FRiSBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NOVA PROPOSTA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Desenvolvemos uma atividade pedagógica e lúdica baseada no jogo de voleibol, com a utilização do Frisbee - o Frisbol - para trabalhar a coordenação e habilidades motoras dos alunos. A atividade foi dividida em etapas onde os alunos realizaram o passe e o lançamento do Frisbee como no voleibol. INTRODUÇÃO A Educação Física escolar, como componente curricular de ensino, deve contribuir para disseminar a diversidade da cultura de movimento, possibilitando aos educandos o conhecimento e vivência das diferentes práticas corporais (SÃO PAULO, 2010). A Educação Física normalmente aborda seus conteúdos relacionados aos esportes, os alunos tem pouco contato com outras práticas corporais (jogos, brincadeiras, danças, ginástica e lutas), que compõem a pluralidade do patrimônio sociocultural (BRASIL, 1997).

A Educação Física escolar deve tratar pedagogicamente de conteúdos culturais relacionados ao movimentar-se humano, que ao longo de sua evolução foi construindo certos conhecimentos ligados ao uso do corpo e do movimentar-se (SÃO PAULO, 2010). Deste modo, ele percebeu que de fato havia um mercado para esse tipo de objeto, utilizado para recreação, e ao voltar da guerra, Walter desenvolveu um protótipo com um design diferente e mais aerodinâmico, que ele chamou posteriormente de Whirlo-Way. Apenas em 1948, após vários protótipos serem testados, Walter Morrison e seu sócio Warren Franscioni começaram a produzir os primeiros discos voadores de plástico. O então chamado Whirlo-Way foi batizado novamente, dessa vez chamado de Flyin-Saucer, inspirado em algumas notícias de que Naves Espaciais tinham sido vistas pelo país.

Em 1955, após mudar o design no produto novamente, Walter o batizou de Pluto Platter, e em janeiro de 1957, vendeu os direitos autorais à empresa Wham-O. Em Junho deste mesmo ano, um dos fundadores da Wham-O, chamado Richard Kerr, decidiu tentar estimular as vendas do produto dando à ele o nome adicional de "Frisbee", depois de descobrir que alguns alunos de universidade estavam chamando ele desta maneira devido à uma famosa loja de Tortas chamada Frisbie Pie Company. Iniciaremos a atividade dividindo a turma em quatro equipes, que se posicionará uma em cada lado da quadra de voleibol, e as outras duas aguardará uma em cada lateral. A atividade se prossegue da seguinte forma, um dos alunos começará o jogo lançando o frisbee do fundo da quadra com a intenção de passa-lo para o outro lado, o que receber o tem que fazer o passe para outro colega até completar três lances, lembrando que o mesmo não pode cair no chão, se ele cair ponto da equipe adversária e assim por diante.

Se cair fora da marcação da quadra de voleibol ponto da equipe adversária. O jogo consiste em ter o lançamento inicial como saque e os três toques para que todos participem, vale lembrar que quem esta na linha de frente ao receber o frisbee passa ele para quem esta atrás e quem está atrás quando receber lança para frente e assim por diante até completar os três toques. RESULTADOS Após a aplicação do frisbee adaptado para o frisbol para os alunos, podemos perceber que eles gostaram muito da atividade e pelo fato de ser uma atividade diferenciada, chamou a atenção dos alunos, que ficaram muito empolgados para participar da aula. Voleibol da escola. Ed. Jundiaí SP: Fontoura, 2006. O ESTADO DE SÃO PAULO.

Disponivel em: <http://www.

534 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download