Relatório Arquitetura Moderna- Le Corbusier

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Estatística

Documento 1

quanto no resto do mundo (Jencks, 1973, p. Com o passar do tempo, esta situação conduziu a uma concepção estreita do fenómeno arquitectónico ocorrido durante boa parte do século XX, e promoveu generalizações e interpretações redutivas que se reflectem, nomeadamente, nas normas que protegem este património arquitectónico; daí a importância de se referir a essas arquiteturas no plural, mas também que é necessário mergulhar brevemente na origem de certos termos para esclarecer o problema proposto. Referimo-nos aos desafios da conservação do que genericamente se denominou arquitetura moderna. Arquiteturas que atestam, por meio dos exemplos que sobreviveram até os dias de hoje, foi uma tendencia muito mais rica e diversa, formal e materialmente, do que foi conceituada até agora.

No méxico, as arquiteturas modernas que foram desenvolvidas com o mesmo espírito da época (1925-1970) podem ser divididas em pelo menos cinco tratamentos diferentes. O primeiro contacto do arquitecto Le Corbusier com a América do Sul foi em 1929 com o objectivo de participar num conjunto de conferências por vários países, entre eles, Argentina, Uruguai e Brasil, sobre arquitectura e urbanismo. Foi neste contexto de conferencista, que Le Corbusier começou a reflectir sobre a forma de pensar a cidade, aproveitando durante as viagens, através de casos concretos que foi encontrando ao longo daqueles países, interpretar o lugar e propôr algo arrojado, mas eficaz. Para tal, as várias formas que teve para poder observar as cidades e o modo como se aproximou de cada uma delas foram bastante importantes, utilizando, sobretudo o avião e o barco, que acima de tudo permitiram uma visão mais abrangente dos lugares.

O arquitecto franco-suíço, para além das conferências a que ia destinado, preocupou se igualmente em propor algo perante as características do sítio. Foram pensando nas várias cidades por onde foi passando com desenhos marcados por um traço plástico, absorvente e com conceitos arrojados. Ainda no século XIX, os exemplos vindos das cidades europeias para a América do Sul são tidos como referência, influenciando parcialmente as principais cidades sul americanas, com a “introdução de novos elementos de estrutura urbana, como as alamedas, os bulevares, os eixos internos e os novos edifícios representativos. ” (Pinheiro, 2010, p. Os grandes espaços urbanos sul-americanos, desde a segunda metade do século XIX, pretendem aproximar-se das características das cidades europeias: Pavimentam-se as ruas das cidades, implantaram-se os serviços de infraestruturas e afirmam-se as classes média e alta da população.

No início do século XX, produz-se um ciclo de transformações em que se repetem de alguma forma, os esquemas do academicismo. E essa influência do modelo francês e da escola de Belas Artes, mantém-se durante o século XX. O edifício de projeto seria horizontal, contínuo e curvilíneo, possibilitando os donos do lote a flexibilidade para construir apartamentos ajardinados. Esse plano do arquiteto seria uma referência à cidade europeia, com suas características, mas no rio de janeiro o projeto não poderia ser feito na época pela questão de alto custo então algo mais modesto foi construído, o conhecido “Minhocão”, projeto de Aff onso Eduardo Reidy com enfoque urbanístico no plano de Le Corbusier.  Referências Bibliográficas: https://editorialrestauro.

com. mx/arquitectura-moderna-un-concepto-estrecho-diferencias-y-si militudes-de-las-arquitecturas-modernas-del-siglo-xx/ http://repositorio.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download