CASO DE REESTRUTURAÇÃO DE UM PRODUTO DA SUA REGIÃO - O CASE DE SUCESSO DAS HAVAIANAS

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Administração

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 2. PASSO 1: PRODUTO 5 2. PASSO 2: PREÇO 8 2. PASSO 3: PRAÇA 10 2. PASSO 4: PROMOÇÃO 12 3. PASSO 1: PRODUTO De acordo com Silva (2002), fazer com que um cliente saia de um estabelecimento contente e planeje voltar no futuro comprova que há um marketing eficiente presente. Para tanto, é necessário que haja desenvolvimento de produtos e serviços que agreguem e facilitem a vida dos clientes. Isto pode ocorrer por meio da geração, coleta, análise e otimização de dados (LACOMBE, 2009, p. De forma prática, esta ação pode ocorrer por meio da de uma pesquisa de mercado, em que clientes dão sugestões e feedbacks, bem como há observação na forma com que a concorrência tem operado no mercado. Baseado nos estudos de Kotler e Keller (2006), os fatores macroeconômicos devem ser observados por todos os tipos de negócios, uma vez que afetam diretamente o lucro da companhia, sobretudo no que se refere aos ambientes econômico e sociocultural.

Aplicando a transformação de ideia em conceito de Slack (1996): • Produto 1: Atendimento virtual • Ideia inicial: Possibilitar que os clientes fossem atendidos em horários mais flexíveis, sem demanda de deslocamento físico. • Forma: Atendimento via videoconferência, ou como é chamado no mundo business: call. • Função: O atendimento para clientes sucederá de maneira virtual, de modo que todo os convocados estejam presentes e auxiliem na aplicação da metodologia BSC, bem como realizem os seus reports em uma reunião sobre o que foi feito desde o último encontro e quais são as próximas ações. • Propósito: O produto deve atender a necessidade de acompanhamento em maior frequência em clientes, flexibilizar horários e otimizar o tempo de reuniões, excluindo-se o deslocamento físico. • Benefícios: O cliente terá horário flexíveis para que um consultor responsável por sua empresa o atenda com máxima atenção.

Este tipo de análise é feita no momento do consumo, e o cliente tem mais chance de ser fidelizado quando encontra em um produto com baixo custo, uma qualidade superior à esperada, o que aumenta as chances de um retorno. Com base nos 4 P’s do marketing, é necessário que seja observado também o preço, uma vez que é fundamental para decisão do cliente. No que se refere as produtos criados pela consultoria, é importante ressaltar que a empresa constitui um mix de 3 produtos. Sendo eles: • O atendimento tradicional (aplicado no momento), • Atendimento virtual, e • Plataforma de gestão. Logo, os dois novos produtos precisam ser precificados. PASSO 3: PRAÇA A pesquisa de desenho de produto busca verificar riscos, a fim de fornecer recursos para reduzir estes mesmos riscos através de testes que permeiem clientes do produto que está sendo avaliado.

Este modelo de pesquisa inibe riscos que são parte comum de etapas de lançamento ou reavaliação de um produto. Existem personagens principais para que esta pesquisas ocorra: o novo produto, e os cliente que darão feedback acerca do produto desenvolvido, a fim de permitir o bom desempenho e aumentar a probabilidade de ser um produto bem-sucedido. Esta pesquisa desenvolve 5 (cinco) etapas, das quais 3 (três) são submetidas a testes de validação. São as 3 etapas: • Teste de conceito: Primeira etapa, evita gastos desnecessários com produtos rejeitados por clientes. Alguns exemplos comuns são pautados em redução de preço, entrega de brindes, benefícios extras para aquisição de um serviço. Para Stevens et. al (2004), o público deve ser definido, a forma com que ocorrerá a publicidade, o custo e mídia, uma vez que existem diferentes possibilidades de divulgação, cada qual com suas particularidades.

Exemplo disso são os meios televisivos e outdoors, em que o primeiro é mais moderno. Entretanto, mais moderno que os meios televisivos, são as mídias sociais, que permitem o tráfego de informações e publicidade em redes sociais e de pesquisa a fim de que promoções e divulgações cheguem até o cliente. E. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996. BHALERAO, V. R. termos em inglês e português. São Paulo: Saraiva, 2009. RIZZO, E. Uma análise comparativa entre o Marketing de Massa e o “One to One“ Marketing, no cenário de empresas competitivas. São Paulo, 2005. ubi. pt>. x.

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