PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

A plataforma Strategy ® Business Simulation foi utilizada durante todo o desenvolvimento da disciplina Jogos de Negócio como ferramenta essencial na provisão de uma experiência gerencial mais aproximada à realidade. Este trabalho analisa a conduta de uma indústria de aparelhos celulares, smartphones e tablets, em um mercado com outras 8 (oito) indústrias concorrentes. PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA FENIX TECNOLOGIA – ATRAÇÃO RECRUTAMENTO E MANUTENÇÃO DE TALENTOS COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUTIVIDADE Elaborado por NOME DO AUTOR e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para a obtenção NOME DO CURSO, Nível de Especialização. Data da aprovação: ____ de ________________ de ________ __________________________________ - Coordenador Acadêmico Local __________________________________ - Professor Orientador do TCC LIsta de ilustrações Figura 1 – Logotipo FENIX TECNOLOGIA 13 Figura 2 – Organograma FENIX TECNOLOGIA 17 LIsta de Gráficos Gráfico 1 – Receita de Vendas 19 Gráfico 2 – Preços 20 Gráfico 3 – Investimentos 21 Gráfico 4 – Aplicações Financeiras 22 Gráfico 5 – DRE 23 Gráfico 6 – Fluxo de Caixa 24 Gráfico 7 – Investimentos em Tecnologia no 1º Quadrimestre 26 Gráfico 8 – Quadro de Colaboradores 27 Gráfico 9 – Comparativos de Valores 28 Gráfico 10 – Salários e benefícios concedidos 29 Gráfico 11 – Investimentos em promoção e propaganda 31 Gráfico 12 - Vendas 31 Gráfico 13 – Investimentos em Design 32 Gráfico 14 - Venda de celulares 33 Gráfico 15 – Venda de Smartphones 33 Gráfico 16 – Venda de Tablets 34 Gráfico 17 – Receita de Vendas 37 Gráfico 18 – Preços 38 Gráfico 19 – Investimentos 39 Gráfico 20 – Aplicações Financeiras 40 Gráfico 21 – DRE 40 Gráfico 22 – Fluxo de Caixa 41 Gráfico 23 – Investimentos em Tecnologia no 2º Quadrimestre 42 Gráfico 24 – Salários e benefícios pagos aos trabalhadores 43 Gráfico 25 – Quadro de colaboradores 43 Gráfico 26 – Comparativos de valores de salários x Horas extras 44 Gráfico 27-Investimentos em Promoção e Propaganda 46 Gráfico 28 – Investimentos em Design 47 Gráfico 29 - Venda de Celulares (Ano 0 – Até o momento) 47 Gráfico 30 – Venda de Smartphones (Ano 0 – Até o momento) 48 Gráfico 31 – Venda de Tablets (Ano 0 – Até o momento) 48 Gráfico 32 - Lucro Líquido x Lucro Líquido Acumulado 50 SUMÁRIO 1 Introdução 12 1.

O AMBIENTE STRATEGY 12 1. Finanças E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 18 2. RECEITA DE VENDAS 18 2. FORMAÇÃO DE PREÇOS 19 2. CUSTOS E DESPESAS 20 2. APLICAÇÕES FINANCEIRAS 21 2. FINANÇAS E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 36 2. RECEITA DE VENDAS 37 2. FORMAÇÃO DE PREÇOS 38 2. CUSTOS E DESPESAS 38 2. APLICAÇÕES FINANCEIRAS 39 2. JUSTIFICATIVA 52 3. REVISÃO LITERÁRIA 53 3. METODOLOGIA 55 3. PLANEJAMENTO DE CAPITAL HUMANO 56 3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 56 3. Através dele, um grupo de jogadoresrepresentaempresas de um mesmo setor, e toma decisões gerenciais nas diversas áreas doempreendimento. O portal, alimentado com estes dados, define a demanda de cada empresa com base na atratividade de seus preços relacionados com o impacto de suas campanhas de publicidade e marketing e qualidade de seus produtos com base nas decisões de investimento em design e tecnologia. A Fenix Tecnologia Durante a primeira semana da disciplina Jogos de Negócio, a sala da turma 25 da pós-graduação em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas foi dividida em nove grupos, contendo a máxima de cinco integrantes cada.

