O MODELO EMPREENDEDOR DAS STARTUPS: FATORES CRÍTICOS DO SUCESSO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

As Startups são consideradas solucionadoras de problemas individuais e coletivos através de ações empreendedoras que consistem em inovação. Com características peculiares, as startups são novas empresas que não utilizam o modelo convencional de empreendedorismo. Através de um plano de negócio modelável que permite analisar os recursos internos e externos que contribuem para a solução de problemas de seus clientes, com um baixo investimento ou com aporte inicial expressivo, as startups podem começar da noite para o dia. Desde o surgimento da internet em meados de 2000, as empresas iniciaram as negociações de seus produtos na internet, e os empreendedores visionários começavam a enxergar novas oportunidades com o auxílio desta tecnologia para se apresentarem ao mercado. No Brasil, existem mais de 3 mil startups registradas na Associação Brasileira de Startups, sendo que metade delas não alcançarão o sucesso nos seus 04 anos de vida após a criação.

      Segundo Eric Ries (2011), a realidade das startups, consiste no fato de que a grande parte das startups chegará ao fracasso pelo insucesso dos produtos e serviços disponibilizados e por não possuir condições de explorar suas principais características empreendedoras, alcançando o seu potencial máximo.      Todo empreendedor pressupõe que seu caminho é único e com garantia de sucesso. Cada um deles percorre seu caminho pela startup sem um roteiro e acredita que nenhum modelo ou gabarito pode ser aplicável. O que faz com que alguns startups sejam bem sucedidas, enquanto outras são obrigadas a vender a mobília, apresentando indícios de sorte, entretanto não trata-se de uma questão de sorte. Uma startup para alcançar a plenitude do sucesso necessita percorrer um caminho estruturado e bem equilibrado utilizando ferramentas empreendedoras.

As incubadoras fortalecem e preparam as empresas para sobreviverem no mercado, elas oferecem às pequenas empresas um apoio estratégico durante os primeiros anos de existência para que elas não entrem nas estatísticas das mais da metade de micro, pequenas e médias empresas que fecham as portas até o terceiro ano depois de sua criação. Justificativa A força de vontade, paciência e compromisso são qualidades que o empreendedor de uma startup deve ter, afinal, no momento em que se cria uma empresa, ela está propensa a sofrer com vários fatores que causam complicações, e podem prolongar mais ainda o tempo de instabilidade no mercado. Mas antes do sucesso, essas empresas começaram com apenas alguns computadores, uma ideia inovadora e um grupo de amigos que nem mesmo haviam terminado a faculdade e que acreditavam no seu potencial, não foi fácil chegar onde tais empresas estão atualmente.

Os criadores de tais empresas não desistiram de seus sonhos, correram atrás de suas metas, tiveram que conseguir o contato de pessoas que poderiam ser sócios e investidores para conseguir o capital necessário e atingir seus objetivos. Revisão Bibliográfica       Este capítulo tem por objetivo apresentar os fundamentos e teorias que servem de referência conceitual para este artigo. LEITE, 2000). Segundo Chiavenato (2005), o empreendedor é a pessoa que faz com que as coisas aconteçam, visto que possui sensibilidade para os negócios, visão financeira e feeling para a identificação de oportunidades. O empreendedor possui grande criatividade e tem a capacidade de transformar idéias mal estruturadas em concretas e bem sucedidas no mercado. O empreendedor não possui apenas conhecimento e criatividade, mas injeta valores e atitudes, voltados para atividades em que a capacidade de inovar e a incerteza são elementos constantes, promove a destruição criativa de algo existente, criando novos produtos, novos mercados, sobressaindo-se aos antigos métodos existentes e necessita ter pensamento sistêmico e visão de negócios, para que através de objetivos bem planejados, as metas traçadas sejam alcançadas, abordando imprevistos que tragam prejuízos durante a execução do plano empreendedor.

Segundo Dopller (2011), o empreendedorismo não é apenas algo que traga novidade. A equivalência de sucesso de empreendedores já estabelecidos e empreendedores iniciais se mantêm harmoniosamente, indicando que o Brasil possui espaço para estabilidade de empreendedores já existentes e mercado para os iniciantes. O Conceito de Startup A Startup é uma organização humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. RIES, 2011). A incerteza do sucesso de uma startup não é extrema, visto que ela não é focada em pessoas, mas nos problemas que as pessoas experimentam, portanto, para cada problema deve existir uma solução. Uma startup é uma organização desenhada para criar e experimentar soluções para um problema de um conjunto de pessoas. br/PortalSebrae/artigos/Canvas (Figura- 01) Modelo dinâmico do plano de Negócios Canvas.

