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O presente estudo faz uma pesquisa sobre o processo formativo no ensino médio e sua necessidade de inclusão/manutenção da disciplina de filosofia nos currículos, destacando o papel do aluno e do professor no processo de construção do conhecimento. Percebe-se que a filosofia está diretamente relacionada com a cidadania, no sentido de propiciar reflexão frente à realidade na qual os alunos estão inseridos, gerando tomadas de consciência frente suas atitudes em sociedade. O presente trabalho de conclusão de curso traz no seu bojo a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, tendo suas principais referências em autores como: Marilena Chauí, Michel Tozzi, Jorge Larossa Bondía, além de fazer uso de sites de artigos específicos, periódicos, entre outros.
O presente estudo tem o intuito de aprofundar a relação entre a função social da escola e seu compromisso de formação para a cidadania, neste sentido, questiona a retirada da disciplina de filosofia dos currículos do Ensino Médio, frente a nova reformulação na LDB/96, através de MP (medida provisória) determinada pelo atual governo brasileiro, na presidência de Michel Temer, após assumir o lugar da então presidente eleita pelo povo, senhora Dilma Rousseff.
A questão da reformulação dos currículos passa aparentemente por um jogo de interesses políticos na atual história do Brasil, não se configurando em objetivos de qualidade de ensino-aprendizagem, formação de pessoas, a fim de que possam questionar e refletir a realidade social, mas sim o seu inverso, uma alienação visivelmente imposta pe
Mostrar todoslo sistema de ensino e suas legislações.
Neste processo, esta pesquisa, ressalta a necessidade de terem-se docentes capacitados para o exercício das práxis pedagógicas na área, haja vista que tais profissionais nem sempre fazem parte da formação específica que a disciplina exige.
Referente a este aspecto, tem-se desde o ano de 1980, quando da obrigatoriedade da disciplina, sem haver, entretanto cursos bacharelados e readequação das licenciaturas em nível superior, tal defasagem gerou neste e em outras áreas, docentes que assumiram disciplinas sem a devida formação específica, contribuindo para um percentual elevando na educação de professores não habilitados.Ocultar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 RESGATE HISTÓRICO; FILOSOFIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL 8
3 DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DA FILOSOFIA NOS PCNs: PRÁTICAS NECESSÁRIAS AO ENSINO MÉDIO........................................................................12
3.1 FILOSOFIA E ÉTICA: NECESSIDADE FORMATIVA PARA O MUNDO ATUAL – UMA TAREFA DO ENSINO MÉDIO 16
3.2 O NOVO ENSINO MÉDIO..................................................................................20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. In: ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
ARANHA, M. L. de. História da Educação. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.2015
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Acesso em 26 de Abril de 2017 ás 15:
Mostrar todos13hrs
BRASIL. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf
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CHAUI, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010.
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