PLANEJAMENTO DE GESTÃO DE PROCESSOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

iNTRODUÇÃO Gestão de produção e gestão de operações é a metodologia, que mescla e transforma vários processos utilizados no subconjunto de produção/operações da empresa em produtos/serviços de valor associado de forma moderada, segundo as normas da empresa. Logo, é aquela fração de uma organização, que se importa com a mudança de uma diversidade de insumos nos (produtos / serviços) requisitados com o nível de qualidade substancial. O aglomerado de operações de gestão inter-relacionadas, que estão implicadas na fabricação de múltiplos produtos, é dito Gerenciamento de Produção. Se a mesma definição é estendida para a gestão de serviços, então o conjunto condizente de atividades de gerenciamento é chamado como Gerenciamento de Operações.

O assunto administração da produção possui uma ampla cadeia de assuntos, que não devem ser discutidos de forma isolada ficando sujeitos a perderem seu significado conjunto. GESTÃO DE PROCESSOS Graelm afirma que "Não é possível imaginar uma sociedade sem as organizações. Como confirmação, basta imaginar o despertar da manhã de hoje como ponto de partida. Desde o despertar, as pessoas têm intenso contato com os produtos e serviços que as organizações lhes oferecem. GRAELM et al, 2007, p. Um simples ato como beber água envolve um conjunto de organizações, diante disso a importância da gestão de produção e operações dentro das empresas, para que o serviço chegue adequadamente ao produto final. Por fim, existe a tecnologia empregada, referente às ferramentas de suporte para os processos.

É possível ainda elaborar uma série de etapas que os processos devem respeitar ao serem implementados e avaliados, principalmente algo na magnitude da mudança da estrutura operacional. Estas etapas são descritas de acordo com a sua forma de execução. Dentre os processos de produção, destaca-se a estratégia de manufatura enxuta, uma filosofia de gestão que nasceu com Sistema Toyota de Produção e é inteiramente focada na eficiência dos processos. Nela, o objetivo central de todas as ações é entregar o máximo de valor com a menor quantidade de recursos possíveis. • Fluxo de Valor: Identifique quais são os processos realmente necessários para criar valor. • Fluxo Contínuo: Ajuste os processos do fluxo para que se tornem naturais às pessoas da organização.

• Produção Puxada: Só produza quando houver demanda do cliente. • Perfeição: Melhore continuamente o que for necessário e busque sempre pela perfeição. Analisando toda a produção deste ano os gerentes da Flash chegaram a conclusão que o celular por ser um produto já antigo e com pouco tecnologia agregada não está dando o lucro esperado e foi decidido descontinuar sua produção. A volatilidade do processo em série de tempo indica quais os riscos associados a este processo, o que por sua vez permite sermos mais incisivos sobre variações específicas da demanda e da necessidade de capital físico e humano. A expansão de novos produtos e a criação de um portfólio diversificado têm como principal motivação a expansão dos negócios da empresa, de forma que o risco associado à implementação de novos processos e novas premissas executivas seja caracterizado de forma minimizamente previsível, diminuindo a assimetria de eventos futuros e aumentando a capacidade de treinamento dos funcionários e gestores.

Para o processo de produção aqui designado, os processos serão incorporados às linhas de produção já existentes, com a adição de poucos componentes e a reprodução da maior parte das estruturas esperadas para a produção de tablets. Na maior parte dos processos, a estrutura global de fabricação será adaptada através do uso de expansões na esteira de produção dos tablets, substituindo o galpão de celulares e tornando a linha de fabricação mais enxuta para um nível de portfólio mais elaborado. Posteriormente, as estratégias de produção das linhas serão assimiladas de acordo com a evolução das vendas de cada um dos produtos, com alta capacidade de substituição das mesmas para o uso de diversos níveis de produtos distintos.