Através do plano de negócios dinâmico é possível verificar todas as principais chaves de uma startup e alterá-las quando necessárias. Existe a possibilidade de retrocesso, o que em planos de negócios tradicionais, retroceder e/ou mudar são opções quase nulas. O plano de negócios não convencional como o Canvas, contempla a forma que a startup funciona. É possível identificar os recursos e investimentos que a empresa irá utilizar. • Anjos: São investimentos efetuados em startups que já existem, entretanto precisam acelerar o seu crescimento com a necessidade de expansão. Em muitos casos podem servir até como tábua de salvação antes de precisarem o capital de risco. A Origem das Startups Com a ascensão da internet em 1990, os termos Start (Iniciar) e Up (pra cima), começaram a ser disseminados nos Estados Unidos.

Muitas empresas nasceram utilizando a internet no processo de criação, divulgação e até mesmo disponibilização do serviço ou produto, como por exemplo, as empresas. com, fazendo com que as oportunidades do mercado on-line com movimentasse grandemente a Bolsa de Valores. Segundo Vidigal (2015), são poucos os empreendedores que conseguem viver plenamente as possibilidades de um negócio próprio, sendo que os empreendedores de Startups no Brasil possuem como uma de suas principais características a ausência de planejamento no início do negócio. Sem o planejamento e investimentos não se pode provisionar possíveis mudanças no mercado.   Segundo Santos (2012), o Brasil já era o décimo terceiro país no ranking mundial das startups. Com a maior concentração em São Paulo, as inovações das startups brasileiras trouxeram visibilidade ao Brasil.

Segundo Vidigal (2015), a maioria das startups brasileiras nascem sem qualquer planejamento, mas a medida em que elas crescem e amadurecem, buscam ferramentas de planejamento que auxiliam no desenvolvimento. GRANDO, 2012).      Os clientes das startups são uma grande oportunidade de marketing. On-line, eles podem engajar-se e interagir e trazendo consigo novos amigos, que se tornarão possíveis novos clientes. BLANK, 2015).         As startups digitais são formadas pelas seguintes características: • Oferecerem avaliações gratuitas em seus aplicativos e ou sites, descontos pela primeira utilização e para clientes já fidelizados; • Os clientes que utilizam as plataformas digitais possuem acesso rápido aos administradores das ferramentas para resolução de problemas; • Disponibilizam páginas que remetam as fontes que fizeram com que o cliente encontra-se a startup, servindo como vínculo de segurança para a contratação dos serviços e produtos oferecidos; Segundo Torres (2012), as startups digitais contam com um grande dinamismo por não terem custo alto para iniciar ou manter- se no mundo digital, a visibilidade proporcionada pela internet é uma grande vitrine de oportunidades.

PERIN, 2015).   No primeiro dia de uma startup, a iniciativa é baseada na fé. Para serem bem sucedidos, os empreendedores necessitam elaborar hipóteses e realizar estimativas. BLANK, 2014). Segundo pesquisa efetuada pelo instituto Dom Cabral, 75% das startups não alcançam o sucesso ao longode13 anos do ciclo de vida; Metade das startups criadas em 4 anos não alcançam o sucesso e 25% das startups de até 1 ano de idade não alcançaram a almejada meta: Fonte: https://www. Segundo Kepler (2015), para ter sucesso nos investimentos recebidos, as startups necessitam ter uma conta bancária que suporte surpresas, tempo para se dedicar, muita paciência, disciplina, bastante conhecimento, saber vender, estudar e conectar com o mercado, fazer diversificação de portfólio e, claro, experiência.   É preciso dizer que não importa se empreendedores trabalham com capitalistas de risco ou com investidores anjos, a qualidade e a reputação do financiados são muito mais importantes do que o dinheiro que podem fornecer.

