Pim unip Analise de sistemas

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Este trabalho (i) apresenta ao leitor uma análise consistente sobre o mercado desta empresa, (ii) listou os requisitos do sistema, (iii) modelou o sistema a ser desenvolvido, (iv) desenvolveu um protótipo para esta empresa, (v) escolheu o melhor padrão a ser adotado pela empresa e (vi) apresentou um plano de testes completo para o sistema que será desenvolvido. Palavras-chave: Programação Orientada a Objetos; CMMI; Prototipação; Análise de Mercado ABSTRACT Companies that manufacture software are currently looking for models and standards for their processes, with the aim of making software manufacturing more reliable and predictable, in terms of factors such as cost and time. In this sense, it is important that work is done to explore the use of models and standards in the creation of computer systems and in the planning of software companies to be created.

Because of this, this work aims to develop the planning for opening a company focused on software manufacturing and design the first software that it will develop. This work (i) presents the reader with a consistent analysis of this company's market, (ii) listed the system requirements, (iii) modeled the system to be developed, (iv) developed a prototype for this company, (v) chose the best standard to be adopted by the company and (vi) presented a complete test plan for the system to be developed. INTERFACE DO SISTEMA DE REQUISIÇÕES DE EQUIPAMENTOS 17 5 ENGENHARIA DE SOFTWARE II 19 5. AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DA USABILIDADE DE UM SISTEMA 19 5. REQUISITOS DO SISTEMA 21 5. Requisitos Funcionais 21 5. Requisitos Não-Funcionais 21 5. CMMI – Padrão Escolhido 26 5. Nível inicial 26 5. Gerenciado 27 5. Definido 27 5. Quantitativamente gerenciado 27 5. A empresa estará sendo fundada para desenvolver o sistema para a escola e por conta disso serão considerados ao longo do texto, os custos e os recursos necessários para a instalação da empresa.

Neste capítulo serão analisados os custos, o cronograma e os agentes econômicos envolvidos no desenvolvimento e comercialização do sistema, que são: (i) a empresa de software que está sendo criada, (ii) a escola que será o primeiro cliente da empresa de software e o (iii) mercado consumidor do sistema, composto por todos os clientes potenciais da empresa de software sendo criada. O mercado em que o sistema reserva está inserida se aproxima mais da concorrência perfeita, pois qualquer profissional da área com investimentos relativamente baixo pode se inserir no mercado. Adicionalmente, o sistema será lançado região metropolitana de São Paulo, região que concentra o maior PIB do País. O investimento para se estruturar uma empresa de desenvolvimento e comercialização de software como esta é cerca de R$ 117.

Adicionalmente, ao investir em um determinado tipo de infraestrutura, como TI, deverá deixar de investir em outro tipo de infraestrutura. O PIB (Produto Interno Bruto) da grande São Paulo é de quase R$ 1 trilhão e possui um PIB per capita de cerca de R$ 47. quase 20% do PIB brasileiro, onde cerca de 21 milhões de pessoas habitam e possuem uma renda cerca de 36% maior do que a dos brasileiros em geral (CIDADE-BRASIL, 2021). Esta região é onde a maior parte do dinheiro do País circula e, portanto, é a mais adequada para negócios, que visam atender a um conjunto grande de pessoas e/ou empresas. Ao instalar unidades da empresa nesta região, a empresa precisa ter uma preocupação menor com a elasticidade do mercado, pois a demanda por serviços nesta região é consideravelmente maior do que em outras regiões.

Objetos No paradigma de desenvolvimento a objeto, objeto é a representação algo do mundo real. Esta pode ser de algo real ou abstrato, que desejamos simular em sistemas computacionais. DEITEL, 2006) 3. Classes As classes descrevem um grupo de objetos do mundo real com o fim de possibilitar a simulação dos mesmo através do uso de sistemas computacionais. Elas são compostas por atributos e métodos, conforme ilustrado pelo diagrama UML exposto na Figura 1. Figura 2- nos projetos de software orientados a objetos, é possível utilizar modificadores de acesso. Os modificadores de acesso são mecanismos que promovem o encapsulamento dos objetos. Fonte: o autor Por exemplo, ao desenvolver a classe pessoa, o usuário não precisa enxergar o atributo idade. A manipulação do valor do atributo pode ser feita pelos métodos editaIdade() e o método retornaIdade() pode retornar o seu valor.

Esta é a implementação desejável inclusive, afinal a idade não pode ser um valor negativo e os valores não podem ser muito elevados. CONCEITOS APLICADOS AO SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTOS Figura 4: Diagrama de Classes do sistema O projeto do sistema prevê o desenvolvimento orientado a objetos. Serão desenvolvidas classes, que ao serem instanciadas darão origem a objetos. Convém que estes objetos utilizem polimorfismo, pois no projeto consta a utilização de hierarquia. A classe Equipamento, por exemplo, tem as seguintes classes descendentes: Projeção, Iluminação e Sonorização. Será utilizado o Polimorfismo quando o usuário inserir um equipamento, que pode ser (classes descendentes) de Projeção, Iluminação e Sonorização. Nesta fase, um design simples do sistema é criado. No entanto, não é um design completo.

