua capacidade produtiva, sua estrutura e recursos frente a concorrência, além de muitas informações sobre seu público para assim traçar uma eficaz estratégica de marketing. Só assim poderá dispor de inovação e da criatividade organizacionais como meios para garantir boa parcela do mercado.

O mercado está cada vez mais dinâmico implicando em mudanças internas e externas. As estratégias organizacionais surgem mediante a uma seleção dentre o universo de opções disponíveis, com base nas especificidades e necessidades das empresas, considerando os recursos disponíveis. A partir daí, toma-se as decisões que se configurarem como a mais indicada para atingir os objetivos traçados, tendo o marketing como atratividade de público. que define conceituar como sendo: “um processo, a uma forma ordenada de formular ideias, de documentá-las em torno de um assunto preciso, com vista a chegar a uma concepção clara e organizada do objeto em estudo”. A metodologia bibliográfica deste estudo foi embasada nas técnicas de pesquisa qualitativa, conforme Gil (2008), com base em levantamento de fontes secundárias: livros, artigos, documentos, jornais, institutos e sites oficiais de forma a permitir que se obtenham informações referentes aos principais objetivos e efeitos das ações de comunicação nas redes sociais.

Para uma maior compreensão de estudos nacionais, a base de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) publicados em um período de até 10 anos. Como essa base de pesquisa, foi utilizada as seguintes palavras-chave: “Marketing Estratégico, Planejamento de Marketing, Marketing Empresarial. MARKETING, FUNÇÕES E CARACTERÍSTICAS NO MERCADO O marketing surge no mundo corporativo na década de cinquenta, “Pós-Revolução Industrial”, no momento em que ganha ênfase a competitividade no mercado e foram surgindo novos desafios para as empresas (KITCHEN, 2014). Um elemento-chave nessa abordagem é a necessidade de fluxo de informações do negócio para o tomador de decisão (BRAVO, 2019). A comunicação de marketing integrada, ou em inglês, integrated marketing communications (IMC) é definido como um processo de negócios orientado para o público de gerenciamento estratégico de partes interessadas, conteúdo, canais e resultados de programas de comunicação da marca (Kliatchko2012).

O IMC evoluiu de uma abordagem tática para harmonizar as várias ferramentas, como publicidade, promoção de vendas e relações públicas até sua posição atual como uma ferramenta de gestão estratégica para construir relacionamentos com clientes e gerenciar o brand equity, traduzindo para o português, valor de marca (GUPTA 2017). As atividades de comunicação de marketing variam de conteúdo, assim como a mensagem sobre a marca que se pretende projetar. Diferentes mensagens de marketing devem ser consistentes para fornecer o valor agregado de uma combinação personalizada de opções de comunicação e mantendo a epigrama de "uma voz" (Duncan 2013). Nas últimas décadas, o termo ‘valor da marca’(VM) emergiu como um tópico importante na literatura de marketing e tem apresentado pro eminentemente como um "ativo intangível" e um impulsionador de valor crucial do desempenho da empresa (JEON, 2017).

Conforme Kotler e Keller (2013) desenvolveram a base para a pesquisa, e a definiu como um conjunto de ativos e passivos de marca, vinculados a uma marca, seu nomee símbolos que adicionam ou subtraem do valor fornecido por um produto ou serviço parauma empresa e/ou aos clientes dessa empresa. Da mesma forma, Keller (2013, p. definiu com base no cliente, como "o efeito diferencial que o conhecimento da marca tem sobre o consumidor, resposta ao marketing de uma marca”. Embora fortemente influenciado pelo marketing, as atividades de uma empresa, o valor da marca é, em última análise, o resultado de uma síntese de estímulos de marketing na mente dos clientes, conscientemente ou não. Com o aumento da concorrência no mercado, juntamente com a existência de paridade, as marcas ocupam um lugar único no mercado e são capazes de se conectar com os consumidores de uma forma especial.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Durante as décadas de 1950 e 1960, o crescimento era o fato dominante do ambiente econômico, e os processos de planejamento desenvolvidos durante esse período eram tipicamente voltados para a descoberta e exploração de oportunidades empreendedoras (MOUTINHO, 2012). O processo de Planejamento Estratégico caracteriza-se como a força orientadora por trás das tomadas de decisões, independentemente da abordagem adotada. Perspectivas de planejamento se desenvolvem em resposta a necessidades que surgem internamente ou que afetam a organização de fora (MATOS, 2016). A alta administração concentra-se em revisar as principais propostas de investimento e aprovar os orçamentos operacionais anuais. O plano de marketing é utilizado para segmentar os negócios, identificar o parecer de negócio, antecipar a massa do negócio e idear uma comunicação provável no negócio dentro de cada segmento (SMITH, 2013, p.

