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O presente estudo faz uma pesquisa sobre o processo de inclusão social de crianças autistas, dentro do espectro considerado, no sistema regular de ensino, onde a função social da escola necessita vir à tona, desnudando o cotidiano das escolas. A mesma apresenta e enfrenta, nesse processo, desafios e tensões, encontrados pelos educadores, gestores e familiares, tendo em vista à inserção social e os direitos vinculados a cidadania. Para tanto, abordou-se as dificuldades e facilidades encontradas na aprendizagem destes alunos/sujeitos, com sustentação na teoria histórico cultural, preconizada por Vygotsky, Lúria e Wallon, para ampliar as possibilidades no que se refere ao processo de aprendizagem de alunos autistas, bem como a lei que permite a tais pessoas direitos frente às políticas sociai
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O presente estudo tem o intuito de aprofundar a relação entre a função social da escola e esclarecer o significado de uma concepção de educação inclusiva com crianças autistas, abordando a necessidade de existência de um currículo pedagógico que encontre seu lugar na inclusão social respeitando e aceitando direitos e deveres, a fim de ampliar a reflexão do autismo no contexto das escolas.
Do ponto de vista do objetivo geral, buscou-se ampliar olhares frente à temática e demonstrar a importância da educação inclusiva de alunos com espectro autista, como instrumento de inserção de direitos humanos na sociedade.
Já nos objetivos específicos, determinou-se caracterizar as estereotipias do autismo, relação das leis para a inclusão escolar do aluno autista e a função social da escola, seu papel
Mostrar todos, suas flexibilidades e limites encontrados no percurso que envolve a inserção social, frente à perspectiva de uma abordagem educativa inclusiva.Ocultar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 ESTEREOTIPIAS DO AUTISMO E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO FRENTE A APRENDIZAGEM (ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL) 8
3 LEI TEA, PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITO A UM DIAGNÓSTICO PRECOCE 13
3.1 O DIREITO A UM DIAGNÓSTICO PRECOCE 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INICIAIS
AMA. ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA. Site institucional. Disponível em: http://www.ama.org.br/. Acesso em: 22 de Dez. de 2017.
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Cunha, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Edição 6 . Rio de Janeiro: Wak, 2012.
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DSM-V: Manual Diagnóstico e estatístico de transtorno mental. Trad. Maria Inês Correa Nascimento - e col.; revisão técnica: Aristides; Volpado; Cordioli. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ELLIS, K. Autismo. Ed. Revinter: Rio de Janeiro, 1996.Ocultar
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