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A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, TCC, Filosofia

Id tarefa
1662
Disciplina
Tipo
Criado
23 de abril 2018
Concluído
25 de abril 2018
Preço
R$ 1.201,00
Tenho problema com Filosofia. Encomendo urgente até filosofia. Tem só 2 dias Título do pedido «A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO».
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Escritor
Páginas: 33
R$ 1.201,00
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O presente estudo faz uma pesquisa sobre o processo formativo no ensino médio e sua necessidade de inclusão/manutenção da disciplina de filosofia nos currículos, destacando o papel do aluno e do professor no processo de construção do conhecimento. Percebe-se que a filosofia está diretamente relacionada com a cidadania, no sentido de propiciar reflexão frente à realidade na qual os alunos estão inseridos, gerando tomadas de consciência frente suas atitudes em sociedade. O presente trabalho de conclusão de curso traz no seu bojo a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, tendo suas principais referências em autores como: Marilena Chauí, Michel Tozzi, Jorge Larossa Bondía, além de fazer uso de sites de artigos específicos, periódicos, entre outros.
O presente estudo tem o intuito de aprofundar a relação entre a função social da escola e seu compromisso de formação para a cidadania, neste sentido, questiona a retirada da disciplina de filosofia dos currículos do Ensino Médio, frente a nova reformulação na LDB/96, através de MP (medida provisória) determinada pelo atual governo brasileiro, na presidência de Michel Temer, após assumir o lugar da então presidente eleita pelo povo, senhora Dilma Rousseff.
A questão da reformulação dos currículos passa aparentemente por um jogo de interesses políticos na atual história do Brasil, não se configurando em objetivos de qualidade de ensino-aprendizagem, formação de pessoas, a fim de que possam questionar e refletir a realidade social, mas sim o seu inverso, uma alienação visivelmente imposta pe Mostrar todos
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 6
2 RESGATE HISTÓRICO; FILOSOFIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL 8
3 DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DA FILOSOFIA NOS PCNs: PRÁTICAS NECESSÁRIAS AO ENSINO MÉDIO........................................................................12
3.1 FILOSOFIA E ÉTICA: NECESSIDADE FORMATIVA PARA O MUNDO ATUAL – UMA TAREFA DO ENSINO MÉDIO 16
3.2 O NOVO ENSINO MÉDIO..................................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. In: ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.

ARANHA, M. L. de. História da Educação. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.2015

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96.Brasília: 1996

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Parte I, II, III e IV. Brasília: MEC, 2000.
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998.
BRASIL. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12992-diretrizes-para-a-educacao-basica
Acesso em 26 de Abril de 2017 ás 15: Mostrar todos
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