Resenhas Alfabetização

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Entretanto, não basta empregar uma teoria qualquer, mas uma “teoria articulada à realidade, que procura explica la, captar sua essência para melhor poder intervir” (1993, p. afirma Vasconcellos. A tendência conservadora da escola de reproduzir comportamentos, valores, ideias, instituições, artefatos e relações úteis para a própria existência do grupo humano choca se, inevitavelmente, com a tendência de modificar os caracteres dessa formação que se mostram especialmente desfavoráveis para alguns dos indivíduos ou grupos do complexo tecido social. Assim, a instituição educativa, além de lócus privilegiado de acesso aos conhecimentos produzidos e valorizados pela humanidade, deve assentir que lhe é inevitável ser, igualmente, um espaço de renovação e transformação. As escolas precisam passar por transformações profundas tanto em sua prática quanto em sua cultura.

O ligar escolhido para ler para as crianças também é uma variável que deve ser considerada; pode ser incrementando com tapetes, almofadas, panos, ou seja, torna lo acolhedor, usando o que a escola dispõe. A leitura é uma situação real de comunicação e, mesmo as crianças bem pequenas, se interessam e participam desse momento, ouvindo, contando, imitando, recontando, perguntando sobre parte da história, ou, apenas, olhando as figuras dos personagens da história. São muitas as possibilidades para planejar boas situações de leitura com as crianças que dão a elas uma posição de leitora. FARACO, Carlos A. Linguagem escrita e alfabetização. A alfabetização é um processo específico que requer o trabalho sistemático em relação a aquisição da leitura e da escrita.

MICOTTI, Maria C. de O. Alfabetização: propostas e práticas. São Paulo.

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