Estágio - Importância da Educação Física contra a Obesidade Infantil

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 6 2. METODOLOGIA 6 2. CRONOGRAMA 7 REFERÊNCIAS 8 APÊNDICES 9 1 PARTE I: PESQUISA 1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA Área de concentração: EDUCAÇÃO FÍSICA Programa de Extensão: A definir Projeto de Extensão: A definir Produto Virtual: Material Informativo Tema: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRA A OBESIDADE INFANTIL A obesidade infantil vem crescendo cada vez mais em nosso país de forma alarmante, o excesso de gordura no corpo trás várias complicações a saúde da criança, de acordo com esse assunto abordado podemos analisar que é fundamental a intervenção da educação física na vida das crianças por meio de atividades físicas. A educação física estar presente na vida das crianças em todo momento, principalmente na escola que desde cedo já é uma disciplina curricular, a educação física promove o bem-estar e condicionamento físico através da prática de diversas modalidades esportivas em nosso dia a dia.

define obesidade como uma enfermidade crônica, que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura a um nível tal que a saúde esteja comprometida. De acordo com Pinheiro (2004) a obesidade é uma doença crônica não transmissíveis (DCNT) é definido como o acúmulo excessivo de gordura corporal. Figura 1 CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE OBESIDADE Fonte: https://jornaldoluxemburgo. com/wp-content/uploads/2020/02/obesidade-infantil. jpg Apesar de uma parte da população brasileira sofrer de desnutrição nos centros urbanos vê-se um surto de crianças acima do peso ideal e obesos, devido à inatividade física e a ingestão imprópria de alimentos (NAHÁS, 1999). A obesidade interfere na qualidade de vida das crianças, privando de acessibilidade e atividades devido a mobilidade e resistência do corpo da criança.

De acordo com FISBERG (2003) a obesidade na infância é um problema mundial, pois, a obesidade com alterações metabólicas como a hipertensão pode trazer sérios riscos a pessoa principalmente quando a criança se torna um adulto obeso, e para isso é preciso uma intervenção no combate a esse distúrbio nutricional em relação à educação, indústrias alimentícias, notícias em massa e propagandas voltada a crianças referente a alimentos gordurosos. Figura 3 COMPARATIVO DA OBESIDADE ENTRE CRIANÇAS NO BRASIL, ESTADUSO UNIDOS E CANADÁ Fonte: http://3. bp. blogspot. png Baladan (2004), informa que hábitos alimentares adequados vem sendo um grande aliado contra a obesidade e com a prática de exercício ajuda mais ainda. Os pais têm um grande controle em relação a alimentação dos filhos.

A alimentação incorreta e o sedentarismo têm sido as principais causa da obesidade infantil. Feita uma avaliação sobre a comidas que mais são consumidas entre crianças e adolescentes, foi constado que refrigerante, doces, salgados dentre outros são os mais consumidos (SOUZA et al,2005). A prática de atividades físicas na infância e na adolescência é necessário pois muitas crianças deixam de brincar, correr, pular, para ficar em frente a Televisão, jogando vídeo game ou na internet. METODOLOGIA Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa e revisão bibliográfica, em livros, artigos científicos publicados, periódicos e pesquisas na Internet. Os autores, seus pensamentos e fundamentação de ideias contribuíram para a formação e apresentação do tema, sendo o assunto citado para melhor esclarecimento sobre a importância da educação física na vida das crianças, em principal, das que sofrem com a obesidade.

A pesquisa foi realizada com intuito de organizar informações a respeito do tema, reforçando os perigos da obesidade e seus impactos na saúde das crianças. A Educação Física tem sua importância no encorajamento da vida saudável para as crianças e a aplicação de atividades de atletismo e ginástica, provê um impacto saudável para a criança. Para a criação e aplicação de um Informativo às escolas, famílias e crianças sobre os riscos da obesidade, foram apresentadas as características da obesidade, sintomas, formas de identificação, causas mais frequentes e informações de tratamento, para que o objeto e produto do estágio seja um material educativo e informativo, com clareza nas informações para maior compreensão do assunto apresentado.

Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Socialização do paper. REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA ESTUDO DA OBESIDADE. ABEB, 2016. BOUCHARD, C. Atividade física e obesidade. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de uma escola da rede privada de Recife. J Pediatr 2001. Disponível na internet > URL http://www. jped. com. com. br/Anais/Amplamentecursos/237737-A-IMPORTANCIA-DA-ATIVIDADE-FISICA-NO-COMBATE-A-OBESIDADE-INFANTIL acesso em 09/05/2021 CHAVES, E. LEMOS, A. ARAUJO, M. Creche comunitária: um cenário para a detecção da obesidade infantil. L. Sedentarismo e suas Consequências em Crianças e Adolescentes. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia, Muzambinho, MG, 50 p, 2011. MARTINEZ, A. M. org/10. S1517-86921999000100005 Acesso em 09/05/2021. NAHÁS, M. V.

Obesidade, controle de peso e atividade física. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Revista de Nutrição, v. n. disponivel em: <  https://doi. org/10. SOUZA, R. T. A. UTSUMI, M. C. RODRIGUES, E. M. SIGUELM, D. M. LOPEZ, F. V. HERNANDEZ,J. F. C. OSORIO, R. Nutrição para a saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. ª ed. Chicago: Brown & Bem Chemark, 1995.

160 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download