Separados os grupos foram iniciadas as análises do histórico da empresa ao longo dos últimos anos e definida a estratégia que seria adotada no objetivo de alavancar a empresa, partindo assim de um reposicionamento da empresa representado na adoção do nome FENIX TECNOLOGIA e o desenvolvimento de uma nova identidade visual, representada na Figura 1: Figura 1: Logotipo FENIX TECNOLOGIA Fonte: Elaborada pelos Autores A FENIX TECNOLOGIA é uma empresa de capital aberto que atua no ramo de telecomunicações contendo em seu mix de produtos: celulares, smartphones e tablets, cada um em situações mercadológicas distintas, fator que estrutura o primeiro dos desafios enfrentados na gestão da empresa, além de ser integrante de um mercado inicialmente homogêneo, formado por outras oito indústrias com características idênticas.

MATRIZ BCG Devido ao momento distinto em que cada produto produzido pela FENIX TECNOLOGIA se encontra, a primeira análise realizado foi a Matriz BCG, como mostra a Tabela 1, objetivada em identificar a situação do mix de produto e em quais estratégias poderiam ser adotadas de modo efetivo. Missão Criar produtos e serviços de qualidade, valorizando seus fornecedores parceiros e equipe de colaboradores, mitigando as distâncias geográficas através de suas tecnologias, e as distâncias sociais através de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da sociedade onde está inserida. Visão Ser a marca referência em tecnologia e confiabilidade de seus produtos e serviços, fornecendo produtos com o maior custo-benefício do mercado, atendendo sempre as mudanças comportamentais da demanda.

Valores Ética, honestidade, excelência, respeito e sustentabilidade. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O organograma que consta a seguir na Figura 2, demonstra como se organizam as 5 (cinco) subdiretorias da empresa FENIX TECNOLOGIA. As decisões estratégicas são efetuadas a partir de reunião com todos os diretores. Este aumento se deve à estratégia de diferenciação optada pelos diretores da empresa, priorizando investimentos em inovações tecnológicas, design e marketing para a consolidação dos produtos no mercado competitivo agregando maior valor para seus consumidores. No mês de abril houve uma queda na receita devido à greve que aconteceu nesse mês, ocasionando a diminuição de produção em 50%, impactando diretamente na receita de vendas. Gráfico 1: Receita de Vendas Fonte: Elaborada pelos Autores 2. FORMAÇÃO DE PREÇOS Para a composição dos preços dos produtos vendidos pela empresa foram utilizadas duas estratégias pela empresa para se conseguir chegar à margem de 30% de lucro sobre o preço de custo do produto.

Nos meses de janeiro e fevereiro foi utilizada a estratégia de analisar os preços da concorrência e manter um preço médio para o mercado, elevando os preços do smartphone e tablet devido à estratégia de diferenciação optado pela empresa. APLICAÇÕES FINANCEIRAS As aplicações financeiras foram utilizadas como estratégia para custear gasto como mão-de-obra extra ou aluguel de máquinas. Pois para a redução de custo de produção é melhor ter os gastos extras citados acima do que manter funcionários ou unidades fabris. Assim as aplicações foram feitas em caráter de dissolver esses gastos aumentando assim a margem de lucro estimada pela empresa. Como os valores das aplicações eram baixos devido à estratégia de custeio de gastos, a fim de manter o fluxo de caixa da empresa maior para evitar entrar em créditos rotativos ou empréstimos, os diretores decidiram que seria mais vantajoso e benéfico para a empresa manter esta estratégia do que aplicar na empresa comprando unidades fabris ou contratando funcionários, uma vez que se optou por reduzir os custos de produção.