Para Piercy (2011), o plano estratégico apontado para o negócio é o processamento gerencial de progresso e preservação de uma conformidade provável entre metas, aptidões e recursos da disposição e suas vagas em um negócio em constante oscilação.   O objetivo do plano estratégico é permitir os serviços e produtos da empresa, de forma que possam fazer lucros e o desenvolvimento desejado (RICHARDSON, 2015). O Planejamento de Marketing estratégico possui o propósito de demonstrar, de forma evidente e cuidadosa, as opções escolhidas pela empresa de modo a certificar-se o seu progresso a média e prolongado tempo. Posteriormente, essas opções deverão ser traduzidas em decisões e em programas de atuação (LAMBIN, 2012). Koontz, (2012) define os objetivos como a forma de tomada de decisão e estabelece os critérios de mensuração dos resultados.

Dessa forma, o mesmo autor descreveos planos como, os objetivos que serão alcançados, que contêm as alocações de recursos e programas ou outras ações (p. Por outro lado, Münch, (2016) indica que a importância do planejamento é porque promove eficiência, otimiza recursos, define os resultados por alcançar, reduzir custos, aumentar a produtividade, restringir ameaças, aproveitar as oportunidades do ambiente, as fraquezas transformam-nas em pontos fortes, estabelece as alternativas para fazer frente às contingências que surjam no futuro, e estabelece a base de controle (pág. Da mesma forma, Robbins & Coulter, (2010) menciona que o planejamento fixo os objetivos ou padrões usados ​​para controlar os planos que foram estabelecidos ou realizadas e se cumprem os objetivos (p. Conforme Turnbull (2014) a importância do planejamento no processo administrativo é que num primeiro momento, visualiza um futuro da empresa que é possível para se tornar realidade.

Para Vancil (2012), uma boa missão institucional deve refletir as expectativas de seus clientes. É o cliente e somente o cliente que decide o que é uma organização. A missão deve ser basicamente ampla, de modo que permita o estudo e a geração de um vasto leque de objetivos e estratégias viáveis, sem frear a criatividade das pessoas. A missão descreve a natureza e o campo ao qual a organização se dedica, ou seja, é a resposta à pergunta: Por que a organização existe? Os principais componentes que devem ser considerados na estruturação da missão são os seguintes, segundo Andion (2012):Clientes - quem são os clientes da instituição? Produtos ou serviços - quais são os produtos ou serviços mais importantes da instituição e de que forma devem ser entregues? Mercados - a instituição compete geograficamente? Preocupação com a sobrevivência e melhoria; Preocupação com a imagem pública - qual é a imagem pública a que aspira a instituição? Visão, segundo Almeida (2011), é a definição da razão de ser da organização, a declaração ampla e suficiente de onde ele quer que sua organização esteja em 3 ou 5 anos.

É um conjunto de ideias gerais que fornecem o quadro de referência para o que uma organização é e deseja ser no futuro. Em primeiro lugar, a terminologia de todo o campo do planejamento é confusa. Aaker (2011), em uma breve perspectiva histórica, identifica várias palavras diferentes que foram usadas para descrever o processo de desenvolvimento e implementação de estratégias; desde o início "orçamento e controle” para a mais recente "gestão estratégica de marketing", com outros termos incluindo "planejamento de longo prazo", "planejamento estratégico" e "gestão estratégica". Cada redação reflete uma evolução no status e nas percepções da estratégia e do planejamento. Na literatura atual, ainda existem pontos de vista bastante diferentes, se não conflitantes, na forma como o planejamento estratégico é abordado.

