BENEFÍCIO DO MÉTODO PILATES NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Rafaela Magalhães da Silva Barbosa SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP 2021 BENEFÍCIO DO MÉTODO PILATES NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Trabalho de Conclusão de Curso apresentadoao Curso de Bacharel em Educação Física do Centro Universitário do Planalto de Araxá, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Educação Física. Data: _____/ _____ / ______ BANCA EXAMINADORA Prof. a) Orientador Prof. a) Examinador SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP 2021 RESUMO INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um processo dinâmico, progressivo e irreversível e é ligado intimamente com fatores biológicos, psíquicos e sociais, o sistema musculoesquelético e ósseo é crucial no processo do envelhecimento. Os músculos esqueléticos são a maior massa de tecido do corpo humano, com cercade 50% do peso corporal e é de extrema importância para homeostasia bioenergética em repouso ou em exercício, é o principal local de transformação e armazenamento de energia, é o primeiro suporte dos sistemas cardiovascular e pulmonar.

PURPOSE: in the central and objective description, the research will bring in its composition the benefits of the Pilates method in improving the quality of life in aging. METHODS: To achieve the objectives, a bibliographic research was carried out, so that the work presents theoretical consistency, the Bireme Research Platforms, the Latin American and Caribbean Literature Database in Health Sciences (LILACS), PUBMED, CAPES were used. and in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases. ss it will be carried out on literature review research methodology, describes as an objective point to demonstrate all knowledge on the subject, justifying its implementation process and will conclude on the contents shown and researched here. DEVELOPMENT: The benefits that the Pilates method provides for the elderly are countless, such as advances in general autonomy, evolution in functional performance such as dressing, climbing stairs, changing positions, improving the quality of life of these individuals.

Prevenção do declínio músculo-esquelético no envelhecimento 3. Criação do método pilates 3. Pilates no Brasil 3. Benefícios do pilates na reabilitação em idosos 3. Qualidade de vida e seus processos 4. As alterações fisiológicas do envelhecimento podem levar a uma atrofia e fraqueza da musculatura como, por exemplo, a sarcopenia, que é a perda de massa muscular que acontece em indivíduos com mais de setenta anos (VIEIRA; et al. O grau da sarcopenia vai depender das alterações endócrinas, nutricionais,mitocondriais, genéticas e comportamentais, como o sedentarismo (ESQUENAZI; SILVA; GUIMARÃES, 2014). O osso possui um papel fundamental na estrutura corporal, possuindo a função de sustentação corpo é um tecido ativo, com o envelhecimento ficam fragilizados e esses ossos frágeis apoiados à musculatura também fraca levam a quedas que é a consequência mais temida na velhice (ESQUENAZI; SILVA; GUIMARÃES, 2014).

Devido o envelhecimento diversas funções são perdidas, uma forma de minimizar e prevenir deformidades, contribuindo para a melhora da qualidade de vida é o método pilates, que durante a segunda guerra mundial Joseph Pilates desenvolveu, adaptando suas macas, utilizando molas nas cadeiras. O pilates foi criado em 1920, por Joseph Hubertus Pilates, é um método que trás a homeostasia, equilibrando toda a estrutura corporal, o método é dividido em exercícios em solo e em aparelhos que são conhecidos como Cadillac, Reformer, LadderBarrel e StepChair que trazem mais estabilidade para o corpo, Joseph foi um dos primeiros ocidentais a pensar e descrever sobre a conexão entre o corpo e a mente pois a ideia central do Pilates é a fusão entre a mente e o corpo para que com isso o corpo consiga chegar ao equilíbrio, força e saúde ideal (BALDINI, 2019).

“a pesquisa bibliográfica é desenvolvida através de material já elaborado e publicado, possibilitando ao pesquisador o acesso a um grupo de fenômenos, muito que se pesquisasse diretamente”. Assim o processo busca-se desenvolver, esclarecer e conhecer com maior profundidade o assunto. A revisão de literatura é um procedimento de investigação, apreciação e exposição de um corpo de informação que procura responder uma questão específica, ponderando sobre todo o material relevante, incluindo livros, artigos, registros, relatórios, teses, dissertações e obras publicadas. A pesquisa classifica-se como descritiva, por tratar de descrever as características e classificações existentes sobre, buscando demonstrar, os fatos são observados, registrados e interpretados, sem que o pesquisador interfira, no sentido de descrever características de uma determinada população, estabelecendo relações entre variáveis.

Desta forma a pesquisa obteve o levantamento na forma de revisão bibliográfica sobre o tema abordado, que permitiu utilizar se de fontes de dados, podendo assim direcionar conhecimento e informações sobre a temática de forma clara e direta, tendo as condições para o desenvolvimento deste trabalho são favoráveis, a pesquisa é de fonte teórica e de grande acessibilidade. Na sequência do trabalho serão abordados tópicos de relevância e relativos sobre o desenvolvimento do trabalho, listado em tópicos a seguir são descrições do desenvolvimento existente na pesquisa. Assim a fase de pesquisa e subsequente levantamento de conteúdos se fez sobre material bibliográfico que se fizeram como base para o desenvolvimento do trabalho, na coleta de conteúdo se mostrou adequada e eficiente, fatores preponderantes que se façam na forma de coleta de dados e conteúdo sobre a temática ou de outras temáticas existentes.

