Qualidade de Vida no Trabalho

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Para dar sustentação teórico-metodológica, busca informações entre os teóricos, tais como: Chiavenato (1995), Fernandes (1996), Gil (2006), Limongi-França (2004), Luz (2003), Yin (2005), Richardson (2011), Severino (2007), dentre outros. A dimensão empírica da pesquisa envolveu todos os colaboradores da empresa Arco-Íris. Para a análise dos dados utilizou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa, com o objetivo de descobrir o que está por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que foi dito ou escrito pelos pesquisados. A partir do exame dos dados, é possível constatar que o grau de insatisfação por parte dos colaboradores da loja mencionada é demonstrada claramente. Em seus resultados permitiu conhecer que os funcionários da loja Arco-Íris anseiam por melhores salários, valorização profissional, e processo de carreira.

From the examination of the data, it can be seen that the degree of dissatisfaction among employees of the store mentioned is very large. In its results allowed to know what store employees Rainbow yearn for better salaries, professional development, and career process. The results also showed that this company does not offer any benefits (health insurance, basic food, education assistance, etc. To improve the quality of life at work. Given this, we expect that the results may contribute to insecurity, distrust, dissatisfaction cease to be the scene of daily work, and that the work environment is a source of satisfaction, motivation, and mostly self-fulfillment. REFERENCIAL TEÓRICO 2. O valor do trabalho para o Homem 2. O Homem e o trabalho nos dias atuais 2. Motivação x Trabalho 2. Teoria das Necessidades de Maslow (1954) 6.

durante muito tempo, ao falar-se em qualidade nas empresas, enfatizava-se principalmente a produção. Hoje se fala não apenas em qualidade no trabalho, mas também em qualidade de vida dos empregados. Isso significa que os empregados precisam ser felizes. Atualmente, é possível identificar grandes organizações destinando recursos em caráter permanente para as ações ligadas à QVT. Respeitar o trabalhador como ser humano significa colaborar para a edificação de um mundo mais humano e para um desenvolvimento sustentável. Objetivo Geral Compreender o grau de influencia das ações empreendidas pela Qualidade de Vida no Trabalho em relação à produtividade dos colaboradores. Objetivos Específicos • Investigar a existência de Qualidade de Vida no Trabalho da empresa X; • Identificar os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho que são relevantes na percepção dos colaboradores da empresa X; • Analisar a motivação e a satisfação dos colaboradores da empresa X com relação ao trabalho e a organização.

Justificativa A QVT é um instrumento fundamental de gestão organizacional e sua possibilidade de sucesso depende, principalmente, de um novo modelo de gestão do trabalho. O desempenho no cargo e o clima organizacional representam fatores importantes na determinação da QVT. A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e de cada organização. No capítulo seguinte, encontram-se todas as etapas do processo técnico e metodológico de investigação. O seguinte e último capítulo expõem as informações coletadas junto aos colaboradores da empresa X, em forma de discussão. Também faz parte deste estudo, as considerações finais, isto é, o fechamento das principais ideias encontradas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa. REFERENCIAL TEÓRICO 2. O valor do trabalho para o Homem Este capítulo tem como principal objetivo familiarizar o leitor com o tema em estudo, proporcionando as primeiras noções acerca da Qualidade de Vida no Trabalho.

O trabalho vem atribuindo valores nos quais se projetam numa imagem ideal de sujeito produtivo em função de ser essa imagem que corresponde à validez e utilidade (BEZERRA, 2005, p. O trabalho se transformou em objeto de desejo e obrigação social, produzindo estigmas em relação àqueles que não conseguiam se inserir na sociedade enquanto trabalhadores. Dessa forma, os indivíduos que por vario motivos não se inserir nesse quadro lhe é produzido estigmas, causando dor no seu ego. COSTA, 2006, p. Diante do fracasso de não estar inserido no mercado de trabalho, o trabalhador, apresenta um sentimento de inutilidade, se marca pela sua autoimagem destruída do indivíduo na sociedade. A falta de emprego exclui e, também, gera sofrimento e frustração — no momento em que a falta do mesmo gera o sentimento de inutilidade e de fracasso.

Essa condição que a sociedade determina, faz com que o trabalhador se submeta à uma realidade dolorosa, no intuito de manter sua família e honra, fazendo que o mesmo não gerasse a credibilidade esperada pelos empregadores, custeando sua mão de obra com baixos rendimentos salariais, os quais por muitas vezes não efetivam a vida com dignidade. Motivação x Trabalho Dizer que uma empresa é boa de se trabalhar, implica dizer que, de uma forma ou de outra, ela está proporcionando a satisfação pessoal aos seus colaboradores. No entanto, a nova realidade do trabalho – mercado competitivo, constantes mudanças tecnológicas e necessidades de atualização do conhecimento – gera elementos de insatisfação: Neste momento de acirrada competição, em que muitas empresas vêm passando por processos de fusão, aquisição, privatização, terceirização, downsing, PDV (Programa de Demissão Voluntária), drástica redução de seus quadros de pessoal, o que se pode esperar do estado de ânimo das pessoas que trabalham? Insegurança, desconfiança, perda de lealdade, apreensão, insatisfação.

Hoje em dia, mais do que no passado, é comum encontrarmos pessoas reclamando das empresas onde trabalham (LUZ, 2003. As ações administrativas arbitrárias podem provocar incerteza ou insegurança no empregado, quanto à sua permanência no emprego. A terceira é a social, muito importante para o indivíduo, pois, trata-se do sentimento de aceitação, associação, um sentimento de pertencer ao grupo. Quando as necessidades sociais não estão suficientemente satisfeitas, o indivíduo torna-se resistente, antagônico e até hostil com relação às pessoas que o cercam. Em quarto lugar, está o ego ou estima, onde o trabalhador busca ter uma reputação, independência e autoconfiança. Por fim a auto realização onde o trabalhador procura o autodesenvolvimento, a criatividade, auto expressão, é a realização do seu próprio potencial.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. ª ed. São Paulo: Atlas, 1995. COSTA, C. São Paulo: Atlas, 2006. LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de Vida no Trabalho - QVT: Conceitos e Práticas nas Empresas da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo, Atlas, 2004. Metodologia do Trabalho Científico. ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. YIN, R. K.

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