Dá uma breve ideia do sistema para o usuário. O design rápido ajuda no desenvolvimento do protótipo. Etapa 3 - criar um protótipo: Nesta fase, um protótipo real é projetado com base nas informações coletadas do design rápido. Para muitas pessoas, a tecnologia facilita as coisas. Para pessoas com necessidades especiais, a tecnologia consegue tornar as coisas possíveis. Acessibilidade significa desenvolver o conteúdo para ser o mais acessível possível, independentemente das habilidades físicas e cognitivas de um indivíduo e de como elas acessam a Web. Com essa acessibilidade, a internet é projetada para funcionar para todas as pessoas, independentemente de local, idioma, software, hardware, cultura ou capacidade física ou mental. Quando a Web atinge esse objetivo, é acessível a pessoas com uma ampla variedade de habilidades auditivas, de movimento, visão e capacidade cognitiva.

Neste livro são propostas dez heurísticas que devem ser garantidas por um dado sistema, para que o mesmo tenha boa usabilidade. Figura 10: Protótipo da tela de cadastro de nova solicitação. O sistema informa que ocorreu um erro na inserção da solicitação que o usuário tentou cadastrar. Fonte: o autor 5. REQUISITOS DO SISTEMA Nesta seção serão apresentados os requisitos funcionais, não-funcionais e as regras de negócio do sistema de reserva de sistemas audiovisuais. RNF02: A interface será responsiva, feitas através do Bootstrap. RNF03: O sistema será disponibilizado para os professores em browsers, eles poderão se conectar por meio da internet interna da escola. A escola pode disponibilizar o sistema na rede mundial de computadores também. RNF04: Devem existir duas categorias de usuários: administradores e professores.

RNF05: O usuário administrador é criado por meio de comandos no Banco de Dados apenas. Todos os campos inseridos são válidos, i. e. o aparelho inserido existe e as datas inseridas são referentes a um período em que o aparelho estará disponível. Resultado Esperado: A solicitação é inserida no Banco de Dados com sucesso e uma mensagem confirmando o sucesso é apresentada na cor verde. Os campos de inserção da solicitação são limpos Caso 2: Na tela de inserção de solicitações, uma solicitação é feita por um professor logado no sistema. Requisito Funcional 03 Caso 6: O usuário administrador acessa a lista de solicitações e clica no botão “aprovar”. Resultado Esperado: O equipamento audiovisual muda o status para “aprovado”. Os botões da solicitação (aprovar/reprovar) desaparecem e o novo status da solicitação “aprovado” aparece.

Caso 7: O usuário administrador acessa a lista de solicitações e clica no botão “reprovar”. Resultado Esperado: O equipamento audiovisual muda o status para “reprovado”. Resultado Esperado: Uma mensagem cor vermelha é exibida para o usuário informando que o e-mail já foi cadastrado. Requisito Funcional 7 Caso 12: O usuário entra na tela de login e insere o e-mail e senha válidos. Resultado Esperado: O usuário é encaminhado para a tela do seu perfil e o seu computador recebe um token para autenticar suas ações junto do servidor do sistema. Caso 13: O usuário entra na tela de login e insere o e-mail e/ou senha inválidos. Resultado Esperado: O usuário é informado em um texto de cor vermelha, que o e-mail e/ou a senha estão incorretos.

Inicial 2. Gerenciado 3. Definidos 4. Gerenciados quantitativamente 5. Otimizandos O modelo CMMI é dividido em cinco níveis de maturidade. Até agora, as organizações entendem suas deficiências e como lidar com elas para melhorar seus processos 5. Quantitativamente gerenciado A organização nesse nível atinge um alto nível de maturidade, onde está em um estágio para determinar processos previsíveis com base nos requisitos das partes interessadas. Os processos são mais gerenciados, dignos e precisos. A organização agora está à frente das ameaças e segue a abordagem orientada a dados para deficiências do processo. Otimizando Agora a organização está em um estágio de estabilidade e flexibilidade. • Foram apresentadas as interfaces do sistema utilizando tecnologia atual (HTML, javascript e Bootstrap), com a representação de como o sistema irá se comportar no caso de entradas incorretas por parte do usuário.

• Foi feito um plano amplo e consistente de testes para ser realizado no sistema a ser desenvolvido. O trabalho foi feito de forma que pode ser utilizado como exemplo para estudantes e empreendedores. Caso pessoas destes públicos desejem desenvolver um sistema computacional, abrindo uma empresa para isso, podem consultar este material. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DEITEL, H. FERREIRA, Caio Fonseca.  Estrutura, concorrência e performance do setor bancário em um mercado heterogêneo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. CIDADE-BRASIL.

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