Trabalho de Pedagogia Disciplina História da Educação

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

 Ele consistia, inicialmente, em formar letrados e militares para servir a China. Era, então, um método de recrutamento bastante rigoroso e que envolvia todas as classes sociais. O sistema de exames da China também adotava quatro tipos de exames. Qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita? R: A escrita era fundamental para obter êxito nos exames literários que dependia da caligrafia do aluno. Na educação elementar, a leitura e a escrita são aprendidas com pouca ou nenhuma relação entre si. Quer isso dizer que, se o jovem deve viver da caça e da pesca, é habituado desde cedo ao exercício de todas as atividades relacionadas com a pesca e a caça, a construir embarcações, a manejar as armas com precisão e a desenvolver sua agilidade física.

Com efeito, suas faculdades intelectuais se tornam precisas, ágeis e eficazes, contribuindo automaticamente pelo desenvolvimento intelectual do indivíduo. • Educação moral: Os primitivos procuravam transmitir às suas gerações novos preceitos morais e espirituais, dentre eles o respeito aos pais e aos mais velhos, o culto dos antepassados, o sofrimento de honra, a fidelidade a palavra, a obediência a autoridades legítimas. c) Fale resumidamente a educação Hindu, especificamente o sistema de casta que resulta hoje na desigualdade social, quanto a educação judaica como era considerada e se possuía escola? A moral era ensinada por meio de provérbios e de fábulas. Além da leitura e da escrita, estudavam a aritmética. R: O novo período grego compreende, primeiro, o período de transição em ideias educacionais, religiosas e morais, durante e após a Idade de Péricles.

É este o período, durante o qual, se desenvolveu o novo pensamento filosófico e foram formuladas as novas práticas educativas. O segundo destes subperíodos estende se desde a conquista macedônica (após o fim do IV século a. C. até a completa fusão da cultura grega com a vida romana. Consiste em pensamento quiser tem do velho ao novo, religioso ao Laico, do pequeno ou grande do nacional para o internacional, mas que possui uma nova forma de usar ela era de caráter totalmente religioso tornando impossível eliminá-los mesmo que quisessem porque era Comenius o religioso não se dissocia do pedagógico. A didática magna na qual propõe uma reforma da escola a busca pelo ensino-aprendizagem o método para o próprio indivíduo e para a cidadania partindo da vida religiosa Comunitária e fundamentada nas leis e na estrutura da natureza por isso relógio tipografia tornou-se exemplo de arte de ensinar o modelo mais perfeito que comemos se encontrou para mudar todos os passos de sua didática é a natureza ela torna ideal a ser reproduzido por todo aquele que se propõe a ensinar a arte de ensinar é mais que uma profissão é uma missão que exige sabedoria ética e todo um processo dinâmico autonomia de todos os educadores.

Aulas 06 e 07 a) Faça uma leitura da aula 6 e descreva como era a organização escolar, a quem estava vinculada e qual a camada social tinha acesso a instrução escolar? A organização escolar no Brasil colônia está estreitamente vinculada a política colonizadora dos portugueses e em decorrência do estágio primitivo em que se encontravam como fontes que aqui viviam nas etnias indígenas a educação não tinha objetivo de escolarização.  A participação direta da criança nas diferentes atividades tribais era quase que suficiente para a formação necessária quando atingisse a vida adulta a educação escolarizada Só podia ser conveniente interessar a camada dirigente pequena nobreza e seus descendentes que segundo o modelo de colonização adotado deveria servir de articulação entre os interesses metropolitanos e as atividades coloniais.

