Desafio Profissional - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA PESQUISA OPERACIONAL JOGOS DE EMPRESA E GESTAO DE QUALIDADE

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Finanças

Documento 1

PASSO 02 ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA 6 2. PASSO 03 JOGOS DE EMPRESA 7 2. PASSO 04 GESTÃO DA QUALIDADE 8 2. PASSO 05 PESQUISA OPERACIONAL 8 3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta um relatório de consultoria organizacional da empresa Retificadora Ltda. que foi criada pelo avô do Sr. Sem contar que a empresa vem trabalhando todo esse tempo sem a elaboração de seus norteadores estratégicos como missão, visão e valores para melhor posicionamento da empresa. Passo 01 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA Buscando por orientações e ações inovadoras para manter-se à frente dos seus concorrentes, a empresa Retificadora Ltda. decide então buscar ajuda de um consultor para profissionalizar e auxiliar nas estratégias operacionais e administrativas para aumentar sua lucratividade. Após fazer o diagnóstico da empresa, como consequência de não ter feito um planejamento estratégico foi identificado que há um grande desperdício de dinheiro devido ao grande número de mercadorias com baixo giro no estoque.

Quando a “empresa tem um estoque mal planejado ou com um controle deficitário, pode ter grandes prejuízos uma vez que é um dos processos logísticos que mais exige investimento”, (PAURA 2010). Considerando o custo total de manutenção em relação a uma peça de motor o custo atual de estocagem foi de 60. unidades presente na retificadora. Passo 02 – JOGOS DE EMPRESA A empresa retificadora apesar de ter uma grande participação no mercado e está na segunda posição Market shere, na sua região, se preocupa com crescimento de concorrentes, tendo como objetivo se tornar líder no setor e para que isso se torne possível, é necessário usar uma estratégia de equiparação de preço com a empresa líder, como a arvore de jogo.

Retificadora Ltda. Equipara Barato Concorrente líder Equipara (9,7) (6,8) Barato (6,6) (3,4) Usando como base o raciocínio lógico para interpretar a teoria dos jogos exemplificada acima se entende que: A Retificadora Ltda. e a outra com R$ 4. Passo 03 – NORTEADORES ESTRATÉGICOS Muitas empresas não estão conseguindo chegar ao sucesso esperado. Um dos principais motivos é não compreender sua missão no mercado para estabelecer sua visão dentro dos seus padrões, a ausência da elaboração dos norteamentos estratégicos diante do atual cenário econômico e suas diversidades estão agindo de forma instintiva, dessa forma colocando em risco sua própria sobrevivência. A empresa Retificadora Ltda. apesar de muitos anos no mercado não elaborou seus norteadores estratégicos (missão, visão e valores), são eles que definem os objetivos e mantem uma cultura organizacional entre seus colaboradores, dando comprometimento aos envolvidos e melhorando o conhecimento do ambiente que trabalham.

Esses conjuntos de missão, visão e valores facilitam a empresa a se promover e a ter convergência dos esforços humanos em materiais financeiros. Passo 04 – PESQUISA OPERACIONAL Ao fazer uma análise de estoque foi constatado que a empresa Retificadora Ltda. possui um alto número de peças antigas e com baixa rotatividade. Considerando que no final de 2018 houve um aumento na venda de carros devido a uma liberação de crédito proveniente do governo, para os veículos de alta quilometragem incentivando o fortalecimento no setor automobilístico. Foi pensado em adquirir novas peças de acordo a demanda atual, mas ao realizar a pesquisa foi descoberto que havia uma desordem na gestão de entrega pois era preciso decidir entre dois fornecedores para buscar a mercadoria comprada.

Passo 05 – GESTÃO DE QUALIDADE A qualidade é uma forma estratégica de gerir o negócio com o intuito de satisfazer o cliente, mantendo a efetividade financeira e a Retificadora Ltda. entende a importância de fazer um bom gerenciamento da qualidade. De acordo com FERREIRA e SILVA (2016, p. Gestão da Qualidade: conjunto de práticas que tem como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais controlada possível, sem imprevistos e improvisos. A padronização de um sistema de gestão é feita através de sistemáticas muitas vezes escritas em procedimentos, instruções e outros documentos, conforme a cultura organizacional. Através dos serviços prestados de consultoria foi feito um profundo diagnóstico na organização e na sua concorrência, onde através deste realizou-se um controle de estoque para melhorar sua rotatividade.

Diante do cenário competitivo e com o aumento da concorrência, foi aplicada uma técnica com base na teoria dos jogos de empresas para empregar uma estratégia mais assertiva diante uma tomada de decisão. Por meio de norteadores estratégicos foi possível definir qual estratégia adotar para criar a missão, visão e valores da empresa. Fazendo a análise operacional foi diagnosticado que havia um conflito na escolha entre dois fornecedores, então utilizou-se uma fórmula matemática para encontrar a melhor solução. Ainda foi desenvolvido um projeto de qualidade para garantir que os serviços sejam realizados de maneira adequada e dentro dos padrões de qualidade e profissionalização. Disponível em: https://docplayer. com. br/1715650-Introducao-a-pesquisa-operacional. html. Acessado em 20 de out de 2019.

Ministério da Educação Janeiro de 2010. Disponível em: http://redeetec. mec. gov. br/images/stories/pdf/proeja/fundamentos_logistica.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download