A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Para esse autor, o desenvolvimento orgânico é fundamental para o desenvolvimento do psiquismo. Portanto, a maturação orgânica fornece bases para a evolução funcional do indivíduo, inclusive em termos de formas de pensamento no decorrer da vida. O pensamento infantil possui algumas características. A primeira delas é o sincretismo, o que faz com que os pensamentos apareçam de modo confuso. A criança ainda não tem domínio sobre os instrumentos que compõem o pensamento, então ela mistura aspectos diversos e percebe a realidade de maneira indiferenciada. Assim como recai constantemente em tautologias, que é a explicação de um termo por ele mesmo, encontrando dificuldade em utilizar palavras mais complexas para explicar um fenômeno. Aponta-se que a linguagem e a cultura têm papel fundamental na transformação do pensamento.

A linguagem assume uma função de substituto do ausente com o passar do tempo, mas mesmo com o tempo o pensamento passa a ter lacunas. Por consequência, o desenvolvimento infantil passa por etapas que gradativamente levam a criança a formas de pensamentos que são mais complexos. Cada etapa representa a superação de um conflito ou de uma crise. Ainda assim a linguagem e o pensamento infantil são incipientes à medida que estão em processo de desenvolvimento e ainda deixam lacunas. É o convívio social com outras crianças e adultos que irá auxiliar a criança no desenvolvimento de formas de expressões mais complexas. No contexto escolar, o professor tem o papel fundamental de compreender a etapa do desenvolvimento em que a criança se encontra.

A partir disso, ele poderá ajudá-la a passar por dificuldades, crises e conflitos.

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