Caso Santander Finance - Resenha

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Harvard Business School, 712 – P04, 2010. INTRODUÇÃO O grupo Santander surgiu em 1857 no norte da Espanha, tornando-se em 2007 um dos maiores bancos do mundo em termos de capitalização de mercado e lucro líquido. O Santander Consumer Finance – SFC era responsável por atividades de financiamentos ao consumidor. Esse setor cresceu dentro do grupo, expandindo para novos mercados. A mudança de empresas filiadas para SFC fez com que a marca fosse fortalecida após aquisições em diversas localidades geográficas, operando em vinte países no ano de 2008, e sendo responsável por 8% do lucro total do banco. Existia a venda de produtos complementares aos empréstimos, como os seguros nos casos de bens duráveis. Além disso, após a assinatura da proposta a equipe de vendas enviada constantemente serviços adicionais.

Como em outros lugares, na Europa a concorrência com outras instituições bancárias era acirrada. A fim de forma uma estrutura adaptável, e mais próxima a realidade do cliente de cada localidade a SFC possuía uma estrutura descentralizada. A aquisição de empresas locais era uma outra estratégia, pois faria com que a empresa tivesse vendedores locais. Quanto maiores os aspectos incluídos para verificar as possibilidades de estratégias, mais completa a análise. Os índices financeiros e socioeconômicos também devem ser considerados para a tomada de decisão, bem como a atual situação financeira da organização. A decisão tomada com base nas ferramentas analíticas de avaliação de investimento tende a ser mais assertiva, pois levam como base estimativas coerentes com a experiência de mercado e pesquisas realizadas.

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