O desafio da Escola Nova

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O grande desafio é colocar em pratica toda esta metodologia nas escolas públicas do nosso país, onde se depara com o contrário, ou “absurdamente” o contrário; ou seja, o que vemos hoje em nossas escolas é uma mistura de Escola Tradicional do século XVI (com suas teorias dogmáticas e autoritárias e disciplina rígida, onde o professor é o detentor do saber) e  a Escola Tecnicista da década de 60  (com seus métodos apostilados, sem nenhum envolvimento afetivo), apesar de haver todo um calendário escolar com planejamentos e reuniões pedagógicas periódicas, onde o desenvolvimento escolar do aluno é colocado em pauta, mas infelizmente, não sai do papel. Paulo Freire (2013), em seu livro Pedagogia da Autonomia, cita que a retidão e a ética devem coincidir com o preparo cientifico do professor, e com certeza é uma falta de ética não colocar em pratica o aprendizado da teoria que visa o desenvolvimento do aluno como um ser em construção.

        Portanto, àqueles que aspiram a docência, aperfeiçoem-se na formação continuada, associando a teoria e a pratica, nunca esquecendo a ética, a  responsabilidade e o amor ao que se faz, e para quem se faz, para que não transfiram aprendizado, mas contribuam para o desenvolvimento do aluno criando as possibilidades para a produção do conhecimento (FREIRE, 2013), e – rumo ao desafio! Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download