Sequência didática - Educação científica

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A aprendizagem por projetos aposta na construção de conhecimento através de um trabalho de investigação que responda a uma pergunta complexa, problema ou desafio com aplicação prática para a sociedade. Esta proposta está organizada em 3 aulas com duração variada, principalmente por se tratar de um sistema de aprendizagem ativa onde o estudante assume o protagonismo no desenvolvimento de soluções. Após a resolução dos problemas com a criação dos projetos os estudantes devem socializar o conhecimento e a proposta gerando discussão e a construção de nossos significados com o coletivo. Público Alvo Caracterização dos alunos: Estudantes do segundo ano do Ensino Médio, na faixa etária entre 15 e 16 anos. Caracterização da escola: Esta sequência didática será aplicada na NOME DA ESCOLA, da rede pública do Estado de São Paulo, pertencente ao SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

Trabalhar com projetos promove a integração entre diferentes conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades. A atividade começa com uma questão desafiadora que não tenha uma resposta fácil e que estimule a imaginação (PORVIR, 2018). Os elementos essenciais para a atividade são: 1. Problema ou questão desafiadora; 2. Investigação; 3. Somos todos “Poeira de Estrelas” O diálogo ajuda o aluno a fortalecer sentido, significados e criar novos vínculos pois pertence a natureza humana. Uma sala de aula que está constituída por bases dialógicas tem o seu sucesso como inevitável. De acordo com Paulo Freire as pessoas se encontram para dizer o mundo, transformá-lo e melhorá-lo, e a sala de aula deve ser o primeiro laboratório para esse exercício (MAGELA, 2015).

Todos os tópicos e conteúdos têm uma abordagem interdisciplinar e contribuem para a construção de uma cultura científica partindo da escola. Nestes tópicos o estudante vai refletir sobre as descobertas científicas da cosmologia. Criar um mapa conceitual das principais áreas inerentes a cosmologia. Fundamentar o método científico do processo de pesquisa da cosmologia. Conteúdos: Cosmologia e o método científico. Atividade 1: Pesquisar vídeos científicos no YouTube que respondam à pergunta “O que é cosmologia?” e criar uma playlist no YouTube. Figura 1 - Exemplo de uma playlist no YouTube Tempo: 50 minutos. Figura 2 - Interface de criação do Google Sites Contexto: Divulgar temas relevantes para a humanidade como aqueles que são objetos de estudo da cosmologia é um desafio. Os estudantes devem contribuir para o preenchimento dessas lacunas com o suporte da tecnologia.

Materiais de apoio: Laboratório de informática. Descrição: O grupo de utilizar a ferramenta de criação de sites, Google Site, para desenvolver uma página web colaborativa e integrada com diversos objetos de aprendizagem disponíveis sobre o tema. Os estudantes devem colaborar informações nos grupos, utilizar os vídeos da playlist criada na atividade anterior, pesquisar texto e artigos científicos relevantes e objetos de aprendizagem disponíveis na internet. Contexto: A natureza faz a parte dela, o efeito estufa é importante para manter a temperatura ideal para os seres vivos na terra. A cidadania deve ser exercida pelo consumo responsável e preservação do meio ambiente. A atmosfera da Terra evoluiu ao longo dos anos e precisamos de ações conscientes de preservação para a manutenção da vida.

Materiais de apoio: Sala de aula, lápis, canetas coloridas, folhas de papel A4 e A3. Descrição: O docente vai iniciar a aula com uma pergunta problematizadora (O que eu posso fazer para diminuir minha emissão de CO2 para a atmosfera?). Atividade 2: Roda de discussão Tempo: 1 hora e 20 minutos Modalidade de interação: Roda de discussão. Propósito: Refletir sobre a origem do planeta terra e a possibilidade de vida e subsistência da raça humana em outros planetas. Contexto: A proposta didática desta atividade está fundamentada na aprendizagem dialógica sobre o tema. O diálogo pertence a natureza humana é uma forma de fortalecer os sentidos e significados, sua prática está direcionada a estabelecer vínculos selando o ato de aprender que nunca é individual, embora tenha uma dimensão individual como afirma Paulo Freire (MAGELA, 2015).

Materiais de apoio: Sala de aula. com/uploads/materials/424/4283a897696d8c36fe007f4fe8a975dc. pdf>. Acesso em: 25 jun. PORVIR. Aprendizagem baseada em projetos.

54 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download