A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR ESPORTES NA INFÂNCIA

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

E, como objetivos específicos: apresentar como o esporte se apresenta para as crianças na Educação Infantil; mostrar as modalidades de esporte que podem ser trabalhadas na Educação Infantil. O problema apresentado para esse estudo foi: Qual a importância de praticar esportes na infância desde a Educação Infantil? Conclui-se que, o presente trabalho trouxe reflexões sobre o real valor do brincar enquanto esporte e como ferramenta de aprendizagem na educação infantil, que se torna essencial para a formação da criança crítica, presente, cooperativa, primordial para a iniciativa pessoal e grupal Palavras-chave: Educação Infantil. Esporte. Desenvolvimento Motor. Aprendizagem 1 - INTRODUÇÃO Confere-se o título de esporte às atividades físicas realizadas regularmente e de forma sistemática, como recreação competitiva ou como forma de manter o condicionamento físico, que envolve exercícios de multíplices modalidades, praticados de forma individual ou em coletividade (por equipes), ou seja, atividades físicas essas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições.

O objetivo geral deste trabalho ampliar o conhecimento, por meio da literatura, sobre a importância e necessidade do esporte na Educação Infantil. E, como objetivos específicos: apresentar como o esporte se apresenta para as crianças na Educação Infantil; mostrar as modalidades de esporte que podem ser trabalhadas na Educação Infantil; O problema apresentado para esse estudo foi: Qual a importância de praticar esportes na infância desde a Educação Infantil? Na verdade, o esporte na escola é um dos diversos conteúdos que o docente necessita trabalhar nas aulas de Educação Física, como demonstram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física. Mas, há um debate entre os especialistas dessa área, que alegam que o esporte necessita ser trabalhado de um modo adaptado na escola.

Pensando assim, se pode dizer que os alunos podem também mudar as regras do jogo, quando todos os envolvidos da atividade ficarem de acordo. Também se pode dizer que quando o esporte é oferecido na escola, não necessita ser essencialmente competitivo, porque nas aulas de Educação Física não se fornece medalha para ninguém. Refere-se a tipos específicos de atividades; estão sujeito as condições sob as quais as atividades ocorrem; e, também depende da orientação individual dos indivíduos envolvidos nas atividades. Segundo este autor diversos conceitos de esporte compreendem a noção que ele é uma atividade física. Ou seja, ele abrange a utilização de atividades motoras, façanha física ou esforço físico. Distintas atividades físicas visivelmente variam na sua caracterização de habilidade motora, façanha ou esforço.

Neste contexto é aceitável conceituar esporte da seguinte forma: Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos (BARBANTI, 2013, p. Segundo Betti (2002), observa-se que o esporte tem influenciado a organização social e também é influenciado por ela, exercendo funções sociais e culturais articulados, sendo usado enquanto socializador para o desenvolvimento humano. Segundo Barbieri (2001), no que diz respeito ao esporte escolar vale aqui notar que seus benefícios físicos e intelectuais para as crianças e adolescentes já foram comprovados por médicos, psicólogos e pedagogos, esperando-se sempre que, durante a prática esportiva, permanecem sendo respeitadas as características da fase do desenvolvimento na quais as crianças se encontram.

O esporte escolar colaborou em diversos aspectos do desenvolvimento social, de modo inclusivo com a questão do trabalho coletivo, no momento em que não existe exclusão, podendo ao mesmo tempo trabalhar a cooperação e o coleguismo (PEREIRA, 2004). Além do mais, uma das finalidades da Educação Física Escolar seria contribuir na prática de uma vida intensa além das aulas, fazendo com que o educando siga tal prática no seu cotidiano e, nesse sentido, Tani (2002) descreve os principais atributos do esporte enquanto conteúdo da Educação Física Escolar: • Tem como objetivo central o atingir o rendimento máximo, o que sugere respeito às características físicas, psicológicas, sociais e culturais dos alunos que praticam esportes e as diversidades de cada indivíduo no que se referem às perspectivas, vontades, valores; • Define metas de desempenho voltadas à realidade, de forma a impedir a superestimulação e a subestimulação; • Tem como principal objetivo alcançar a máxima aprendizagem; • Precisa ocupar-se com o grupo de alunos, de modo independente de seu grau de desenvolvimento motor e de suas capacidades corporais; • O esporte escolar necessita ser adaptado ao praticante; • Motiva os indivíduos na prática, considerada como um método de resolução de problemas motores em que, a cada atividade realizada, existe um processo consciente de organização, desempenho, avaliação e mudança de movimentos; De acordo com Barbanti (2013), na opinião de inúmeros sociólogos ligados ao esporte, o mesmo é caracterizado por algum tipo de competição ou jogo que acontece sob condições formais e organizadas.