DROPPER, 2011).   Utilização de um Plano de Negócio É importante que a startup possua um plano de negócios dinâmico, que possa ser revisto à medida que os fundadores observam mudanças nos clientes. BLANK, 2015).   Segundo Torres (2015), é importante estar ciente das mudanças tecnológicas, mas também é necessário entender muito bem os usuários e os problemas, para oferecer a eles a melhor solução de maneira que for mais conveniente para eles, através da web, aplicativo, dentro das redes sociais, ou até́ mesmo uma estratégia mista acessível por qualquer uma dessas plataformas.   Não basta apenas focar no dinheiro, é necessário olhar para o cliente. Afinal, a ideia inicial de qualquer startup é criar soluções para ajudar a vida das pessoas analisando os itens abaixo: • Visitar os recursos e benefícios do produto/serviço • Conhecer os fornecedores e prestadores de serviços • Manter clientes • Alcançar novos clientes • Atualização e modernização das plataformas digitais • Rápida resolução de problemas • Utilizar ferramentas de proteção e aceleramento   Local de instalação O ambiente das startups é todo voltado para instigar a descontração, inspirar pessoas e fazê-las pensar no impensável.

PERIN, 2015). O ambiente, o qual a startup está inserido é importante para a criação de idéias, o desenvolvimento e a criação de novas ideias que tragam soluções aos clientes é importantíssimo, empresas como Amazon e Google, instigam ao máximo o poder de ambientes criativos para trazer aos profissionais ambientes que proporcionem diversas chuvas de idéias. Operante nos segmentos de abertura de conta corrente, poupança, investimentos, financiamentos de veículos e casas, empréstimos direto ao consumidor, empréstimos consignados, cartões de crédito, corretora de valores, câmbios, seguradoras e consórcio.        Em setembro de 2015, o Banco, em parceria com uma consultoria, criou um centro de empreendedorismo tecnológico sem fins lucrativos.       O espaço reúne cerca de 40 startups de diferentes setores, mas todas ligadas ao mundo digital, com capacidade para até́ 50 startups.

Algumas empresas já conseguiram obter resultados significativos para a sua permanência no mercado.        No ano de 2015, foram realizados cerca de três eventos por dia, com uma média de 250 pessoas.   As oportunidades criadas pela incubadora continuam surgindo e a agenda semanal atrai um público cada vez maior. Essas atividades contribuem para a troca de experiências e visibilidade entre startups e investidores. Mais de 50 projetos foram apresentados para o próprio banco e alguns negócios já́ estão em andamento.   Diversos executivos do banco idealizador da incubadora e de outras empresas visitaram o espaço para conhecerem melhor as startups, identificando oportunidades nos negócios em que atuam e acreditando que a aproximação, gera novas soluções e melhorias nos produtos e serviços.    Os espaços de trabalho compartilhados proporcionados pela incubadora às startups, ganharam muita relevância como fortes aliados para ajudá-las a crescerem e se estabelecerem no mercado, visto ser a missão da incubadora.

Por definição já conceituada, a startup é um esforço temporário que visa resolver problemas dos clientes (RIES, 2011). Baseada nesta conceituação, os respondentes atribuíram o acompanhamento ao cliente de uma startup com nota 4. O monitoramento das necessidades dos clientes, de forma isolada, alcançou a média 4, demonstrando que se a Startup não estiver focada na mudança dos clientes, haverá́ perca do foco no cliente.   O local instalado, por sua vez, não é um fator influenciador no fracasso das Startups, de acordo com a pesquisa, a nota de 3,5 e comentários dos entrevistados, o local gerador das idéias é importante na questão de apresentação ao consumidor, mas não é determinante para a criação de idéias. Com esta pesquisa conclui-se a importância de uma incubadora de empresas é um projeto que tem como objetivo o auxiliar por tempo limitado na criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas de diversos setores, oferecendo diversos tipos de recursos e eliminar estes fatores de risco.

A análise constante dos produtos e serviços oferecidos com melhorias pontuais possui ação determinante na fidelização e busca de novos clientes. Aliada à equipe de marketing, é uma forte aliada na sustentação da startup. Os clientes necessitam de soluções e não outros problemas com as empresas solucionadoras. O ambiente de instalação de uma startup é um fator de atenção. Startups em sua concepção se diferenciam das empresas tradicionais por estimularem a criatividade na resolução de problemas. GUILLEBEAU, CRIS. A Startup de $100: Abra o negócio dos seus sonhos e reinvente sua forma de ganhar a vida. Saraiva.   III DRAPER H, WILLIAM. O Jogo das Startups.   VIDIGAL, MARINA, MELLO, PEDRO. Startup Brasil. Editora Abril.   TORRES, JOAQUIM. Guia da Startup.

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