b) A organização escolar colonial teve 3 fases: Jesuítica, pombalina e joanina. Ao chegarem aqui no Brasil, qual o apoio do governo brasileiro no que concerne a educação? E qual era a intenção de governo ao defender uma política imigratória de uma colonização mista? R: O governo brasileiro não deu apoio, pois houve descaso quanto ao investimento em educação a todos brasileiros natos, africanos e imigrantes. Foram assentados em plena selva, com apoio do poder público, os colonos construíram igrejas, escolas em duas escolas culturais mantiveram sua língua e seus costumes e sua identidade nacional.  A política imigratória era uma colonização mista estrangeiros e nacionais para a seleção das raças e aperfeiçoamento ético qualificado a perfeição na raça de povos brancos negros pardos e índios Aulas 08 e 09 a) A Educação indígena é apresentada como porta de entrada a um futuro menos adverso, baseado no conceito de desenvolvimento sustentável, incentivada a fixação das populações tradicionais no seu habitat.

Disserte sobre as condições de escolarização de grande parte dos povos indígenas, quanto a qualidade do ensino com ênfase na interculturalidade bilingue? R: No caos em questão pode-se afirmar que a constituição, o plano nacional de educação, as diretrizes básicas da educação, resoluções e portarias do governo federal foram de suma importância para que a educação indígena fosse construída de forma a possibilitar o desenvolvimento sustentável dessa população, sem que isso representasse uma perda do seu habitat natural. Nesse sentido, deve-se prezar pela preservação da cultura indígena, seus habitats naturais, bem como a sua interculturalidade bilíngue, tendo em visa sua importância para a cultura e história do brasil. Encontros, reuniões e seminários têm se tornado recorrentes para a discussão da legislação educacional, de propostas curriculares para a escola indígena, de formação de professores índios, do direito de terem uma educação que atenda a suas necessidades e seus projetos de futuro.

Hoje não mais se discute se os índios tem ou não que ter escola, mas sim que tipo de escola.   A formação da consciência da cidadania, a capacidade de reformulação de estratégias de resistência, a promoção de suas culturas e a apropriação das estruturas da sociedade não-indígenas, pela aquisição de novos conhecimentos úteis para melhoria de suas condições de vida, estão em pauta nas propostas relativas à educação escolar indígena. Abandonam-se os pressupostos educacionais que, desde a colônia, tinham características integracionistas visando a homogeneização da sociedade brasileira pela aculturação e assimilação.  Atendendo às demandas e às experiências inovadoras desenvolvidas por organizações indígenas, a educação escolar indígena passa a ser reconhecida pela constituição de 1988 e pela legislação relativa à educação como comunitária, intercultural, bilíngue, específica e diferenciada.

Explicite com suas palavras a educação brasileira após os anos 30 com a participação dos renovadores da escola nova, principalmente as conquistas que temos hoje, resultado do trabalho deixado por eles. R: Ocorreu uma revolução na educação brasileira após os anos 30 com a participação dos renovadores da escola nova, visto que gradualmente a educação foi ampliando-se e tornando acessível a todos os brasileiros. Isso resultou no surgimento de um processo de combate ao analfabetismo, que continuou a diminuir década após década, até que atualmente pudéssemos ter índices de apenas 6,8%. b) A perspectiva da Educação no século XXI, o professor deve buscar a autonomia pedagógica, tendo como ponto norteador os quatro pilares orientadores da educação, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Existem também outras categorias nascidas ao mesmo tempo da prática da educação e da reflexão sobre o contexto do mundo da educação atual, nas quais destacamos as principais: cidadania, planetaridade, sustentabilidade, virtualidade, globalização e transdisciplinaridade. É preciso então, aprender a compreender o próximo, desenvolver uma percepção, estar pronto para gerenciar crises e participar de projetos comuns. É necessário deixar a manifestação da oposição de forma violenta de lado e progredir a humanidade. Aprender a ser Desenvolver o pensamento crítico, autônomo, incitar a criatividade e elevar o  crescimento de conhecimentos, além de ter em mente um sentido ético e estético perante a sociedade. Isto é aprender a ser. Não podemos negligenciar o potencial de cada indivíduo, é preciso contribuir para o seu total desenvolvimento, adquirindo ferramentas que formulam os juízos e valores do ser autônomo, intelectualmente.

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