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Este texto busca abordar alguns conceitos da teoria de Foucault e sua perspectiva de infância. Há uma breve revisão histórica sobre a infância e sua “descoberta” com Ariès, um importante historiador francês.
Abordaremos também a criança como sujeito e sua institucionalização através dos estudos de Moruzzi. Buscaremos relacionar as ideias dos três autores ao longo. O texto está organizado em quatro tópicos, no primeiro faremos uma breve introdução ao pensamento de Foucault, suas principais ideias e em seguida, sua perspectiva sobre a infância. O tópico seguinte aborda a criança e a infância numa perspectiva histórica através dos estudos de Ariès e por fim no ultimo tópico chamado a institucionalização da criança e da infância é trazido algumas questões quanto ao processo histórico das ins
Mostrar todostituições de ensino.
Por fim, as conclusões possuem reflexões e opiniões pessoais baseadas nos autores citados ao longo do texto.
O TRABALHO FOI ENTREGUE NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO " A RELAÇÃO DO SABER" DA UFSCAR NO ANO DE 202Ocultar
1. INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE FOUCAULT
Michel Foucault foi um filósofo francês que viveu de 1926 a 1984. Com um conjunto enorme de obras, ele trabalha a partir de três grandes conceitos: Saber – Poder – Sujeito. Cabe ressaltar que esses conceitos não são de dimensão evolucionista, elas aparecem ao longo de toda obra de Foucault.
Por ter como objetivo compreender como os sujeitos se constituem o autor questiona o saber. Foucault duvida de tudo que é posto como natural e como a maioria das verdades impostas e postas vem do campo da ciência, ele pesquisa sobre a verdade e o saber no âmbito da ciência. Assim, ele compreende que para uma determinada ideia tornar-se saber é necessário que haja relações de poder, pois para Foucault a verdade é produzida pelo poder, ou seja, não existe saber se
Mostrar todosm poder e não existe verdade que não esteja ligado ao poder e o que liga o poder a verdade é o saber, sendo assim os saberes que são uma produção humana que acontecem nas relações de poder variam ao longo da história.
[...]
Para conseguirmos sistematizar melhor as ideias de Foucault sobre a infância primeiro precisamos falar sobre controle do corpo, disciplina e esquadrinhamento. Em sua obra vigiar e punir, Foucault trabalha os espaços de punição e domesticação dos corpos (docilização dos corpos), onde entendemos que essa docilização é uma maneira de domesticação, adestramento, esquadrinhamento. O autor nos traz uma Investigação sobre a forma de como nos subjetivamos na modernidade, ou seja, as práticas, discursos e saberes que nos formam, quais são as demandas pelas praticas de saberes, pela busca de poder etcOcultar
4. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA
Tanto Ariès (1981) quanto Foucault (2009) concordam que o século XVIII foram de extrema importância para a concepção de infância que temos hoje, onde há um enorme investimento sobre o corpo da criança como um dispositivo de poder com o intuito de extrair o máximo possível no sentido de utilidade daquele ser.
Os séculos XVI e XVII tiveram uma forte influência da religião sobre o corpo da criança, já os séculos XVII e XVIII começa-se um influencia maior das instituições sobre a criança, sempre com o objetivo de proteger a criança. Por fim, o século XVIII acaba unindo as praticas dos séculos anteriores, há uma junção das práticas pedagógicas e das influencias religiosas, aliadas [...]
REFERÊNCIAS:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 26ª. Edição. Rio de Janeiro: edições Graal, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009b.
MORUZZI, Andrea Braga. A infância como dispositivo: uma abordagem foucaultiana para pensar a educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 22, n. 2, p. 279-299, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/4086/pdf
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