A descrição da classificação da pesquisa tem como objetivo conferir a veracidade dos fatos, utilizando o método científico, o qual define as diretrizes e orientações no processo de desenvolvimento do trabalho de pesquisa, com o intuito de conferir um grau de confiabilidade aos resultados obtidos. De acordo com Gil (2002, p. “a pesquisa é o procedimento racional e sistemático que visa obter respostas aos problemas que são propostos”. Então nota-se que essas alterações fisiológicas do envelhecimento influenciam diretamente na qualidade de vida dos idosos, afetando as atividades da vida diária e sua independência funcional. O pilates é uma atividade recomendada aos idosos por ter pouco impacto corporal e ser maleável de acordo com o limite de cada pessoa, seu processo é um exercício físico individual e considerado uma forma de terapia, praticado 3 vezes por semana, assim você pode deixar seu corpo descansar e ainda manter o estímulo, assim a atividade física na terceira idade é elemento valioso de melhoria da qualidade de vida e da promoção da independência funcional.

GOMES, 2016, p. No Brasil, quase 40% dos idosos apresentam algum tipo de doença crônica, tendo as capacidades e habilidades na terceira idade estão diretamente associadas ao estilo de vida, assim a prática de atividade física para idoso é associada a benefícios diversos, onde que o envelhecimento a força muscular é comprometida, o que interfere na prevenção às quedas, ocorrendo mais frequentemente torções e luxações por conta da perda da elasticidade (TEIXEIRA; et al, 2019). Prevenção do declínio músculo-esquelético no envelhecimento No processo de desenvolvimento o músculo esquelético é formado por tecido conjuntivo e por fibras musculares que são do tipo I que são lentas, IIa que são intermediárias e IIb que são as fibras e resposta rápidas, elas possuem diferenças na velocidade de contração, oxidação, resistência à fadiga, número e tamanho de mitocôndrias (TEIXEIRA; et al, 2019).

O Brasil vem avançando com o cuidado à saúde da terceira idade, com a promoção da saúde, prevenção das incapacidades funcionais e a integridade da atenção a esses idosos na estratégia de saúde da família (LEITÃO; et al, 2018). Nota-se que até 1999 não existia nenhuma política que fosse específica para essa população, atualmente o direito à saúde no envelhecimento é largamente protegido no Brasil com várias diretrizes, a lei Orgânica da Saúde (n° 8080/90), que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências (ACIOLE; BATISTA, 2013). Criação do método pilates O Pilates foi criado em 1920, por Joseph Hubertus Pilates, durante a primeira guerra mundial, Joseph nasceu em 1883, na Alemanha, desde criança sofria com raquitismo, asma e febre reumática, por isso se dedicou a estudar os exercícios físicos para que tivesse uma melhor qualidade de vida (BALDINI; ARRUDA, 2019).

Na abordagem os 34 exercícios em solo criado por Joseph estão descritos em seu livro “Returnto Life Through Contrology” onde ele explica sobre o controle consciente de todos os movimentos dos músculos do corpo, o espírito e da mente (BALDINI; ARRUDA, 2019). Ele aprofundou seus conhecimentos na fisiologia, biologia, anatomia, física e a medicina tradicional chinesa, yoga e os movimentos dos animais; primeiramente 15 Joseph apresentou um sistema de exercício no qual ele chamava de contrologia e posteriormente chamou de Pilates (MACEDO; HAAS; GOELLNE, 2015). BALDINI; ARRUDA, 2019, p. As adaptações feitas no método visam respeitar a individualidade de cada indivíduo, podendo ser melhorado a qualidade dos exercícios de acordo especificamente com cada paciente (TOZIM; et al, 2014). Novos recursos também foram adicionados ao método com a bola suíça, bosu, rolos, halteres e diversos outros recursos terapêuticos, como por exemplo, os exercícios em meio aquático que acabam por modificar o Pilates clássico.

Nota-se que o Pilates foi criado e ao logo do tempo modificado para melhor atender a individualidade e biomecânica de cada indivíduo. COIMBRA; COIMBRA, 2019). Benefícios do pilates na reabilitação em idosos Os benefícios que o método pilates propicia para a terceira idade são incontáveis, como avanços na autonomia geral, evolução no desempenho funcional como se vestir, subir escadas, mudar de decúbito, melhorando a qualidade de vida desses indivíduos (MELLO; et al, 2018). Um dos benefícios do método é a mudança na composição corporal desses indivíduos, pois o método atua na estabilização e reverte implicações corporais do envelhecimento, sem contar no controle de morbidades relacionadas à obesidade como hipertensão, diabetes (BUENO; NEVES, 2019). Outro benefício é o ganho de força muscular, aumentando consequentemente a estabilização, flexibilidade e melhora do equilíbrio tanto estático como dinâmico, levando a diminuição das quedas em idosos, um benefício importante é a mudança postural com a realização do Pilates, redução da hipercifose (MELLO; et al, 2018).