Contratação de Funcionários seg 1/16/17 ter 1/17/17 30 0%                                                         3 Divulgação e Vendas       0%                                                         3. Divulgação em Meios qui 1/12/17 seg 1/16/17 20 0%                                                         3. Análise de Potencial de Vendas qui 1/12/17 seg 1/16/17 20 0%                                                         3. Compra de Insumos seg 1/16/17 qua 1/18/17 20 0%                                                         3. Início da produção qui 1/19/17 seg 1/23/17 20 0%                                                         O canvas traz consigo algumas informações relevantes, porém curtas, sobre a estrutura geral de execução do projeto de implementação de uma nova linha de produtos. Fabricação da Placa de Comando de Tela (PCT); 2. Embalagem da PCT e Montagem do dispositivo; 3. Teste de funções; 4. Instalação de sistemas e aplicativos. Para fabricar a PCT, aquela que servirá de base para que o operador instale e integre todos os componentes do tablet/smatablet por meio de ligações elétricas, a linha de produção deve ser automatizada.  Posteriormente, fixa-se o processador na PCT, para finalização da montagem.

Na terceira etapa, o aparelho já está montado, mas ainda não está pronto. Os operários ligam o aparelho na própria esteira e um programa se inicia para testes de funções, que funciona fora do sistema operacional (ainda inexistente). O próprio sistema deverá indicar que o teste foi concluído com sucesso.  De maneira similar, o sistema carrega os próximos testes, que incluem sensibilidade do touch, reprodução de áudio e vídeo, webcam, USB, e outros componentes adicionais a depender da linha do produto. Em linguagem BPMN, podemos resumir o processo da seguinte forma: Grafico – Elaborado pelo Autor A estrutura de custos associada à produção segue de acordo com os custos de produção dos tablets. Conforme descrito anteriormente, a produção é desenvolvida sobre a estrutura de custos da produção do tablet, com uma redução esperada de uso de materiais e horas de trabalho de 43%.

Assim, tem-se que os custos evoluirão de acordo com a estrutura de produção associada ao tablet. Com relação a publicidade e propaganda e inovação de tecnologia, espera-se que exista uma evolução de acordo com os gráficos abaixo: Gráfico – Elaborado pelo Autor Os custos totais com propaganda e promoção assumem uma tendência linear em virtude da trajetória estipulada a partir dos 8 meses anteriores. A estratégia de propaganda do smartablet será compatível com o uso do smartphone, que tende a ter um desenvolvimento mais enxuto de acordo com o potencial de expansão de mercado, intrinsecamente associada à evolução da demanda por smartphones. Como também é uma tecnologia de fácil acesso, uma de suas ameaças é o surgimento de concorrentes qualificados para a competição, com tecnologia igual ou superior à aplicada na produção do mesmo.

Adicionalmente, alguns riscos operacionais surgem da necessidade de formulação estrutural da produção, associando assim maiores volatilidades no processo, o que pode ser um fator gerador de maus resultados. Estes riscos, entretanto, estão sendo controlados e minimizados, conforme se discutirá na seção 4. deste trabalho. Por outro lado, os smartablets apresentam-se como uma boa solução de trabalho em virtude da alta capacidade de adequação à demanda pré-existente, à sua caracterização de crescimento com o aumento de renda do público alvo, e à sua facilidade de adaptação a uma estrutura produtiva já pré-concebida e com alto know-how operacional. O primeiro aspecto ao qual se dá destaque é que a estratégia de incluir uma etapa de montagem da PCT minimiza os riscos com fornecedores, que são de solução mais demorada e exigem negociação, ao passo que aumentam os riscos associados à produção interna, mas que são mais facilmente e rapidamente resolvidos pela facilidade que se tem ao identificar problemas do processo desenhado para produção.

Adicionalmente, a estrutura de risco associa as dificuldades adaptativas como quase certas, em virtude da incerteza das mudanças. É importante, portanto, garantir um bom treinamento de funcionários e um bom controle dos processos produtivos para que eventuais dissonâncias estruturais sejam rapidamente resolvidas. A estratégia de internalizar os riscos também associa esta característica, daí o desenho do processo ser fundamentalmente interno. No que tange aos riscos externos, o de mais difícil solução seriam problemas com fornecedores dos materiais que compõem os produtos. JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002. pp. DAVIS, M. pp.

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