Gráfico 4: Aplicações financeiras Fonte: Elaborada pelos Autores 2. Como no mês de março, como já antes citado, foi o melhor em receitas do período, foi possível que o DFC aumentasse mesmo que o DRE estivesse negativo, pois mesmo com o lucro neste mês, não foi o suficiente para torná-lo positivo. Pesquisa e Desenvolvimento Alinhado ao objetivo de gerar diferenciação aos produtos da FENIX TECNOLOGIA frente a seus concorrentes, foram feitos investimentos constantes em inovação tecnológica, visando criar benefícios em longo prazo em relação a atratividade dos produtos. Ressaltando o fato de que os produtos da empresa se encontram em situações mercadológicas distintas, as análises e decisões de investimento foram tomadas com base na provisão futura de cada produto do mix.

As principais informações contidas no material e percebidas com base na análise dos registros da empresa eram de que o celular estava caracterizado como vaca leiteira, ainda que tivesse uma grande importância no faturamento, possuía uma demanda em declínio e uma situação tecnológica estabilizada, não requisitando investimentos em inovação, além de não ter mais relação dentro do novo posicionamento da empresa, portanto seus investimentos deveriam ser nulos durante todos os meses com o intuito de redução do custo unitário e consequentemente o aumento da margem de lucro sobre o produto. Ao contrário do celular os produtos tablet e smartphones possuíam uma perspectiva de futuro mais atraente, o tablet apresentava uma demanda em ascensão e boas oportunidades no campo de inovação, deste modo seus investimentos deveriam ser priorizados a fim de melhorar sua atratividade em mercado, além de possuir a maior margem de lucro do mix.

Tais valores de investimento foram mantidos durante todos os meses, conforme mostra o Gráfico 7: Gráfico 7: Investimentos em Tecnologia no 1º quadrimestre Fonte: Elaborada pelos Autores Os investimentos em tecnologia, alinhado com as demais estratégias, colaboraram diretamente para o alcance de todas as metas pré-estabelecidas, e analisadas frequentemente através da DRE por produto, para garantir que não afetasse negativamente a lucratividade de cada produto. Recursos Humanos O contingente fabril para o primeiro período iniciou-se com 300 funcionários, onde cada um deles trabalhou por 160 horas\mês. A empresa decidiu a princípio por uma estratégia de gerar estoque de produtos acabados, após análise da diretoria de gráficos de vendas dos anos anteriores, para posteriormente conseguir ao longo dos meses de trabalho, uma linha de produção enxuta, ou seja, fazendo-se mais com menos.

Com a depreciação de maquinário e demissão de funcionários, o mesmo não seria possível. Ao fim do primeiro mês manteve-se então o mesmo número de trabalhadores. Devido à especulação de uma greve,a administração da FENIX TECNOLOGIA julgou necessário conceder um aumento aos trabalhadores na ordem de 1,25% entre salários e benefícios por trabalhador. Sendo a FENIX TECNOLOGIA a única a ceder aumento de salários e benefícios aos seus trabalhadores durante este período, tal fato foi comprovado após análise estatística de valores do salário médio mensal mínimo, médio e máximo concedido pelas empresas, onde o valor do salário concedido obteve valor máximo e os demais dados constavam apenas do salário inicial do jogo de negócios.

No mês 3 o sindicato se reuniu e apoiou uma greve seletiva. O presidente do sindicato afirmou que há alto grau de adesão dos trabalhadores à greve. O mesmo voltou a reforçar o valor do pleito e explicou que haveria uma greve seletiva, ou seja, quem concedesse os benefícios desejados aos trabalhadores não teria sua produção afetada. Em janeiro foi realizado o maior investimento em relação aos meses seguintes, sendo aplicado no smartphone R$ 60. tablet R$ 50. e para o aparelho celular R$ 40. Esse investimento foi praticado para a empresa sentir os feitos do mercado e analisar qual é o efeito causado na demanda, com cada tipo de investimento realizado. No período de fevereiro, os investimentos se mantiveram,porém, totalizando uma redução no total de R$ 40.