Na tentativa de esclarecer esta questão, pode ser útil distinguir, dentro de uma abordagem global de planejamento estratégico, três áreas de problemas diferentes (BARBOSA, 2015): - O diagnóstico estratégico ou processo de análise, pelo qual a posição da empresa dentro de seu ambiente relevante é avaliada; - A formulação de escolhas estratégicas, que traduz as ambições da empresa dentro de seu ambiente; - A implementação de escolhas/decisões estratégicas, que desenvolve a escolha estratégica em programas de ação e decisão. Esta abordagem de cima para baixo, em termos conceituais no que diz respeito ao imposto quadro, tem sido um grande problema para a implementação eficaz de estratégias de decisões, embora "cuidadosamente" essas decisões foram determinadas nos níveis superiores.

Inevitavelmente, a "visão de negócios" ou perspectiva em vários níveis de responsabilidade é essencialmente diferente. Esta não é apenas uma questão de estrutura organizacional, mas também devido a diferentes visões sobre "o que é o negócio". O problema então é que se os gerentes em diferentes níveis irão, ou podem reconhecer esta atividade, e o planejamento dos mesmos, dentro do quadro de planejamento estratégico global definido pelos planejadores da corporação. Se não, então não é surpreendente que o processo de planejamento não funcione efetivamente, uma vez que os gerentes locais acham que os planos corporativos não são coerentes nem flexíveis em seu nível de gestão (BARBOSA, 2015). Do ponto de vista do marketing industrial, existe então a necessidade da formulação de um quadro estratégico que integraria os aspectos específicos da indústria com o ambiente de marketing.

Uma abordagem de planejamento estratégico de mercado poderia ser integrada na abordagem de planejamento estratégico de negócios. Ao mesmo tempo, podemos em seguida, assegure a distinção necessária entre as duas perspectivas e a integração de ambos dentro de uma estrutura de planejamento global. Para Dias (2013) isso integra o marketing industrial das tarefas específicas, estabelece uma clara ligação entre a estratégia de negócios e a estratégia de marketing, enfatiza as inter-relações entre a gestão do mercado e a gestão das relações fornecedor-cliente e, por fim, integra formalmente a interface necessária entre as funções de marketing e as outras funções dentro da empresa industrial. CONSIDERAÇOES FINAIS A presente monografia foi baseada extensivamente nas evidências de pesquisa e nas contribuições teóricas a respeito do Planejamento Estratégico, ao qual contribuiu para que todos os objetivos fossem alcançados.

A. Strategic Marketing Management, New York, John Wiley & Sons, 2011, pp. ALMEIDA, M. I. R. Coleção gestão empresarial, 2012. Curitiba, Faculdades Bom Jesus, p. ALLEN, R. El paradigma de Ackoff: una administración sistématica. Distrito Federal: Limusa S. BARBOSA, E. R; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacionaleletrônica de contabilidade, v. I. n. Rio de Janeiro: Campus, 2019. DUNCAN, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. ª ed. Manoele, 2013. HITT, M. A. et al. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2012. de C. V. KITCHEN, P. J. and I. Princípios do Marketing. Tradução de Arlete Simille Marques e Sabrina Cairo. ed. São Paulo. Prentice Hall, 2017 KLIATCHKO, J. Lisboa: Mc-Graw Hill, 2012. MATOS C. A, Henrique Jorge Luiz, Rosa Fernando, Os diferentes papéis da troca de custos no relacionamento satisfação-lealdade,International Journal of Bank Marketing", vol.

Iss: 7, p. MOUTINHO L. org_. enfoq_. proc_. adm_. Munch_redacted. M. Gordon. Measuring Total Manufacturing Performance. Sloan Management Review, Winter 2015. SMITH, BD, A Eficácia da Estratégia de Marketing Fazendo em Mercados Médicos, Cranfield University PhD, 2013. pp. WONG, H. Y. and B. Merrilees.

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