Pedagogia

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Sendo adotada uma metodologia com referências bibliográficas trazendo autores da área que colaboram para enfatizar trechos de extrema importância para o referente estudo e vivências no campo escolar. Neste aspecto cabe ressaltar em seus resultados o papel do professor como um provedor no elo de ligação no meio virtual entre os livros e os alunos dentro e fora da escola, expandido para a família o quanto a leitura contribui para formação de novos cidadãos formadores de opiniões. Conclui-se que a transição do espaço simbólico dos livros à realidade de seu mundo, das características do universo das histórias, oportuniza-se trocas e analisa as causas que influenciam na dificuldade do aluno no processo de ensino-aprendizagem da interpretação e argumentação dos livros, considerando suas construções críticas e participativas sobre o tema ou personagens da história contextualizada nos livros.

Palavras-chave: Contação. História. Pois é a partir da leitura, da percepção, decodificação de sons e letras, segmentação morfológica e sintática que o educando alcança a compreensão textual e adquire competência de leitura.  Neste contexto, os PCNs (1998, p. orientam que o ensino da leitura deve contemplar elementos outros que o próprio texto escrito, isto é, o conhecimento prévio, a organização textual entre outros.   A arte de Ler nos faz viajar num mundo com inimagináveis ferramentas lúdicas. Tudo que fortalece os laços das crianças com a aprendizagem se torna uma ferramenta imprescindível para torná-lo um adulto com criatividade e ideias formadoras de opiniões. ¨a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modalizadoras¨.

Para entendermos a importância da leitura, devemos antes de tudo procurar sabermos o que é leitura. Atualmente é através da leitura que formamos indivíduos transformadores capazes de levar conhecimento e transformar o mundo que nos rodeia como afirma Silva (2000): a leitura pode ser uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda a própria vida do ser humano; a leitura esta intimamente relacionada com o sucesso acadêmico do ser que aprende; e, contrariamente, a invasão escolar; a leitura é um dos principais instrumentos que permite ao ser humano situar-se com os outros, de discussão e de critica para se poder chegar á práxis. SILVA, 2000). A facilitação da aprendizagem eficiente da leitura é um dos principais recursos de que o professor dispõe para combater a massificação galopante executada principalmente pela televisão; a leitura, possibilitando a aquisição de diferentes pontos de vista e alagamento de experiências, parece ser o único meio de desenvolver a originalidade e autenticidade dos seres que aprende.

Chiappini (1998, p. escreve que o ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de intelecção de mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica e de interação com o outro pela mediação da palavra. VIVÊNCIA DO ESTÁGIO O estágio sempre é um momento aguardado com muita ansiedade, pois é onde empregamos todas as nossas experiências teóricas. Ele favorece a observação e o diagnóstico da realidade, seguida de Planejamento e aplicação da proposta de intervenção docente. Já sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência, da prática, porém nestes tempos atípicos de pandemia e de maneira em que as escolas vivenciam uma educação em home Office, ou seja, através de educação remota.

O projeto procurou trazer contribuições significativas no quanto é importante incentivar os alunos no processo de contação de histórias, principalmente nas series iniciais, pois ainda podemos trazer as crianças para o mundo do faz de conta e da ludicidade. Estes estímulos servem para que possam conhecer literaturas em sua rotina que contribuam com a construção da fala, compreensão do seu entorno, de poder argumentar e criticar algumas coisas servem como uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem. REFERÊNCIAS BRANDÃO, H; Michelitti, G. Coord. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. A) CHIAPPINI, L. Coord. Aprender e ensinar com textos didáticos e para-didáticos. Vol. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2000. SOARES, Magda.  Linguagem e escola - uma perspectiva social 10ª ed.

São Paulo Ática 1993. ANEXOS A) Ebook CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS B) PODCAST.

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