O investimento em promoção e propaganda nos meses de março e abril foi substancialmente reduzido devido ao pico de vendas que ocorreu em março com comentado anteriormente, pois não seria certo aumentar ainda a demanda, se não havia estoque para suprir as vendas desejadas. Gráfico 11: Investimentos em Promoção e Propaganda Fonte: Elaborada pelos Autores Gráfico 12: Vendas do primeiro quadrimestre Fonte: Elaborada pelos Autores 2. DESIGN Considerando a estratégia da empresa FENIX TECNOLOGIA, é importante que o investimento em inovações seja sempre algo constante e contínuo, devido ao quanto a tecnologia está sempre evoluindo no mercado de smartphones e tablets. Por isso foi mantido um investimento contínuo também no design de produto, para agregar mais valor ao mix e acompanhar as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, para demonstrar modernidade aos aparelhos tanto no hardware quando em sua estética.

Observa-se que no primeiro mês foi investido R$100. celulares. Foi atingida a venda de 1900 unidades, o que gerou um estoque acumulado de 805 unidades, gerando um custo de estocagem de R$ 52. Para os casos do smartphone e dos tablets, não houve estoque. Todas as 570 unidades de Smartphones produzidas e 168 unidades de tablets foram devidamente vendidas. No mês de janeiro não houve manutenção das máquinas, o que gerou uma depreciação, passando de 900 para 892,80 unidades fabris. No mês de março, houve uma produção de 1500 celulares, 700 smartphones e 300 tablets. Foram vendidas todas as unidades, incluindo as que haviam em estoque. Houve nova depreciação, levando a 878,57 unidades fabris. Os salários dos funcionários foram reajustados em R$ 805,00. No mês de abril, aconteceu a greve que havia sido anunciada há 2 meses atrás.

Acumulado 1 1 1 1 Fonte: Elaborado pelos autores De acordo com os resultados, pode-se observar que a melhor atribuição dos pesos deveria considerar como os de maior importância os objetivos de Receita de Vendas e Capital Circulante Líquido, respectivamente. A melhor proporção seria 1 para o Valor da Ação no Mercado, 5 para receita de vendas, 3 para Capital Circulante Líquido e 1 para Lucro Líquido do Exercício Anterior. Diante do cenário atual, o acumulado de pontos foi de 75,56 (somando-se os 4 meses). Considerando-se o novo formato, o total de pontos seria de 153,56 pontos. Estas informações foram consideradas para o procedimento do próximo quadrimestre. FORMAÇÃO DE PREÇOS No segundo quadrimestre a empresa optou por continuar a estratégia utilizada no final do primeiro quadrimestre, onde eram analisados os valores gastos com os investimentos e os custos de produção para encontrar o valor real de cada produto e assim acrescentou-se a margem de lucro estipulada pelos diretores de 30%.

Nesse período houve aumentos gradativos nos valores de vendas do produto, devido a diversos fatores como: aumento salarial e benefícios, o aumento de insumos de matéria prima, a redução na produção pela crise hídrica como mostra o Gráfico 18. Gráfico 18: Preços Fonte: Elaborada pelos Autores 2. CUSTOS E DESPESAS A empresa continuou com sua estratégia de diminuir os custos de produção o máximo que poderia. Continuou-se com a depreciação das unidades fabris, mantendo o corte de 5% dos funcionários ainda do primeiro quadrimestre, o quadro de funcionários não sofreu alteração neste período. Isso se sucedeu devido à receita serem maiores que a despesas nesse período, mostrando que as estratégias optadas pelos diretores de impulsionar as vendas e reduzir custos e despesas surtiram o efeito esperado pelos diretores.

Gráfico 21: DRE Fonte: Elaborada pelos Autores. FLUXO DE CAIXA O fluxo de caixa no segundo quadrimestre continuou crescendo conforme Gráfico 22. Assim como no final do primeiro quadrimestre, o DFC continuou com seu aumento gradativo devido as suas entradas estarem superiores as suas saídas. Esse aumento deve-se ao sucesso da estratégia de marketing que impulsionou as vendas dos produtos, assim como o reajuste correto dos preços de venda dos produtos. Como demonstra o Gráfico 24: Gráfico 24:Salários e Benefícios pagos aos trabalhadores Fonte: Elaborada pelos Autores O quadro de funcionários também se manteve o mesmo, como demonstra o Gráfico 25, sendo esta decisão tomada após alinhamento com os outros departamentos da empresa, finalizou-se o 2º quadrimestre com um número de 285 trabalhadores controlados por sistemas gerenciais.

