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Modelos Teóricos sobre a Natureza da Linguagem, Resenha (Crítica), Psicologia

Id tarefa
13194
Disciplina
Criado
1 de junho 2021
Concluído
1 de junho 2021
Preço
R$ 160,00
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Páginas: 3
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Nota recebida: 10. Segue enunciado: O confronto das ideias dos pressupostos sobre linguagem envolvidos nas várias abordagens teóricas sobre o assunto é um meio muito eficiente para compreender melhor cada uma delas e melhorar a sua aprendizagem. Pesquise nas referências indicadas sobre cada abordagem teórica, a saber: linguística estruturalista de Saussure, linguística gerativista de Chomsky, percurso sócio-histórico de Vygotsky e Bakhtin. A partir da pesquisa, elabore uma crítica, a cada abordagem considerando as oposições, pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas.

Referências

MONTEIRO, L.S. Fundamentos teóricos da linguística. Curitiba: InterSaberes, 2017.
KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desen Mostrar todos
A visão da linguagem, inaugurada por Ferdinand de Saussure (1967) no início do século XX, baseia-se em uma concepção do código como um conjunto de relações formais e do discurso como discurso individual que, segundo Bakhtin e Voloshinov (1992), segue as diretrizes do objetivismo abstrato, o que significa a impossibilidade de trazer a linguagem para o campo do contexto e do social.
Diante dessa concepção surge a translinguística, que assume como objeto o diálogo, diálogo que se estende às relações que se estabelecem na consciência entre diferentes pontos de vista, entre a própria consciência e a dos outros, entre o eu e o outro, entre culturas regionais e entre estas e as estrangeiras, entre a palavra própria e a de outrem, etc.
Como fenômeno semiótico de ordem social, cultural e histórica, organiza o sentido em termos de linguagens verbais e não verbais, de níveis e códigos de sentido específicos que nos permitem objetivar a realidade; como fenômeno discursivo, coloca-nos em situação dialógica por meio de enunciados, dispositivos e gêneros discursivos. Na medida em que nos obriga, exerce várias competências (técnicas, científicas, sociais, ideológicas, éticas e estéticas); ao nos posicionarmos, nos põe em contato com o mundo, as ações e acontecimentos que nele se realizam, os sujeitos que organizam as ações e interagem naquele mundo e diante de si. Assim, a linguagem oferece múltiplas opções de produção de referências e nos permite extrapolar-nos para o mundo e saturar com acentos o que fazemos nele e o que sabem Mostrar todos
BAKHTIN, MM (1982). Estética da criação verbal. México: século XXI.
BAKHTIN, MM (1986a). Problemas da poética de Dostoiévski. México: Fundo para a Cultura Econômica.
BAKHTIN, MM (1986b). Literatura e problemas estéticos. Havana: Editorial Arte e Cultura.
BAKHTIN, M. e VOLOSHINOV, V. (1992). Marxismo e a filosofia da linguagem.
FIORIN, J.L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016.
KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.
MONTEIRO, L.S. Fundamentos teóricos da linguística. Curitiba: InterSaberes, 2017.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento num processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2010.
SAUSSURE, F. (1967). Curso de lingüística geral. Buenos Aires: Losada.
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