HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

● O ensino posto na área curricular no que tange a ciências naturais é refletida em aulas teóricas e aulas práticas A aplicação das histórias em quadrinhos como recurso didático. ★ ★ ★ Conteúdo procedimentais. Conteúdo Conceituais. Conteúdo atitudinais. Erros Conceituais ou Equívocos nos Materiais Extra Escolares. Kamel ainda fala da existência de histórias em quadrinhos como reflexão sobre o uso de gibis em sala de aula, é as histórias em quadrinhos selecionadas para os livros didáticos advém de gibis comuns que apresentam uma periodicidade de circulação social, contudo, não possuem a intencionalidade educativa explícita. Contudo, nas histórias da Turma da Mônica de Maurício de Sousa, são abordados com frequência, diversos temas como: a preservação ambiental, a alimentação saudável, as doenças e até mesmo dúvidas e questionamentos acerca do universo.

● Esses conteúdos conceituais fazem parte do currículo em Ciências e, portanto, podem ser de grande valia para a prática docente, ainda que a forma de apresentação dos mesmos seja passível de revisão e questionamentos na busca de conciliações viáveis entre o conhecimento escolar e o conhecimento científico. ● E muito embora Maurício de Sousa admita que não pretende ser “professoral ou didático” com seus personagens, o mesmo reconhece que “esbarra” em alguns assuntos que são pertinentes à prática educativa. A importância do uso de quadrinhos em sala de aula como o fornecimento de uso diferencial do material didático para alunos e professores para enriquecer os estudos dos conteúdos curriculares em Ciências,e a importância do papel do professor na compreensão crítica do uso de histórias em quadrinhos com o material de didático e planejamento de atividades nos quais possam utilizar as histórias em quadrinhos como instrumento de reflexão de ensino de ciências ● A revista em quadrinhos são analisadas e utilizadas como estratégias didáticas em aulas de ciências naturais, que são adquiridas por jovens e crianças na educação escolar como um complemento no estudos, que é fundamental para que os professores forneçam a leitura crítica das histórias em quadrinhos, apontando os erros e os acertos encontrados nessas histórias.

Pozo estaca a prática da aprendizagem que envolve a aquisição do fato e conceito. ●Para Zabala (1998), os conteúdos podem ser classificados como: conceituais, procedimentais e atitudinais. Hora da Atividade ● ● ● ● ● ● Materiais: Para esta proposta são necessários gibis e livros de literatura infantil. Você vai precisar também de um suporte para anotar as hipóteses das crianças, de modo que fique visível para elas. A4,papel ,lapis de cor e Giz de Cera Espaço escolha um espaço acolhedor e confortável para o grupo manusear os gibis e livros, Observe que as crianças poderão fazer as apreciações em duplas ou trios. br/plano-de-aula/3780/lendo-quadrinho http://www. madeiratotal. com. br/escolas-de-bom-retiro-e-palmeira-recebem-o-projeto-crescer-lendo-da-klabin/.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download