Tal estratégia visa garantir segurança e motivação no trabalho, gerando um ambiente de paz e eliminando incertezas, o que gera, por conseguinte um aumento na produtividade. Gráfico 25: Quadro de Colaboradores Fonte: Elaborada pelos Autores Para atender as demandas de vendas, após análise de mercado e de seus concorrentes, a diretoria da FENIX TECNOLOGIA verificou que seria necessário pagar horas extras aos seus colaboradores. O valor pago para horas adicionais é de R$ 3,00/hora já incluídos os encargos, em todos os meses do jogo, exceto no me de agosto, a empresa optou por realizar o pagamento de horas extras aos seus funcionários, a análise do custo benefício foi feita pela diretoria da empresa, havendo uma economia de 43% conforme demonstrado no Gráfico 26.

Gráfico 26:Comparativos de Valores de salário x horas extras Fonte: Elaborada pelos Autores 2. O investimento ocorrido no mês de agosto foi direcionado principalmente a tablet e smartphone com o valor de R$ 100. para ambos, o aparelho celular não recebeu o mesmo valor, sendo investido R$ 40. O valor de investimento no celular foi baixo, devido a empresa acreditar que não vale mais incentivar o consumo de uma tecnologia que está entrando em declínio. Todo o investimento realizado no setor foi baseado na demanda orientado pela apostila de jogos de negócios. Gráfico 27: Investimentos em Promoção e Propaganda Fonte: Elaborada pelos Autores 2. Não houve para este período custo de estocagem, uma vez que toda a produção foi vendida. Neste mesmo mês, houve a notícia de que haveria o aumento no valor dos insumos devido à crise internacional, acarretando em um aumento do custo de insumos em 15,38% para o celular, 24,91% para o smartphone e 89,47% para o tablet.

Além dessa notícia, havia rumores de que, devido à queda das chuvas no território brasileiro, haveria a necessidade de um racionamento de energia, reduzindo a capacidade fabril em 20% de sua totalidade atual. No caso da FENIX TECNOLOGIA, havia uma capacidade fabril neste mês de 878,98 ufs. Previa-se, portanto, produções que utilizariam 870,78 ufs, caso não houvesse depreciação no período, e 691,38, caso não houvesse reinvestimento em máquinas, se assim decidisse os diretores da empresa, que optaram por permitir a depreciação. O estoque final acarretou em um custo de R$ 22. Não foi feito reinvestimento em máquinas, permitindo a depreciação para 864,03 ufs. Para o mês de agosto, manteve-se o mesmo índice de racionamento de energia, sendo agora possível se utilizar 777,63 ufs.

Devido ao estoque acumulado, foram produzidos 400 celulares, 700 smartphones e 370 tablets. Todos os equipamentos foram vendidos e não houve, portanto, custo de estocagem para este período. JUSTIFICATIVA Em virtude da necessidade do pagamento de horas extras avaliada no plano financeiro, sendo utilizados um total de 5. horas extras, nos meses de Janeiro a Julho. Partindo-se da premissa de ineficiência de produção, devido à má gestão de contratação e à baixa produtividade de funcionários, percebe-se a necessidade de melhor planejamento de uso de mão de obra, e eficácia na contratação, fazendo-se necessário a avaliação de produtividade dos funcionários, treinamentos, e acompanhamento do mercado de trabalho para melhor posicionamento estratégico. A utilização das técnicas de gestão de recursos humanos permitirá reduzir a necessidade de pessoal, de pagamento de horas extras, bem como melhorar a produtividade de cada um dos grupos de funcionários, viabilizando processos de melhoria contínua para a FENIX TECNOLOGIA.

