Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Ajude! É preciso fazer até direito. Tem só 9 dias Título do pedido «UMA ANÁLISE DAS IDEIAS WEBERIANAS SOBRE DEMOCRACIA E ESTADO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA JURÍDICA».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O presente trabalho teve por objetivo analisar a relação entre Democracia, Estado e Violência na perspectiva da sociologia jurídica de Max Weber, e com isso apresentar as suas principais teorias e metodologias, bem como realizar uma análise de sua aplicabilidade no contexto brasileiro contemporâneo. Com vistas a atingir os objetivos almejados adotou-se a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, onde foram utilizadas doutrinas, artigos científicos e de revistas, ressaltando a importância da leitura dos livros de Max Weber que foram essenciais para delimitar a sua teoria e metodologia. O trabalho foi dividido em três capítulos com objetivo de clarear as informações apresentadas, onde em um primeiro momento traça-se questões relativas à vida e as linhas iniciais de Weber, já no segundo
Mostrar todoscapitulo são delimitadas as questões de democracia, violência e Estado na concepção Weberiana, por fim o último capitulo trata sobre a concepção Weberiana e sua aplicação no Brasil. Ao final da pesquisa resta evidente a importância de Max Weber para a sociologia do direito e para a análise politica da sociedade brasileira.Ocultar
Nascido há mais de 150 anos, Max Weber é um sociólogo famoso, estando assimilado principalmente nas análises sobre a origem do capitalismo, sua erudição aplicada no contexto da teoria da religião bem como suas reflexões sobre o método nas ciências sociais, ou ainda sobre suas teses relacionadas ao poder e as formas de dominação.
As contribuições de Max Weber se inserem historicamente no fim do século XIX e início do século XX. Nesse período, as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, criando-se um movimento que buscava fazer uma clara separação entre as ciências naturais, que já possuíam um alto nível de desenvolvimento e as ciências sociais, ainda em desenvolvimento.
Assim sendo o presente trabalho tem por objetivo geral analisar a relaçã
Mostrar todoso entre Democracia, Estado e Violência na perspectiva da sociologia jurídica de Max Weber. De forma específica, pretende-se: discutir as conceituações de Direito, Democracia, Estado e violência propostas por Max Weber; identificar as relações estabelecidas por Max Weber entre esses conceitos; e refletir sobre as possibilidades e os limites da abordagem weberiana para a compreensão da realidade brasileira contemporânea.
As hipóteses levantadas no trabalho são: Qual o conceito de direito, democracia, Estado e violência na concepção Weberiana? Qual a relação estabelecida entre esses conceitos? Qual a relação das teorias de Weber na realidade brasileira?
O presente trabalho é de caráter qualitativo utilizando as técnicas da pesquisa bibliográfica para a delimitação e apresentação da temática foram utilizadas doutrinas, artigos de revistas, dissertações, teses e dentre outros meios de informação que foram relevantes para a construção do presente trabalho.
O trabalho encontra-se dividido em três capítulos para a melhor compreensão das discussões, o primeiro capitulo tem por titulo “Max Weber: autor, metodologia e conceitos preliminares”, assim neste primeiro momento são abordadas questões relativas à vida do sociólogo, suas principais metodologias e teorias, traçando também delimitações sobre a ação social.Ocultar
No que se refere à Sociologia do Direito, o sociólogo Weber traz grande contribuição separando-a da dogmática jurídica. Para ele, a dogmática teria como pressuposto analisar o sentido normativo logicamente correto de uma formação verbal que se apresenta como norma jurídica.
Já a sociologia do direito tem por intuito perguntar o que de fato ocorre em uma comunidade em razão dos homens considerarem subjetivamente como válida uma determinada norma e orientem por ela suas práticas e suas ações.
Compreende-se assim que a dogmática estuda as normas internamente ao passo que a sociologia se preocupa com a eficácia social destas normas e como os indivíduos orientam suas condutas por elas.
Max Weber então traz o seguinte:
Quando se fala de “direito”, “ordem jurídica” e “norma jurídica”, deve-se ob
Mostrar todosservar muito rigorosamente a diferença entre os pontos de vista jurídico e sociológico. Quanto ao primeiro, cabe perguntar o que idealmente se entende por direito. Isto é, que significado, ou seja, que sentido normativo, deveria corresponder, de modo logicamente correto, a um complexo verbal que se apresenta como norma jurídica. Quanto ao último, ao contrário, cabe perguntar o que de fato ocorre, dado que existe a probabilidade de as pessoas participantes nas ações da comunidade – especialmente aquelas em cujas mãos está uma porção socialmente relevante de influência efetiva sobre essas ações –, considerarem subjetivamente determinadas ordens como válidas e assim as tratarem, orientando, portanto, por elas suas condutas (WEBER, 1991, p. 209).
Segundo o autor a sociologia do direito e a dogmática jurídica diferenciam-se tanto pelo método quanto pelo fim, onde o fim na sociologia do direito seria o comportamento dos sujeitos diante da ordem jurídica já a dogmática jurídica teria de pôr fim a coerência das proposições jurídicas.Ocultar
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Brasília. 1988. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 24 de fev. de 2021.
BRANCO, Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco. Burocracia e a crise de legitimidade: a profecia de Max Weber. Lua Nova, São Paulo, 99: 47-77, 2016.
DIAS, Devanir Vieira. FILHO, Antônio Del Maestro. MORAES, Lúcio Flávio Renault. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na teoria organizacional. Rev. adm. contemp. vol.7 no.2 Curitiba Apr./June 2003. Disponível em < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565552003000200004. Acesso em 10 de fev. de 2021.
GARCEZ, Eliane Fioravante. Weber, Schutz e a
Mostrar todosbusca de “sentido” na ação social: uma análise comparativa. Em Tese, Florianópolis, v. 11, n. 1, jan./jun., 2014.
MALISKA, Marcos Augusto. Max Weber e o Estado racional moderno. Revista eletrônica do CEJUR. UFPR. V. 1, n. I. 2006. Disponível em < https://revistas.ufpr.br/cejur/article/view/14830>. Acesso em 10 de mar. De 2021.
PORFÍRIO, Francisco. "Max Weber". Brasil Escola. 2020. Disponível em: . Acesso em 1 de março de 2021.
RAMOS, Alberto Guerreiro. A sociologia de Max Weber. Revista do serviço público. Agosto e setembro. 1946. Disponível em < https://cfa.org.br/wp-content/uploads/2019/01/A-Sociologia-de-Max-Weber.pdf>. Acesso em 25 de fev. de 2021.
SILVA, José Augusto Medeiros. AMORIM, Wellington Lima. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, Tri I. 2012.
STACHINSKI, Júlio César Aragão. Sociologia. Slideplayer. 2019. Disponível em < https://slideplayer.com.br/slide/15160248/ >. Acesso em 20 de fev. de 2021.
TRUBEK, David M. Max Weber sobre direito e Ascenção do capitalismo. Revista direito GV. V. 3 N. 1 | P. 151 - 186 | JAN-JUN 2007. Disponível em < https://direitosp.fgv.br/sites/direitogv.fgv.br/files/rdgv_05_pp151-186.pdf>. Acesso em 23 de fev. de 2021.
VALENTE, Manoel Adam Lacayo. Democracia em Max Weber. Revista de Informações Legislativas. Brasília a. 41 n. 164 out./dez. 2004.
WEBER, Max. Economia e sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1991.
_______. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
________. Parlamento e governo na Alemanha reordenada. Os pensadores. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural. 1980.
______. Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva. Rio de Janeiro. Ed. LTC, 1913Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!