Joannes Secundus e a Tradição Clássica

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Física

Documento 1

Sua obra mais conhecida é o Liber Basiorum, o qual tem como tema o beijo, em relação a um amante espanhol. Nasceu e viveu na alta renascença, em que os conceitos clássicos estavam consolidados, e este poeta elevou os conceitos de imitatio (observação e imitação do texto do mesmo gênero, anteriores ao que está sendo construído) , aemulatio (proceder como os autores do mesmo gênero procederam-usando os mesmos cenários e mecanismos específicos do gênero) e o de tradição (conceito que está calcado na permanência e verossimilhança com o que foi escrito do gênero)e elevando a importância da cultura clássica. A elegia consiste em macrogênero, oriundo do proto-gênero do canto fúnebre),que tem como temáticas: a desilusão , separação/ruptura e a ideia de falta e a forma rígida do dístico elegíaco.

A partir deste apontamentos, irá observar os pontos de conexão entre as duas elegias apresentadas, oriundas do Liber Elegiarum ou Amores de Joannes, com o fazer poético romano. A primeira é proveniente do terceiro livro e a segunda do segundo livro. Tu quoque, qui cernis, cave ne laedaris ab illa, Spirat adhuc flammas, et sua tela gerit. Tradução AOS LIVRINHOS DE CATULO, TIBULO E PROPÉRCIO Vês os monumentos da língua latina, prazeres da senhora e elegância da toga. Sem dúvida eis aqui tudo que as colinas de Quirino ouviram docemente ou a melodia que elas outrora possuíram. Aqui tu passeias, à noite, pelas sombras de Pompeu diante de teus olhos aparece uma grande quantidade de mulheres: com os cabelos soltos, com os cabelos amarrados, com os cabelos repartidos, cultas, com os olhos negros, com uma bela cabeleira negra.

Entre elas, Lésbia é a primeira a aparecer no cortejo. A menção dos cabelos no poema, também é algo que nos remete aos poetas augustanos. Em Joannes, este usa três sinonimos para designar cabelo: koma, crinis e capillum. Contudo, seu cunho semântico é mais amoroso/sexual. Em Propércio, uma das leituras para cabelos é política. Na elegia 2. Contudo, não somente as musas inspiram os poetas, mas também os deuses. Em Secundus, o deus Amor é o responsável pela poesia amorosa "Pectora dum vatum parvus aduret Amor". enquanto o pequenino Amor incendeia o coração dos poetas), assim como em Ovídio. Neste poema, o poeta citadino usa estas duas características do gênero elegia, o qual a indicação de deuses que são equiparados a nós e das musas que inspiram os vates.

Assim, pode-se atestar que este poema de Secundus, presta-se a uma leitura metapoética, que exalta o modo clássico de fazer poesia ( no nosso caso elegia) e dos grandes nomes que são modelo do fazer poético. Por que demoras, formosa? É deste modo que brincas com o teu amante? Acaso, por um curto espaço de tempo, me atormentas mais para que me recompenses a demora com um obséquio melhor do que a lascívia e para que o amor confessado seja bebido por uma mente ávida? Ah! Já é bem tarde e mais tarde ficará; tu calculas mal o tempo que eu conto! Mas por que calcularias, já que preferes enganar o amante? Talvez esta hora tivesse sido preparada para outras pessoas. E enquanto eu, no meu pensamento, tomo as tuas carícias e os teus doces beijos e as tuas múltiplas mudanças, enquanto eu, com falsos abraços, seguro o vazio ar, enquanto eu estendia a minha mão ao pescoço ausente, e uma breve brisa que cria qualquer ruído em casa, eu suspeito que seja os queridos pés da minha dona; tu, porém, pérfida, afagas, em teu tépido leito, outro, quando, em razão disso, destróis alegres pactos.

Talvez uma história sobre mim, que produzirá alegres gargalhadas, seja misturada à vossa devassidão. Ai! Por que atribuo tantos crimes torpes a quem não é merecedora? Creio, com certeza, que ela, neste momento, sobe os degraus facilmente e põe os elegantes pés em nossa alcova. Estou me enganando ou em nossa porta ladra Hilactor? ( Tradução de Prof. No poema supracitado, o efeito da métrica embasa-se em no conceito de falta, por ter um pé a menos (pentâmetro datílico), acentua o que o poeta sente ao longo do poema: a angústia de não ser correspondido. A menção dos deuses, como Vênus e Cupido, são mais próximos e equiparados aos humanos. Já em cunho poético, no primeiro verso, o vate deixa claro a importância de sua musa ao compará-la a uma pequena Vênus ( Venerilla), pois mostra que esta é a origem do desejo e amor e que por ser uma vênus, deusa do amor, sucita nele este sentimento.

E ao indagar a sua demora para chegar diz que tudo está preparado para o amor ser concretizado e exibe uma grande ansiedade para estar com sua amada. O poeta compara seu amor ao de Helena e Páris ( Qualem Tyndaridi spatiosa per aequora raptae Tutus in Iliaca solvit adulter humo. O que mostra a origem da elegia, o canto fúnebre. Bibliografia: WRIGHT, F. A. The love poems of Johannes Secundus. A revised latin text and an english verse translation.

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