REVISÃO LITERÁRIA 3. Gestão de relacionamento: responsável pela comunicação entre empregadores e empregados dentro de um empreendimento. Considera-se necessário o desenvolvimento de algumas destas características para a FENIX TECNOLOGIA, em virtude da sua estrutura operacional com baixo risco e alta especialização de tarefas operacionais cotidianas. A gestão de recursos humanos busca alguns objetivos dentro de suas execuções e do desenvolvimento de sua teoria (ARMSTRONG, 2006). A eficiência organizacional precisa ser considerada sempre que se busca aperfeiçoar a gestão de recursos humanos. Adicionalmente, a gestão de capital humano e recompensas, como estruturas de incentivo para que os colaboradores estejam sempre motivados e engajados em suas tarefas, são aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento de uma boa gestão de processos, principalmente porque a eficiência da execução de tarefas está intimamente relacionada com o desenvolvimento de capital humano (HOLBECHE, 2009).

O foco do planejamento de RH é assegurar que a organização tenha o número certo de recursos humanos, com as capacidades certas, nos momentos certos e nos lugares certos (MATHIS, 2011). No planejamento de RH, uma organização deve considerar a disponibilidade e alocação de pessoas para empregos durante longos períodos de tempo, não apenas para o próximo mês ou até mesmo no próximo ano, o que o mercado me oferece e como aplicar a técnica de seleção de melhor maneira. Além disso, como parte das análises, os planos de RH podem incluir várias abordagens. As ações podem incluir mudança de funcionários para outros empregos na organização, demissão de funcionários, reciclagem de empregados atuais e / ou aumentar o número de funcionários em determinadas áreas (HOLBECHE, 2009).

Os fatores a se considerar em uma seleção, para se atingir um time com alto desempenho, incluem a análise dos conhecimentos e habilidades dos funcionários atuais e as vagas esperadas resultantes de aposentadorias, promoções e transferências. O gatilho operacional é dado pelo gestor de área, e pode ocorrer sem aviso prévio. Após o gatilho, avaliar o plano de cargos e remunerações de funcionários para identificar quais as habilidades e competências necessárias para a função. O gatilho de contratação é sempre operacional, deixando a cargo do gestor de área da função identificar quando uma função precisa de um novo funcionário. O Plano de Cargos e Remunerações de Funcionários é um documento específico da FENIX TECNOLOGIA que descreve as habilidades e competências necessárias, suficientes e ótimas para a execução das tarefas de cada um dos cargos e níveis da empresa, bem como as remunerações que devem ser aplicadas, as tarefas associadas aos cargos e as bonificações por excelência.

A seguir, é executada a triagem de currículos. Após remoção dos candidatos menos hábeis, iniciar a segunda etapa de entrevistas, agora individualmente, com o gestor da área. Agendar com o gestor solicitante e com cada candidato selecionado na primeira etapa uma data para entrevista. Solicitar a presença dos candidatos por telefone e e-mail (ou outro meio de comunicação qualquer). Durante a execução, preencher o relatório de desempenho referente a esta tarefa para futura análise, e esta etapa visa avaliar questões específicas dos procedimentos operacionais e tarefas diárias que precisam ser executadas, e por isto fica a cargo do gestor identificar quais as melhores abordagens para tal. O relatório de desempenho deve ser formulado de acordo com o direcionamento do mesmo.

É através dele que se observam minuciosamente os pontos chave de melhoria, sendo estes verificados pessoa a pessoa na instituição, onde é possível indicar seus pontos fortes e o desaproveitamento de cada analisado. MATHIS (2011) sugere que o processo de avaliação de desempenho de funcionários deve se pautar em duas estruturas diferentes, a direta e a indireta. Na direta, a avaliação se dá sobre o desempenho específico de área e de produtividade. Na indireta, a análise de desempenho se dá fundamentalmente sobre o resultado global de produção da empresa. O processo de análise direta inicia-se ao avaliar execuções díspares das tarefas, identificando as execuções cujos resultados muito díspares do problema. As especificidades devem constar no plano de processos operacionais. O uso de recursos para execução de tarefas pode estar associado ao uso de insumos ou aos custos de manutenção de equipamentos.

