ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

It is an ethical management that respects all parties involved and seeks the sustainable development of society, respecting diversity and promoting the reduction of inequalities. Palavra-chave: Projeto social, planos sociais, aprimoração social Introdução Um projeto social é um plano ou um empenho interdependente que tem como intuito aprimorar um ou mais aspectos de uma comunidade. habitualmente tem como meta auxiliar um grupo mais desfavorecido ou discriminado e surge da urgência de achar a resolução de um problema de modo que as ideias sejam transformadas em ações. No crescimento dos projetos sociais é fundamental que seus objetivos sejam claros, apontar os recursos, firmar parcerias e uma vez que sejam analisados os resultados. Os projetos sociais são um exercício de cidadania, porque envolvem as pessoas fora do seu domínio de experiência, permitindo a mudança de barreiras e preconceitos em benfeitoria do outro.

Depois de resolvido que o projeto vai ser concretizado, é hora de preparar a equipe realizadora e impulsionar os meios necessários para executá-lo. Essa é a chamada período da estruturação. A execução é o intervalo em que as atividades previstas do projeto são executadas e acompanhadas, de reconciliação com o esboçado. Algumas vezes a programação acaba sofrendo algumas alterações por fatos não previstos. Ao término do projeto, precisa-se estudar seus resultados e impactos, comparando-o ao que se pretendia originalmente, com o realmente conquistado e deve-se tomar atenção para que o projeto não se encerre por falta de empenho das pessoas envolvidas. propõe a edificação de uma “arvore de soluções”, uma técnica ajudar na descrição de alternativas, partindo-se da solução escolhida – identificada como central, que deve expor uma estratégia para se atingir uma condição futura desejada.

Uma escolha de árvore de soluções, conforme os autores citados se dá pela enunciação de alternativas viáveis e realistas e é descrita pelo seguinte roteiro: - definir as condições que permite nos afirmar que o tal problema está ou estaria sendo solucionado em sua totalidade; - elaborar uma estratégia global em componentes intermediários, que representem soluções para aspectos parciais, em função de sua contribuição para o enfrentamento do problema; - estimular os recursos necessários para a solução de cada aspecto parcial; - comparar os recursos com os meios disponíveis; - selecionar os componentes parciais selecionados. É de suma importância que essas opções de solução sejam submetidas a uma análise de viabilidade. Isto significa a opinião das potencialidades e capacidades de um projeto antes de sua efetivação.

O intuito é conferir se a solução escolhida para o problema identificado de fato é possível usufruir êxito ante as condições existentes, ou seja, se a implantação é executável num âmbito datado e delimitado, levando em estima: viabilidade social; técnica; operacional; financeira e ambiental. No âmbito do projeto, os indicadores são o que nos possibilitam uma interpretação, tanto singular quanto coletiva, dos avanços e dificuldades, permitindo procedimentos de atividades e correção de rumos. Já sem os indicadores, corre-se o risco de calcular o curso e os resultados do projeto somente através de opiniões e impressões. A partir das colocações de Kumell e Moscoso (1996, p. pode se afirmar que a negociação sobre a escolha dos indicadores é imprescindível. Eles devem ser: fieis à descrição das atividades, produtos ou objetivos; verificáveis, com informações de acesso razoável, e capazes de indicar o nível mínimo, a partir do qual se poderá refletir o sucesso alcançado com a execução das atividades, produtos ou objetivos.

Público-alvo descreve-se qual será a população diretamente beneficiada pelo projeto e local onde ele se desenvolverá. Os objetivos e metas onde o objetivo geral diz respeito a solução do problema enfrentado pelo projeto. Os objetivos específicos devem mostrar os resultados concretos a serem atingidos. As metas devem ser quantificáveis. Metodologia que tem como objetivo descrever o caminho escolhido para atingir os objetivos que serve como orientação sobre os procedimentos na execução das ações. Conclusão É pouco provável que um projeto isolado possa resolver um problema ou oferecer uma solução social que presume negativa. Em geral, um projeto pode estabelecer um impulso para a mudança, pode iniciá-la, mas não basta, por si mesmo, para que toda a transformação desejada ocorra.

Pode-se dizer que os aspectos mais importantes a serem observados na relação de um projeto social, são: compreensão do contexto no qual se pretende atuar; participação ativa de todos os atores envolvidos, no projeto; definição clara do problema a ser abordado e os objetivos para enfrentá-lo; apresentação de soluções consistentes e inovadoras; análise de viabilidade; conhecimento dos pressupostos; definição dos indicadores de desempenho e dos meios de verificação; concatenação lógica de todos os elementos que compõem o projeto e elaboração de uma proposta coerente, completa e não muito extensa. REFERÊNCIAS Em torno do Conceito de Política Social: nota. s introdutórias. Marcos Miranda Correia. Disponível em: Acesso em 22 de jun. Política Social: Perspectiva de medidas efetivamente públicas.

Disponível em< http://www. achegas. Disponível em: http://www. excelenciaemgestao. org/Portals/2/documents/cneg6/anais/T1 0_0257_1062. pdf> acesso em 22 de dez. Revista de Administração Pública Projetos Sociais de empresas do Brasil.

250 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download