AULA SEQUENCIADA – tema: Movimento com ênfase em Equilíbrio, Coordenação motora e Expressividade

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A. de Meur e L. Staes, 1989) O tema que será abordado nas atividades propostas será o Movimento com ênfase em Equilíbrio, Coordenação motora e Expressividade. Escolhemos o tema movimento,pois, consideramos o movimento uma dimensão física muito importante, principalmente nos primeiros anos de vida. Desde que nascem as crianças se movimentam e vão adquirindo progressivo controle do corpo. De acordo com Araújo (1992, p. ao trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio tem um papel muito importante, pois o aperfeiçoamento progressivo da realização motora da criança só será mantido se esta for levada a sustentar um equilíbrio corporal seja em estado de relaxamento ou movimento. Importante considerar que, muitas vezes o distúrbio pode refletir no estado emocional da criança, ocasionando-lhe insegurança, distração, angústia, etc.

e quanto mais o equilíbrio for prejudicado, mais energia se consome, sendo assim, a realização de movimentos econômicos e harmônicos é condição favorável à interação da criança consigo mesma e com o meio onde vive. E por fim Expressividade porque trabalhar a educação corporal é tão importante quanto a educação da mente. • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças,jogos e demais situações de interação.   Para alcançar tais objetivos propomos as seguintes atividades que serão descritas a seguir: História vivenciada, Brincando com o corpo e Circuito. Atividade I: História Vivenciada Inicia-se chamando as crianças para brincar na parte externa da sala de aula, já com o inicio da brincadeira: - Vamos passear na floresta? (andando.

Olha um buraco! (não dá para ir por cima, não dá para ir por baixo, não dá para ir para o lado, não dá para ir para o outro). Vamos Pular!(Continuar andando) -Olha um rio! (não dá para ir por cima, não dá para ir por baixo, não dá para ir para o lado, não dá para ir para o outro). Olha o buraco. não dá para ir por cima, não dá para ir por baixo, não dá para ir para o lado, não dá para ir para o outro). Vamos atravessar. Chegamos!!! Atividade II : Brincando como corpo Brincando com o corpo: Utilizar músicas que falam das partes do corpo, e de acordo com a letra da música, realizar os gestos solicitados.

Para a realização desta atividade usamos as musicas: O Jacaré ; Cabeça, ombro, joelho e pé; Corpo Humano; Pop Pop e Estátua todas transcritas a seguir em anexo Atividade III : Circuito Para trabalhar o circuito colocaremos os obstáculos em área externa. Staes; [ Tradutoras Ana Maria Izique Galuban e Setsuko Ono]. São Paulo: Manole, 1989. Referencial curricular Nacional para educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. V. Fisio&Terapia. ARRUDA, Solange. Arte do Movimento. SP: Parma, 1988.

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