Ressocialização no sistema prisional

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Gleucir Leite BELO HORIZONTE Novembro, 2016 A ressocialização NO SISTEMA PRISIONAL CHARLES MENDES DA SILVA RESUMO O foco deste projeto é o debate sobre a importância da educação no sistema prisional brasileiro. Queremos refletir a educação como um meio de reabilitação e transformação do indivíduo preso. Você pode entender que discutir o processo de reabilitação da prisão para adultos é um processo que não se limita a ações isoladas de um conselho específico ou departamento de casas correcionais; Implica oportunizar o acesso à educação e ao trabalho, e o fortalecimento dos laços familiares. Palavra - chave Reabilitação – Sistema prisional – Educação SUMMARY This project's main focus debate on the importance of education in the Brazilian prison system. Want to reflect education as a means of rehabilitation and transformation of the arrested individual.

Art. º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9. Na educação prisional, dependendo da forma como é como ela e vista, pode-se analisar os dois importantes papéis; assim como servir como um claro mecanismo de adequação dos indivíduos, introjetando nos mesmos valores e regras sugeridas pela instituição prisional, ou até mesmo, levar em consideração as visões sociais a respeito de como deve ser um condenado; ou pode, através de uma concepção educacional libertadora viabilizar ao sujeito condenado se libertar das amarras que o prende a uma condição de excluído social.

De acordo as idéias de Vargas (2006), compreende-se que a escola, a educação, de crianças, jovens e adultos, especialmente dizendo em ambientes de privação de liberdade, deve ser criado como um espaço de encontro e socialização ao mundo livre em que o saber é apenas um dos elementos’ para a sua constituição. A prisão era utilizada unicamente como um local de contenção de pessoas – uma detenção. Não havia proposta de requalificar os presos. Esta proposta veio a surgir somente quando se desenvolveu dentro das prisões os programas de tratamento. Antes disso, não havia qualquer forma de trabalho, ensino religioso ou laico. Santos (2005), ainda diz que o modelo dessa forma educativa no Brasil está localizado no Estado de São Paulo.

Ainda, como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo no Complexo Penitenciário Maria Jose Alkimim este localizado em Ribeirão das neves, Minas Gerais, onde conta com espaços específicos destinados às mais variadas atividades, como pátio, sala de visita, consultórios, oficinas de trabalho e salas de aula. SANTOS 2007) Na Penitenciaria Maria Jose Alkimim foi elaborado um projeto de forma lúdica um jogo com objetivo de esta trabalhando a sua percepção das palavras jogo que tem nome de ‘soletrando’ trabalha com alunos do 6 ao 9 ano do ensino fundamental na modalidade eja visto que já são maiores de 18 ano. A escola e composta por um prédio pequeno composto por 8 salas de aulas sendo que composta por dois andar, no primeiro andar a uma sala da direção /vice direção uma secretaria para matriculas de alunos detentos e funcional dos servidores.

uma biblioteca nesta tendo livros literários e variedades no segundo anda a um auditório onde acontece eventos culturais e formaturas e laboratório de informática para pesquisas de processos e também uso pedagógico dos alunos. Foi utilizado vários livros como educação no sistema prisional no Brasil e educação carcerária este que demonstra os métodos que professor tanto de língua portuguesa como de outras área deve agir de forma lúdica. No ensino médio a uma variação de alunos 25,30 e ate 50 anos isso so nos turnos da manha e tarde. Os alunos do ensino médio além de estudarem fazem um curso profissionalizante estabelecido pela secretaria de educação de minas gerais que são informática básica , empreendedorismo e parte da agricultura.

o curso de agricultura são apenas para alunos que tem o beneficio do “ semi – aberto ” que podem sair e voltar da unidade. Quanto ao trabalho educacional, a educação nas unidades prisionais faz parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA), porém com objetivos específicos que além da EJA em outros espaços e para pessoas que estão em liberdade. Esse tipo de educação deve promover melhores perspectivas de futuro aos detentos, diminuir a ociosidade, melhorar a qualidade de vida na prisão, preparar o indivíduo para reinserção na sociedade com conhecimentos, atitudes e valores que subsidiem seu desenvolvimento. A conseqüência disso acabam fazendo com que essa massa excluída socialmente, produzindo assim, um sentimento de uma perda de identidade. Buscando por outros meios, na violação das regras e leis, um espaço para se manifestar e mostrar sua revolta contra esta desigualdade.

Com certeza existem vários motivos, porém salienta-se que a falta de educação é um destes, bem como, os processos que a envolvem. O baixo nível de escolaridade faz com que as pessoas tenham dificuldade de encontrar um emprego, o que exige cada vez mais qualificação e experiência, em ressonância disto, estas pessoas excluídas da nossa sociedade acaba utilizando como saída, o crime. Trindade (1998) nos diz que estar excluído socialmente da escola pode significar também estar excluído das conquistas sociais. Somente quando o preso sente a amizade sincera do educador, destas que não exige retorno, é que se inicia o processo de autoconfiança, é aqui que se dá à dialógica, revitalizando os seus próprios valores. Os professor que de unidades prisionais deverão estar atentos às falhas dos presos e procurar interferir e orientá-los sempre que necessário, mostrando a importância das mudanças de comportamento para conquistar, lutar e ter direito.

Além das suas competências previstas em varias proposta pedagógica das escolas devem ser expostos os valores, respeito, limites, responsabilidade, reflexão, auto-avaliação, capacidade de mudança, permitindo que o reeducando acredite e persista na possibilidade de mudança e persistência em seus objetivos, buscando assim o retorno ao convivo na sociedade. REFERÊNCIAS Santos, (2007, pag. Vargas (2006) VARGAS, João Protásio Farias Domingues de. br/artigos/exibir/2231/Ressocializacao-atraves-da-educacao http://www. significados. com. br/metodologia/ BRASIL. EJA e a Educação Prisional. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1995. BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal. Tradução Juarez Cirino dos Santos. ed.

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