Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
A ludicidade desde muito tempo é vista como fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Muitos teóricos entendem-na como atividade privilegiada da infância, e de constituição do sujeito-criança como sujeito-humano. Partindo do estudo de diversos autores que tratam da Educação Infantil, da ludicidade, bem como da aprendizagem e do desenvolvimento infantil, o objetivo deste trabalho monográfico é compreender como as atividades lúdicas influenciam no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos
O Lúdico é uma forma da criança aprender enquanto brinca. A criança brinca por natureza e, é valorizando o lúdico que se proporciona ao educando facilidades de interagir diversos meios de conhecimentos. Brincando, ela experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. A criança é um ser ativo e traz consigo necessidades de se movimentar, comunicar e brincar.
3. EDUCAÇÃO INFANTIL......................................................................................14
3.1. Jogos na Educação Infantil..................................................................17
4. O LÚDICO E SUA CONTRIBUIÇÃO À APRENDIZAGEM................................20
4.1 Formação de Professor e Ludicidade...................................................25
5. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.............................................................28
5.1 Contextualizando o espaço da pesquisa...............................................28
5.2 I
Mostrar todosnformações Coletadas...........................................................................29
ALMEIDA, Ordalia Alves de. A Educação Infantil na História. Disponível em: www.omep.org.br/artigos/palestras/01.pdf. Acesso em 27 de abril de 2008.
ARANHA, Maria Lucia Arruda. História da Educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2002.
ARIÈS, Philippe. História Social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
BARBOSA, M.; HORN, M. G. S. Organização do espaço e do tempo na escola infantil. In: CRAIDY,. M. C.; KAERCHER, G. E. P. da S. Educação infantil: pra que te quero? ... Porto Alegre: Artmed, 2001.
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.
BERTOLDO, Vanice & RUSCHEL, M. A. de M. Jogo, brinquedo e brincadeira – uma revisão conceitual. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp
Mostrar todos?entrID=35. Acesso em 23 de abril de 2008.
CAMPOS, D. M. S. – Psicologia da Aprendizagem, 19º ed., Petrópolis: Vozes, 1986.
CAMPOS, Maria Célia Rabello Malta. A importância do jogo no processo de aprendizagem. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp?entrID=39. Acesso no dia 23 de fevereiro de 2009.
CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca . Vol. 1. São Paulo: Casa do Psicológo, 1992.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2000.
COUTINHO, Ângela Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Florianópolis, SC. Dissertação de mestrado CED/UFSC: 2002.
EDWARDS, Verònica. Os Sujeitos no Universo da Escola: Um Estudo Etnográfico no Ensino Primário (Tradução de Josely Vianna Baptista). Série Educação em Ação, São Paulo: ed. Ática, 1997.
FARIA, S. Histórias e políticas de educação infantil. In: C. Fazolo, E., Carvalho, M. C., Leite, M. I., Kramer, S. (orgs.). Educação infantil em curso. Rio de Janeiro: Rival, 1997.
FONTE, Paty, A Brincadeira e o Jogo na Educação Infantil. Disponível em:
Fontes, 1998.
FRANCO, M. A. C. Lidando pobremente com a pobreza: análise de uma tendência no atendimento a crianças de 0 a 6 anos de idade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, 2002.
GANDINI, Lella; GOLKHABER, Jeanne. Duas reflexões sobre a documentação. In Bambini: A abordagem italiana à educação infantil. Lella Gandini Carolyn Edwards (orgs), trad. Daniel Etcheverry Burguño. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GARCIA, Regina Leite (org). Revisitando a pré-escola – 5º edi. – São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa – 4ª edição – São Paulo: Atlas, 2002.
HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média á época contemporânea no ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica – 3ª edição – São Paulo: Atlas, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOUREIRO, Stefânie Arca Garrido. Alfabetização: uma perspectiva humanista e progressiva. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PRESTES, Gabriel. Revista do Jardim da Infância. São Paulo: Siqueira & Comp, 1896.
TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação – 1ª edição – São Paulo: Atlas, 1987.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil – São Paulo: Pioneira Thomson Leaming, 2002.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis – O jogo, a criança e a educação Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
KRAMER, Sônia. A Política do pré-escolar no Brasil: A arte do disfarce. 7ª edição. São Paulo. Cortez. 2003.
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. O direito de brincar: desenvolvimento cognitivo e a imaginação da criança na perspectiva de Vygotsky. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA OMEP. Paraíba, 1999.
MAURICIO, Juliana Tavares. Aprender brincando o lúdico na aprendizagem. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=678. Acesso no dia 25 de abril de 2008.
NUNES, Ana Raphaella Shemany. O lúdico na aquisição da segunda língua. Disponível em: http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.htm. Acesso no dia 16 de abril de 2008.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2008.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
PIAGET, Jean & INHELDER, B. A função semiótica ou simbólica. In: A psicologia da criança. Lisboa: Moraes, 1979.
POURTOIS & DESMET. A educação pós-moderna. Loyola, 1999.
REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança. Cadernos Educação Infantil 6. Porto Alegre, RS: Mediação, 2000.
RODRIGUES, Maria Bernadete Castro. O espaço pedagógico na pré-escola. Cadernos Educação Infantil 2. Porto Alegre, RS: Mediação, 1998.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Espaços lúdicos: Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUZA, Solange Jobim e (org). Educação pós-modernidade: Crônicas do cotidiano. Rio de Janeiro: 7letras, 2003.
VYGOTSKI, L. S. A Formação social da Mente – 2° edição - São Paulo: Martins,1998.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, 1995.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!