Modelo Projeto ARTE - xilogravura introdução

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Fatos como a criminalidade e a subsistência, significa que a arte e cultura possa vir fortalecer a autonomia de vida considerada fator relevantes nesta fase de 15 à 17 anos. As atividades em de xilogravura em ateliê buscam o favorecimento dos grupos para reflexões e trocas de ideias, de posicionamentos sobre as práticas artísticas, de contextualização e da apreciação de produtos artísticos. Dentro deste ambiente de socialização e reflexões é proposta Oficina: xilogravura Introdução _Edmar Almeida_ 1 uma análise crítica e estética do(s) projeto(s) de cada um inserido nesta oficia, dando autonomia e expressão artística. OBJETIVOS - Realizar iniciação artística com 20 jovens entre 15 à 17 anos para a introdução da xilogravura de fio por meio do conhecimento processual e histórico da gravura e seus aspectos gráficos; - Discutir a cada encontro sobre a criação de imagens na linguagem da xilogravura de fio, fundamentando procedimentos práticos e técnicos da xilogravura, com base na teoria e enriquecendo com atividades voltadas à gravação de imagem e a realização de projetos individuais; - Possibilitar aos jovens franco-rochenses as diversas técnicas de gravação e impressão de imagens da xilogravura, estimulando o florescimento de uma poética e possibilitar a manifestação expressiva individual/coletiva dos inscritos, potencializando o desenvolvimento da criatividade, da disciplina, do respeito com as etapas do trabalho, valorização da sua própria história e da cultura popular.

PÚBLICO ALVO Será ofertada 30 (trinta) vagas para jovens de 15 à 17 anos de idade interessados na técnica. ● A Gravura na sala de aula: técnicas alternativas e transposição didática. b) Desenvolvimento de projetos em gravura no campo expandido (introdução). c) Demonstração de suportes: tipos de madeira e sua reação à gravação, tipos de papéis e sua reação à impressão; d) Demonstração de matrizes e trabalhos originais em grande escala para fomentar o que será a oficina; e) Demonstração de tintas e modos de transferência da cor à matriz xilográfica; f) Trabalho de gravação e impressão das matrizes produzidas pelos jovens francorochenses. Todo o processo será acompanhado por cadernos de esboços e anotações, que resumam em si os fundamentos e desenvolvimento do processo e imagem final do trabalho.

Composição de desenhos sobre a madeira, como procedimento técnico de preparação da matriz, inicialmente com propostas de desenhos de observação, investindo-se, em seguida, em criações próprias ou coletivas. Diante da matriz já trabalhada é possível a demonstração de aplicabilidade da tinta gráfica no processo de “entintagem” da matriz: a) Demonstraremos aos jovens que para este processo será necessário o rolo tipográfico (irei disponibilizar os meus), que é um instrumento que espalha a tinta sobre uma superfície plana, frisaremos que geralmente uma placa de vidro onde é aplicada uma fina camada de tinta sobre a matriz. b) Nesta etapa falaremos da importância da manipulação de espátulas, onde a tinta é separada e espalhada sobre uma superfície plana, e como o rolo é aplicado.

A manipulação da tinta exige cuidados para não sair muito do controle por se tratar de uma tinta de base oleosa, removível apenas com solventes como o querosene, para evitarmos sujeiras e desconforto no ateliê/sala. Processo de impressão. Nesta etapa demonstraremos como a matriz é entintada e como é possível fazer-se a impressão das cópias, que se dá por flotação, onde se fricciona o dorso do papel posto sobre a matriz “entintada” exercendo pressão para a transferência da tinta gráfica. a) Nesta etapa falaremos a importância da edição, que são as séries de múltiplos obtidos da matriz e que possuem registros semelhantes, e que passam a ser numeradas, assinadas e intituladas por quem as fez. Nesta etapa os participantes desta oficina vão ter uma panorâmica sobre edição, preservação e manipulação de obra gráfica.

Exposição dos trabalhos. a) Curadoria dos trabalhos em xilogravura; b) Exposição dos trabalhos na amostra anual de Arte. Oficina: xilogravura Introdução _Edmar Almeida_ 5 Cronograma: MÓDULO 1 da Oficina: FEVEREIRO – JUNHO (40 Hrs). Devolutivas: - Avaliação das obras; - Devolutivas e planejamento de pré exposição anual; - Manuseio e acondicionamento de obras das gravuras feitas pelos jovens. Encerramento do primeiro módulo 2 horas 2 horas 2 horas 2 horas 2 horas 2 horas 12 horas 2 horas 8 horas 2 horas Total de horas previstas: 40 horas Oficina: xilogravura Introdução _Edmar Almeida_ 6 Cronograma: MÓDULO 2 da Oficina: AGOSTO – DEZEMBRO (40 Hrs). Aulas Programa Carga Horária 1ª Aula INICIO DO SEGUNDO MÓDULO: 2 horas 2ª à 5 ª aula 6ª aula 7ª aula 8ª aula 9ª aula à 14ª aula 15ª aula à 19ª aula 20ª aula -Introdução ao conceito e história da xilogravura no Brasil e no mundo; - Escala Tonal; - Desenvolvimento de projetos xilográficos.

Desenvolvimento do projeto preparação de matrizes: - Preparação e lixamento de madeiras. Composição dos primeiros esboços gráficos. Casas de materiais de construção. Casas de materiais de construção. Casas de materiais de construção. Supermercado - Supermercado - Supermercados - Supermercados - Casas de materiais construção. Casa do artista - Fruto da Arte de 2. Oficina: xilogravura Introdução _Edmar Almeida_ 9 EDMAR ALMEIDA Artista visual e professor, atua em diversas mídias e linguagens. Transita e diversos planos expressivos, dentro dessas possibilidades acredita tudo aquilo que ele fala em termos contextuais do seu trabalho, traz à tona a força naquilo que ele é e vive. “Tenho a sensação de liberdade, não ficar preso a uma linguagem e técnica. Gosto de pensar com o corpo, com a intuição, isso é ser inefável, a arte está no inefável”.

Edmar Almeida é pós graduado em Artes Visuais pela UniJales SP, em 2017 participou de uma residência artística pela Funarte SP em parceria com o Ministério da Cultura e o Coletivo Amuela. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1984. KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra. Gravura: arte brasileira do século XX. São Paulo: Cosac&Naif, 2000. SUSSEKIND, Felipe; VALE, Márcio; FAJARDO, Elias.

1668 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download