A PRÁTICA DE ESPORTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil configura a fase mais adequada para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e os professores precisarão empregar os inúmeros recursos didáticos (dança, jogos, brincadeiras, esportes, ginástica e lutas) para trazer uma influência recíproca do aluno com o ambiente, entretanto jamais se esquecendo do lúdico e de sua influência no mundo da criança em particular a criança com problema motor. Colocada tal problemática, averiguaremos que a reflexão a propósito de o trabalho do docente é imprescindível para que certas deficiências no processo de ensino-aprendizagem sejam corrigidas (MORIM, 2001). O educador, nessa expectativa, toma para si um papel fundamental, não exclusivamente na transmissão de conhecimentos, contudo, mormente, na preparação de situações que permitam ao indivíduo buscar em tudo aquilo que atualmente conhece a fim de descobrir tudo o que até o momento não possui qualquer conhecimento ou tem pouca base para aplicá-lo.

Também importante, são as relações geradas dentre alunos e professores. Os docentes que reconhecem suas limitações trabalham voltados ao desenvolvimento coletivo, levam em consideração as diferenças individuais e apreendem com seus erros e incertezas e são, com certeza, capazes de modificar os rumos de nossa educação. Com o objetivo central que a criança consiga aprender a quicar uma bola, não basta somente disponibilizá-la e ensiná-la a jogar no chão e pegar outra vez, entretanto juntamente com isso, posteriormente a uma adaptação ao problema o aprendiz precisará vivenciar a mesma habilidade (quicar) com bolas de dimensões e densidades desiguais estabelecendo um novo parâmetro motor para uma habilidade que ela já conhece (TANI et al. Brincar tem uma relação muito direta com a formação da motricidade da criança, pois o controle consciente dos movimentos no jogo, no esporte, na brincadeira é muito maior do que em outra atividade realizada por instrução (LIMA, 1991).

A Educação Física por meio de realização de jogos e brincadeiras na infância envolve naturalmente o movimento, pois é através dele que a criança se coloca no meio, inteirando-se com objetos e com pessoas, explorando seu próprio corpo e o espaço físico. Modalidades que podem ser trabalhadas Inserir o esporte com brincadeiras é o melhor modo de acordar na criança o gosto pela prática, pelo movimento e pelas regras. Quanto mais o ensino for através de brincadeiras, nessa fase dos 4 e 5 anos, maior é a aprendizagem da criança. Os jogos e brincadeiras recreativas orientadas a elas precisam desenvolver habilidades específicas: coordenação motora; orientação espacial; ritmo, equilíbrio; organização temporal; desenvolver a linguagem como forma de comunicação.

O que colocar o pé no chão é excluído ou paga uma prenda. • Pega-pega: Execução: uma criança inicia sendo o pegador. Os outros têm que sair correndo. No instante que o pegador tocar em alguém este passa a ser o pegador. • Música: Estimula o aluno a aprender a escutar prestar atenção aos sons. ed. Barueri: Manole, 2003. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Disponível em:<http://www. eeferp. J. TORRI, D. VAZ, A. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Movimento, Porto Alegre, v. com. br/2012/04/importancia-do-esporte-para-o. html> Acesso em: 14 abr. BETTI, M. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Acesso 12 jan. COSTA, V. Esportes de aventura e risco na montanha: um mergulho no imaginário.

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