O pilates é benéfico para controle de variáveis cardíacas e metabólicas, mudanças positivas na funcionalidade, estabilidade, mobilidade também é visto com a prática do Pilates, sem contar na melhora da autoconfiança, autoestima, redução do medo frequente de cair, benéfico também no caso de morbidades relacionadas à obesidade como hipertensão, diabetes (BUENO; NEVES, 2019, p. Através do método Pilates, nota-se uma melhora na cognição, lembrando que deve-se não só utilizar o Pilates, mas outros meios como desafios, manobras cotidianas, aprendizagem, associação e outros, o exercício físico sem dúvidas é uma das estratégias mais promissoras na luta contra demência, pois a melhora da aptidão física traz benefícios para o cognitivo, fazendo com que o idoso se torne mais independente e ativo (MELLO; et al, 2018).

CARMELLO, 2008). Em sua abordagem o pilates é um método centenário, com eficiência cientificamente comprovada, onde os exercícios propostos pelo pilates alongam e fortalecem a musculatura, influenciando a qualidade de vida. Segundo Silva (2009, p. “descreve o envelhecimento sendo um processo que provoca alterações e desgastes em vários sistemas funcionais”, desta forma a pratica do pilates propicia resultados satisfatórios quanto a exercício físico em relação a atenuação das mudanças corporais, tanto físicas como psicológicas, com melhora da capacidade cardiorrespiratória e a consciência corporal. A qualidade de vida permite que as pessoas sorriam mais e até se divirtam com o que está sendo feito, onde o espírito leve pode ser desperto com mais vigor, tornando-os únicos, dispostos a contribuir, tornando melhor às partes interessadas, ajuda a evitar que métodos incorretos de gestão continuem sendo usados como forma de melhorar a satisfação.

O pilates melhora o desempenho motor do envelhecimento, ação importante para proporcionar bem-estar em seu sentido mais amplo, como meio de contribuição para uma melhor qualidade de vida da população idosa. CONCLUSÃO No envelhecimento o indivíduo passa por diversas alterações fisiológicas que são sutis, porém vão gerando incapacidades em todos os sistemas corporais que são fundamentais para a manutenção do equilíbrio corporal. O presente trabalho objetivou e alcançou mostrar a organização em estudo, do funcionamento de todas as operações abrangidas em seus exercícios, assim como todos os desafios que lhe são lançados no seu dia-a-dia e suas ações. Com o passar do tempo acontece a diminuição do comprimento, elasticidade e número de fibras, o indivíduo perde a massa muscular e elasticidade dos tendões e ligamentos, a uma perda também na viscosidade dos fluidos sinoviais.

Assim a observação prévia dos fatos sociais possibilita que, antes da tomada de decisão, meça as consequências de suas ações, sendo que a processo agrega conhecimentos primordiais, devendo ser estudados durante a formação e aplicadas na vida, assim o processo se executa com objetivação de resultados claros e objetivos, pois seu desenvolvimento visa, ajuda, contextualização, desenvolvimento e clareza nos resultados determinados. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. Revista de administração. São Paulo, abr. jun. ALCIONE Giovanni Gurgel; BATISTA Lucia Helena. de março. BALDINI Lara; ARRUDA Mauricio Ferraz. Método Pilates do clássico ao contemporâneo: vantagens do uso. Revista Interciência – IMES Catanduva - V.

Nº2, junho 2019. Qualidade de Vida. Disponível em: Acesso em: 03 jun. COIMBRA Cíntia Maria Silva; COIMBRA Maria das Graças Rocha. O método pilates e a flexibilidade em idosos: revisão de literatura. Braz. Reumatol. vol. no. São Paulo July/Aug. ESQUENAZI Danuza; SILVA Sandra Boiça; GUIMARÃES Marco Antônio. Revista cientifica internacional, 20(1), 106-194. LEITÃO Sarah Musy; OLIVEIRA Samily Cordeiro; ROLIM Luciana Ramalho; CARVALHO Raquel Pessoa; FILHO João Macêdo Coelho; JUNIOR Arnaldo Aires Peixoto. Epidemiologia das quedas entre idosos no Brasil: uma revisão integrativa deliteratura. Geriatr Gerontol Aging, 12(3), 172-9. Disponível em https://cdn. Revista Brasileira de Medicina Psicossomática. Rio de Janeiro, vol. nº 2, 1997. MELLO, CARLOS H. P. vol. no. Rio de Janeiro Sept. Oct. MENDES Márcia Regina Pinez; GOMES Aline Rodrigues Lima; CAMPOS Mariane de Siqueira; MOUSSA Laila.

Acesso 14 de março. PALADINI, E. P. CARVALHO, M. M. Acesso 14 de março. ROCHA, Simone Karla. Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso no setor têxtil. Acesso em: 03 jun. SILVA Anne Caroline Luz Grudtner; MANNRICH Giuliano. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol, 22(3), 110. Acesso 14 de março.

199 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download