As especificidades devem constar no plano de processos operacionais. Devendo-se ao final da aplicação do mesmo efetuar um feed-back ao avaliado, reforçando suas qualidades e estimulando-o sempre a apresentar melhorias. INDICADORES DE DESEMPENHO Para avaliar o desempenho de funcionários, utiliza-se como indicador o produto médio e o produto marginal do trabalho. Além das medidas econômicas, formula-se uma análise qualitativa da capacidade produtiva de cada funcionário com base em seu conjunto de habilidades. Nesta dimensão de análise qualitativa, existem três formas de análise de desempenho dos funcionários que precisam ser implementadas para uma gestão de pessoas eficiente: 1. Avaliação por pares, a avaliação é feita de forma circular o avaliado recebe retornos de todas as pessoas com quem ele tem relação, também chamados depeers (ou pares).

Avaliação de competências, que se dá através da identificação de competências conceituais como conhecimento teórico, conhecimento técnico e habilidades interpessoais, de forma a se avaliar o conjunto incremental de tarefas que precisa ser executado. Avaliação de resultados ponderados, onde se vê a conjugação das avaliações de competências e resultados, ou seja, verifica-se a existência ou não das competências necessárias de acordo com o desempenho apresentado. A metodologia para obtenção dos valores de incremento salarial fora executada utilizando a mesma metodologia analítica, enquanto que o custo incremental total foi obtido subtraindo da média do custo total mensal projetado menos o custo total mensal com funcionários durante os jogos simulation. Os produtos médio e marginal foram obtidos aplicando as suas referidas fórmulas aos valores projetados e obtidos nos jogos simulation.

Por outro lado, com relação aos custos com gestão de desempenho, opta-se pela contratação de empresas especialistas na análise estatística de produtividade de funcionários. O custo da base curricular foi obtido com base no anúncio da Catho, enquanto que o custo para a execução da dinâmica de grupo foi obtido com base nos preços praticados pela Dinâmica Gestão de Pessoas e serviços. Os custos, portanto, concentram-se no pessoal específico para realização das tarefas e nos custos de máquinas e meios de operação das análises como demonstra a Tabela14: Tabela 14:Custos com gestão de Recursos Humanos Conta Volume de custos mensal Gerente de RH R$ 16. As projeções foram executadas utilizando as metodologias descritas anteriormente: Tabela 16 – Evolução dos indicadores de desempenho com efeito da implantação do Projeto Efeitos do Projeto Produto Médio Produto Marginal Horas Homem Antes 7,71 2,51 33 Depois 8,24 5,48 15,1 Fonte: Elaborada pela Autora.

Em termos financeiros, calcula-se a taxa interna de retorno do investimento e o valor presente líquido do fluxo de caixa descontado para o período de 24 meses, tempo em que a estratégia de treinamento será mantida. O fluxo de caixa descontado é obtido através da diferença entre a receita média por trabalhador e o custo médio por trabalhador, dando uma medida objetiva e ponderada pela quantidade de trabalhadores. Os ganhos com produtividade e redução de necessidade de horas extras advindos do treinamento culminam no seguinte resultado: Tabela 18 – Apresentação do retorno financeiro Indicador Valor Custo Projetado (24 Meses) R$ 784. TIR (Média) 57% VPL (SELIC) R$ 66. R$ 10. Quantidade de Trabalhadores 288,33 275,05 Receita Total R$ 2. R$ 2. Custo Total (RH) R$ 453. R$ 278. irrisório próximo aos custos totais de Mão de Obra, a mudança no processo de contratação e adequação da mão de obra é considerado um investimento bastante produtivo, e também necessário, para a empresa.

Portanto pode-se afirmar que o investimento total do projeto será recuperado e que o mesmo apresenta grandes benefícios como retorno de investimento e melhorias em longo prazo, sendo relevante sua implantação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARMSTRONG, M. Stephen T. Armstrong's handbook of human resource management practice. br/artigos, acessado em 12/12/2016. Dinâmica Recursos Humanos – Consulta para custos de realização de etapa de dinâmica de grupo. com. br/servicos/, visitado em 11/12/2016. FNQ, 2015 – Investimento em treinamento, retenção e formação de talentos. MATHIS, R. L. Human resource management. Nelson Education, 2016. Piso Salarial – consulta de piso para diferentes categorias. com. br/download_template_avaliacao_desempenho_competencia. Visitado em 12/12/2016.

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