Projeto final de estágio Matemática

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Matemática

Documento 1

A toda minha família, especialmente à minha querida mãe, Felicia Dobkowski Waselkiu, minha incentivadora a estudar, vencer na vida com estudo e dedicação, meu pai Lazario, e meu irmão Joscley, meu colega e companheiro de estudos da mesma licenciatura, que sempre torcem pelo meu sucesso e acreditam em meu potencial. AGRADECIMENTOS Primeiramente quero agradecer a Deusque incomparável e inconfundível, em sua infinita bondade, nos dá forças para enfrentarmos os desafios que nos são impostos. Agradecer ao Colégio Estanislau Wrublewski, e a equipe diretiva em especial ao professor regente da turma, professor Reginaldo Adriano Maciel que me disponibilizou a turma para que eu pudesse realizar minhas observações e regências que foi uma oportunidade única que carregarei para o resto da vida. A minha família por compartilharem comigo as minhas dificuldades e alegrias e também pela compreensão nas minhas ausências.

Mostrando que as dificuldades da vida só nos fazem crescer. apêndiceS 1PLANO DE AULA. ATIVIDADES APLICADAS. INTRODUÇÃO O presente relatório de atividades da disciplina: Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental tem como objetivo relatar sobre a importância da realização das observações e regências para os acadêmicos dos cursos de licenciaturas. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto às instituições públicas e privadas, correlacionando a teoria e a prática, contribuindo para uma análise de pontos fortes e fracos das organizações e propondo melhorias para as instituições. Além disso, o estágio, definido como exercício anterior à profissionalização, objetiva a inserção do estudante no cenário onde se desenvolve a ação. Trabalhando a matemática, estará se trabalhando aquilo que a criança realmente irá usar fora da escola.

Não importa se ela acerta ou erra, o conhecimento é produzido através de construções sucessivas, e quando a criança busca caminhos para encontrar respostas para os problemas, então ocorre o conhecimento (ABREU; CORRÊA, 2011, p. Enfim, para que o aluno seja capaz de resolver situações problema em seu cotidiano, no seu dia-a-dia, na escola, em casa, entre amigos, e para si mesma, ela precisa desenvolver o raciocínio, entre eles o raciocínio matemático. Esse desenvolvimento ocorre por meio da troca de experiências, de observação e interação com o meio, através da manipulação e utilização de objetos (pecinhas, figuras, etc) (ABREU; CORRÊA, 2011). Cabe então ao professor aplicar metodologias intencionais relacionadas ao estudo da matemática. É relevante destacar que no Paraná, no Portal Dia-a-Dia Educação (http://www.

diaadiaeducacao. pr. gov. br), o professor tem disponível um site da disciplina de matemática (http://matematica. OBSERVAÇÃO Quando iniciei as minhas observações o professor regente Reginaldo me apresentou aos alunos, na sequencia deu início a aula e eu minhas observações. O professor regente estava trabalhando produtos notáveis em ambas as turmas, pude presenciar a realização de exercícios e exemplos com os alunos, e nos dois oitavos anos teve alunos críticos que tiravam dúvidas, faziam atividades no caderno e no quadro negro a pedido do professor. A abordagem desses conteúdos por parte do professor era aplicada de forma expositiva, mas também utilizava-se dependendo do conteúdo, discussão e debates e exercícios de fixação, a fim de facilitar a compreensão do mesmo.

Pude observar que a interação entre professor e aluno, assim como, aluno-aluno eram satisfatório, pois o professor conduzia satisfatoriamente como tal, por meio de trabalho em grupo e a aplicação de uma aula participativa. Assim, de um modo geral, as atividades aplicadas surtiram bons resultados, ao passo que os alunos compreendiam a aplicabilidade prática da matemática, muitas vezes vista como somente teórica e complicada. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição. As ações dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo.

Assim, a contribuição do estágio curricular está em perceber que todos os atores que fazem parte da Instituição exercem função extremamente importante para que o Colégio tenha um bom encaminhamento e atinja seu objetivo educacional. Podemos concluir com isto, que o estágio faz com que a gente perceba a realidade e vivência de uma escola, e para quem já é atuante esse momento torna se enriquecedor agregando novos conhecimentos. Visto que esse contato é de fundamental importância para a formação do novo professor que está se formando. pdf http://www. uapi. edu. br/upload/filosofia/documentos/ApostiladeMetodologiada MatematicaNaisis_pdf. pdf http://www. Gestão Escolar. Centro Universitário Leonardo da Vinci. – Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2008. CANDAU, Maria Vera. pr. gov. br/portals/pde/arquivos/1785-8. pdf.

PIAGET, Jean. Para que os alunos sejam capazes de: Reconhecer que os conjuntos numéricos iniciam-se com os naturais, que cada novo conjunto existirá uma nova regra, que deve ser aplicada -Símbolos lógicos -Pertinência -Igualdade e Desigualdade -Inclusão -Reunião e Intersecção - Fazer uma breve introdução da importância dos conjuntos numéricos; - O conteúdo abordado (teoria de conjuntos) foi trabalhado de maneira expositiva, Foi utilizado exercícios de nível médio, fácil e difícil, que despertem a curiosidade dos alunos, e também o uso de jogos didáticos. Quadro; - Atividade impressa; - Material dourado; - Ábaco; - Cartaz; -Jogos. A avaliação será paralela e contínua sendo observados a participação dos alunos e o desenvolvimento das atividades propostas, bem como a comunicação, a integração.

Referências: DANTE, LuizRoberto. Matemática Contexto & aplicações Volume 1. gov. br/fichaTecnicaAula. html?aula=55753. Atividades Aplicada Brincadeira dinâmica chamada “Stop” no qual o aluno irá preencher uma tabela esquematizada a seguir: nome cidade/estado/país objeto Cor fruta Figura 1 – Tabela do jogo Stop. Sendo jogado apenas duas vezes com duas letras distintas devido ao tempo de aula. Sendo demonstrada a notação de conjunto vazio como sendo {} e Ø. Não sendo correto escrever {Ø}, pois nesse caso o vazio é um elemento do conjunto. • Diagrama de Venn-Euler - será mostrado na lousa o seguinte exemplo abaixo: “Bingo dos Conjuntos” Para complementar os conceitos de inclusão dos Conjuntos Numéricos estudados e avaliar a compreensão dos alunos em relação a esse conteúdo foi aplicado a atividade a seguir.

Materiais - Fichas para marcação conforme modelo abaixo (uma para cada aluno); Obs: A posição das bolas a serem preenchidas deverá ser diferente em cada tabela. Fichas para sorteio com números diversos; - Planilhas de Marcação: Desenvolvimento Os alunos confeccionaram cada um a sua própria cartela, eu passei as as instruções a serem seguidas, dentro de um saco continha fichas contendo 40 números (10 para cada parte do diagrama – naturais, negativos, não-inteiros e irracionais), a cada número sorteado os alunos deverão preencher suas cartelas no lugar correspondente, até que um ou mais alunos preencham todas as lacunas, e assim recomece a atividade com os vencedores até sobrar apenas um que será o grande vencedor.

170 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download